WTCC: Oito pilotos disputam tÁ­tulo do WTCC em Macau

Brasileiro Augusto Farfus Júnior está na ponta da tabela e entra na pista em busca do tÁ­tulo inédito.


As etapas disputadas em Istambul, na Turquia, e em Valência, na Espanha, serviram para mostrar o nÁ­vel de competitividade em que está o Campeonato Mundial de Turismo (FIA WTCC). Nove, dos 27 pilotos que estão em Macau, na China, onde acontecem as últimas etapas da temporada, têm chances de conquistar o tÁ­tulo – que só não é inédito para Andy Priaulx, campeão em 2005, na primeira edição do Campeonato, nascido a partir do Europeu de Turismo (ETCC).

O britânico da BMW liderou boa parte da temporada 2006, mas nas corridas de Valência, Augusto Farfus Júnior retomou a liderança, após vencer uma das corridas com seu Alfa Romeo. Agora, o brasileiro está com um ponto de vantagem sobre dois pilotos da BMW: Priaulx e JÁ¶rg Muller, que estão empatados com 59 pontos.

Mas a briga não se restringe a eles. Doze pontos separam os nove primeiros colocados – todos com chances de chegar ao tÁ­tulo. Gabriele Tarquini, da Seat, que foi vencedor de uma das provas disputadas na Turquia, soma 57 pontos, três a mais que seu companheiro de equipe, Rickard Rydell. Dirk Muller, da BMW, faz um campeonato discreto, com apenas uma vitória, mas soma 53 pontos no ano. Outros três pilotos da Seat seguem na briga, mas com menos chances: James Thompson (49 pontos) Peter Terting e Yvan Muller (ambos com 48).

No treino classificatório, realizado na madrugada de quinta para sexta (pelo horário de BrasÁ­lia), Priaulx cravou a pole position, com Dirk Muller, outro piloto da BMW, ficando com o segundo lugar. Aliás, os modelos da BMW tiraram vantagem do travado circuito de rua chinês e ficaram com cinco, dos dez primeiros lugares do grid.

Apesar de estar carregando o lastro máximo (80 Kg), Farfus largará na sétima posição e tentará aproveitar a experiência que tem nesta pista, onde conquistou uma vitória no ano passado, para chegar ao tÁ­tulo. Como o grid da segunda corrida é invertido entre os oito primeiros colocados da prova de abertura, o brasileiro tenta se beneficiar deste quesito para somar, pelo menos, o mesmo número de pontos de Priaulx e trazer o tÁ­tulo para o Brasil.

O público que acompanhar a prova, que terá transmissão ao vivo pelo canal a cabo BandSports, a partir da uma hora da madrugada de sábado para domingo, pode esperar uma ferrenha briga de estratégia das equipes nas corridas de Macau. Os que garantiram os primeiros lugares no grid têm a vantagem, pois a pista – como todos os circuitos de rua – quase não oferece pontos de ultrapassagem.

Na briga de marcas, a BMW tem 221 pontos, dez a mais que a Seat. A Alfa Romeo, com 147, e a Chevrolet, com 122, já não têm mais chances de brigar por esse tÁ­tulo, que na Europa é considerado tão – ou até mais – importante que o do campeonato de pilotos.

GRID DE LARGADA – ETAPA MACAU

1 -Andy PRIAULX -ING -BMW 320si –2:33.318
2 -Dirk MULLER -ALE -BMW 320si -2:34.628 -1.310
3 -Yvan MULLER -FRA -SEAT Leon -2:34.663 -1.345
4 -Duncan HUISMAN -HOL -BMW 320si -2:34.761 -1.443
5 -Jorg MULLER -ALE -BMW 320si -2:34.896 -1.578
6 -Tom CORONEL -HOL -SEAT Leon -2:35.476 -2.158
7 -Augusto FARFUS -BRA -Alfa Romeo 156 -2:35.624 -2.306
8 -Fabrizio GIOVANARDI -ITA -Honda Accord Euro R -2:35.705 -2.387
9 -Gabriele TARQUINI -ITA -SEAT Leon -2:36.008 -2.690
10 -Jan MAGNUSSEN -HOL -BMW 320si -2:36.381 -3.063
11 -Peter TERTING -ALE -SEAT Leon -2:38.052 -4.734
12 -Stefano D’ASTE -ITA -BMW 320i -2:38.469 -5.151
13 -Gianni MORBIDELLI -ITA -Alfa Romeo 156 -2:38.561 -5.243
14 -Luca RANGONI -ITA -BMW 320si -2:39.936 -6.618
15 -Maurizio CERESOLI -ITA -SEAT Leon -2:43.664 -10.346