O francês Yvan Muller (Hyundai i30/Yvan Muller Racing) reassumiu a liderança do campeonato após a disputa da quinta etapa do FIA World Touring Car Cup, no Circuito Internacional de Vila Real, em Portugal.
Muller venceu no sábado (25/06) a primeira prova da etapa. O argentino Esteban Guerrieri (Honda Civic/ALL-INKL.COM Münnich Motorsport) terminou em segundo, seguido pelo espanhol Pepe Oriola (SEAT Cupra/Team Oscaro by Campos Racing).
A prova foi marcada por um engavetamento logo nas primeiras curvas, que provocou a bandeira vermelha. O britânico Robert Huff (Sébastien Loeb Racing/VW Golf), pole-position, perdeu o controle do carro e passou reto, acertando o guard-rail, e voltando para a pista. O marroquino Mehdi Bennani, parceiro de equipe de Huff, e segundo no grid, não teve como desviar e acertou Huff. Na sequencia o húngaro Norbert Michelisz (BRC Racing Team/ Hyundai i30) também bateu. Com a pista bloqueada, e o enorme pelotão de carros que vinha atrás, as batidas se sucederam, e os carros foram se amontoando. O carro do sueco Thed Bjork (Hyundai i30/Yvan Muller Racing) pegou fogo, com o piloto saindo ileso.
Veja o acidente: https://www.youtube.com/watch?v=0MQZryIghvo
A prova foi reiniciada com 16, dos 27 carros originais. Muller venceu com dois segundos de vantagem sobre Guerrieri. Orioloa fechou o pódio.
O italiano Gabriele Tarquini (BRC Racing Team/ Hyundai i30) terminou em quarto, seguido pelos franceses Jean-Karl Vernay (Audi Sport Leopard Lukoil Team/Audi RS 3) e Aurelien Comte (DG Sport/Peugeot 308).
No domingo (24/06) o eslovaco Mat’o Homola (DG Sport/Peugeot 308) venceu a segunda prova. Foi a primeira vitória do piloto na categoria. Muller e Oriola completaram o pódio.
Vernay foi o quarto, seguido por Michelisz. O britânico Gordon Shedden (Audi Sport Leopard Lukoil Team/Audi RS 3) foi o quarto.
Depois de ter o carro bastante danificado pelo fogo, na primeira prova, Bjork deu a volta por cima e venceu a terceira prova. Tarquini e Michelisz completaram o pódio.
Oriola foi o quarto, seguido por Homola e o belga Frederic Vervisch (Comtoyou Racing/Audi RS 3).
Muller lidera o campeonato com 182 pontos, seguido por Tarquini e o francês Yann Ehrlacher (Honda Civic/ALL-INKL.COM Münnich Motorsport), ambos com 160 pontos. No desempate Tarquini tem três vitórias contra duas de Ehrlacher.
A próxima etapa acontece no Slovakia Ring, na Eslováquia, nos dias 14 e 15 de julho.
Final, sábado 23 de junho, prova 1:
1 – Yvan Muller (Hyundai) – YMR – 13 voltas
2 – Esteban Guerrieri (Honda) – Munnich – 2â€1060
3 – Pepe Oriola (Seat Cupra) – Campos – 10â€596
4 – Gabriele Tarquini (Hyundai) – BRC – 12â€925
5 – Jean-Karl Vernay (Audi) – WRT – 13â€926
6 – Aurelien Comte (Peugeot) – DG Sport – 14â€186
7 – Benjamin Lessennes (Honda) – Boutsen Ginion – 16â€696
8 – Nathanael Berthon (Audi) – Comtoyou – 19â€937
9 – Gordon Shedden (Audi) – WRT – 20â€169
10 – Frederic Vervisch (Audi) – Comtoyou – 20â€678
11 – Fabrizio Giovanardi (Alfa Romeo) – Mulsanne – 21â€728
12 – Mat’o Homola (Peugeot) – DG Sport – 22â€668
13 – Edgar Florindo (Seat Cupra) – Veloso – 50â€040
14 – Norbert Nagy (Seat Cupra) – Zengo – 50â€451
15 – Zsolt Szabo (Seat Cupra) – Zengo – 1’05â€510
16 – Aurelien Panis (Audi) – Comtoyou – 3 voltas
Abandonos:
Denis Dupont (Audi) – Comtoyou
José Rodrigues (Honda Civic) – Target
Tom Coronel (Honda) – Boutsen Ginion
Norbert Michelisz (Hyundai) – BRC
Rob Huff (VW Golf) – Loeb
Mehdi Bennani (VW Golf) – Loeb
Yann Ehrlacher (Honda Civic) – Munnich
Thed Bjork (Hyundai) – YMR
John Filippi (Seat Cupra) – Campos
James Thompson (Honda) – Munnich
Não largou:
Gianni Morbidelli (Alfa Romeo) – Mulsanne
Final, 24 de junho, prova 2:
1 – Mat’o Homola (Peugeot) – DG Sport – 11 voltas
2 – Yvan Muller (Hyundai) – YMR – 0â€764
3 – Pepe Oriola (Seat Cupra) – Campos – 2â€025
4 – Jean-Karl Vernay (Audi) – WRT – 3â€635
5 – Norbert Michelisz (Hyundai) – BRC – 4â€144
6 – Gordon Shedden (Audi) – WRT – 6â€335
7 – Yann Ehrlacher (Honda Civic) – Munnich – 6â€413
8 – Aurelien Panis (Audi) – Comtoyou – 6â€975
9 – Gabriele Tarquini (Hyundai) – BRC -7â€284
10 – Thed Bjork (Hyundai) – YMR – 2’01â€683 – 7â€705
11 – Fabrizio Giovanardi (Alfa Romeo) – Mulsanne – 13â€105
12 – John Filippi (Seat Cupra) – Campos – 14â€666
13 – Norbert Nagy (Seat Cupra) – Zengo – 15â€376
14 – Edgar Florindo (Seat Cupra) – Veloso – 25â€558
15 -Tom Coronel (Honda) – Boutsen Ginion – 29â€649
16 – José Rodrigues (Honda Civic) – Target – 37â€198
17 – Frederic Vervisch (Audi) – Comtoyou – 43â€399
Abandonos:
Zsolt Szabo (Seat Cupra) – Zengo
Benjamin Lessennes (Honda) – Boutsen Ginion
Denis Dupont (Audi) – Comtoyou
Aurelien Comte (Peugeot) – DG Sport Á¬
Nathanael Berthon (Audi) – Comtoyou
Esteban Guerrieri (Honda) – Munnich
Não largou:
Gianni Morbidelli (Alfa Romeo) – Mulsanne
Final, 24 de junho, prova 3:
1 – Thed Bjork (Hyundai) – YMR – 2’01â€683 – 15 voltas
2 – Gabriele Tarquini (Hyundai) – BRC – 3â€193
3 – Norbert Michelisz (Hyundai) – BRC – 3â€640
4 – Pepe Oriola (Seat Cupra) – Campos – 4â€170
5 – Mat’o Homola (Peugeot) – DG Sport – 4â€781
6 – Frederic Vervisch (Audi) – Comtoyou – 5â€205
7 – Yann Ehrlacher (Honda Civic) – Munnich – 5â€796
8 – Benjamin Lessennes (Honda) – Boutsen Ginion – 6â€099
9 – Aurelien Panis (Audi) – Comtoyou – 6â€710
10 – Jean-Karl Vernay (Audi) – WRT – 7â€216
11 – Yvan Muller (Hyundai) – YMR – 7â€534
12 – Edgar Florindo (Seat Cupra) – Veloso – 8â€965
13 – Esteban Guerrieri (Honda) – Munnich – 9â€318
14 – Denis Dupont (Audi) – Comtoyou – 9â€333
15 – José Rodrigues (Honda Civic) – Target – 1 volta
Abandonos:
John Filippi (Seat Cupra) – Campos
Gordon Shedden (Audi) – WRT
Nathanael Berthon (Audi) – Comtoyou
Fabrizio Giovanardi (Alfa Romeo) – Mulsanne
Norbert Nagy (Seat Cupra) – Zengo
Tom Coronel (Honda) – Boutsen Ginion
Não largou:
Aurelien Comte (Peugeot) – DG Sport Á¬
Zsolt Szabo (Seat Cupra) – Zengo
Gianni Morbidelli (Alfa Romeo) – Mulsanne
Campeonato:
1.Muller 182; 2.Tarquini ed Ehrlacher 160; 4.Bjork 148; 5.Vernay 146; 6.Michelisz 135; 7.Huff 130; 8.Guerrieri 129; 9.Oriola 113; 10.Vervisch 77.