O Campeonato Mundial de Endurance da FIA fará seu tão aguardado retorno ao Brasil no final desta semana, enquanto a principal série de carros esportivos do mundo se prepara para as 6 Horas de São Paulo da Rolex (12 a 14 de julho).
Já se passaram dez anos desde que o Autódromo José Carlos Pace, de Interlagos, sediou pela última vez uma etapa do FIA WEC. Uma corrida de 6 horas foi realizada pela primeira vez no circuito na temporada inaugural do WEC, em setembro de 2012, que a Toyota venceu, enquanto a Porsche triunfou na edição de 2014, dois anos depois.
Com apenas 4.309km, Interlagos é a pista mais curta do ano e conta com 15 curvas (5 à direita/10 à esquerda). Os hipercarros atingem velocidades na casa dos 305 km/h, onde aproximadamente 50% da volta é percorrida com o acelerador totalmente aberto. Durante cada passeio no circuito, os pilotos do Hypercar mudarão de marcha cerca de 38 vezes.
Dezenove hipercarros e 18 carros LMGT3 se enfrentarão na etapa sul-americana do WEC, incluindo dois pilotos locais para os torcedores da casa apoiarem: Nicolas Costa dirigindo o McLaren 720S LMGT3 Evo para a United Autosports e Augusto Farfus que pilotará o BMW M4 LMGT3 para a equipe WRT.
Costa, que conhece Interlagos melhor do que a maioria dos pilotos do grid do WEC, explicou algumas das principais características do circuito: “É uma pista fluida que testa todos os pontos fortes do carro… temos uma reta muito longa subindo, então a potência é realmente necessário. Temos curvas rápidas, curvas lentas – depende muito da tração e também da aerodinâmica. No geral, é uma pista difícil de equilibrar o carro e é importante ter um bom pacote!”
A lista de inscritos para São Paulo apresenta algumas pequenas alterações de driver. O Porsche 963 nº 99 da Proton Competition listou Neel Jani e Julien Andlauer para compartilhar as tarefas de direção – o terceiro piloto regular, Harry Tincknell, não pode estar no Brasil devido a um confronto com a IMSA para a rodada da série no Canadian Tire Motorsport Park.
Enquanto isso, o Lexus RC F LMGT3, nº 78 da Akkodis ASP Team, vê o piloto regular Silver Timur Boguslavskiy ser substituído pelo austríaco Clemens Schmid. O piloto do DTM Schmid fez sua estreia no WEC em Spa-Francorchamps no início deste ano, quando Boguslavskiy não pôde correr devido a uma doença.
Finalmente, Mike Conway retornará ao cockpit do hipercarro híbrido Toyota Gazoo Racing GR010 nº 7, enquanto o ex-companheiro de equipe Jose Maria Lopez retornará ao Lexus RC F LMGT3 nº 87 da Akkodis ASP. Lopez substituiu Conway em Le Mans depois que o britânico sofreu uma lesão enquanto treinava em sua bicicleta.
Todos os olhos, no entanto, estarão voltados para os títulos cada vez mais próximos do campeonato de 2024, com apenas 12 pontos separando os três principais fabricantes – Porsche, Ferrari e Toyota – no Campeonato Mundial de Fabricantes de Resistência de Hipercarros da FIA.
Com um total de 108 pontos, a Porsche lidera a classificação geral, mas enfrenta forte concorrência da Ferrari, que está logo atrás com 99 pontos, e da Toyota, que está em terceiro com 96 pontos. Com mais de 100 pontos no campeonato (104 incluindo pontos da pole position) ainda disponíveis nas rodadas restantes do WEC no Brasil, EUA, Japão e Bahrein, a luta pelo título de 2024 está realmente em andamento…
Na categoria Hipercarro, houve quatro vencedores diferentes até agora este ano, mostrando a verdadeira natureza competitiva do campeonato. Na primeira rodada no Catar, foram a Porsche Penske Motorsport e o competitivo Porsche 963 que venceram. Isto foi seguido pela Toyota Gazoo Racing e seu Toyota GR010 Hybrid Hypercar, vencedor do campeonato de 2023, que triunfou na segunda rodada em Imola. A Hertz Team JOTA e seu Porsche 963, de propriedade privada, foram os próximos a conquistar a glória, quando a equipe britânica conquistou a bandeira quadriculada em Spa-Francorchamps, em maio. Mais recentemente, foi a vez da Ferrari AF Corse, com o Ferrari 499P Hypercar mais uma vez provando ser o carro a ser batido nas 24 Horas de Le Mans.
Quanto à classe LMGT3, nova para 2024, está ainda mais próxima, com as três primeiras equipes separadas por apenas dois pontos! Manthey PureRXcing e Manthey EMA estão empatados no topo da classificação com 75 pontos cada e os vencedores da segunda rodada, Team WRT, têm um total de 73 pontos.
A tripulação feminina do Iron Dames estará cheia de confiança ao ir ao Brasil após a vitória na corrida ELMS do fim de semana passado em Imola – o trio garantiu a pole position no Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 em Spa-Francorchamps, mas ainda não conseguiu converter seu ritmo em um vitória na corrida no WEC até agora nesta temporada.
A ação da corrida começa na sexta-feira (12 de julho) com o TL1 e o TL2, enquanto a qualificação – e o importante Hyperpole – está marcada para acontecer no sábado. A bandeira verde para a corrida de 6 horas será hasteada às 11h30, horário local, no domingo (14 de julho).
Acompanhe toda a ação através do aplicativo oficial FIA WEC.
Horário da corrida
Sexta-feira, 12 de julho
10h45 – 12h15: Treino Livre 1
15h15 – 16h45: Treino Livre 2
Sábado, 13 de julho
10h30 – 11h30 Treino Livre 3
14h30 – 15h40: Qualificação + Hiperpole
Domingo, 14 de julho
11h30 – 17h30 Rolex 6 Horas de São Paulo