O trio formado pelo alemão Timo Bernhard, o australiano Mark Webber e o britânico Brendon Hartley, no Porsche 919 Hybrid #1 venceu no sábado (03/09), as Seis Horas do México, no Autódromo Hermanos RodrÁguez , quinta etapa do Campeonato Mundial de Endurance. A dupla Marcel Fassler/André Lotterer (Audi Sport Team Joest Audi) terminou em segundo, seguida pelo trio Stéphane Sarrazin/Mike Conway/Kamui Kobayashi (Toyota Gazoo Racing Toyota).
O trio, atual campeão, assumiu a liderança da prova no começo da segunda hora, mantendo a ponta até o começo da quarta hora. Quando o carro #1 levou um drive-through, por cruzar a entrada do pit, depois de abortar um pitstop.
O Audi R18 e-tron quatro #8, do trio Lucas di Grassi/Loic Duval/Oliver Jarvis, que alinhou na pole e liderou a primeira hora, retomou a liderança. Mas com uma forte chuva atingindo o circuito, Jarvis saiu da pista após um rolamento da roda dianteira esquerda quebrar. O britânico havia acabado de assumir a condução do carro da classe LMP1. Jarvis levou o carro até os boxes, com a equipe fazendo os reparos, e o piloto retornando a prova. Com muitas voltas de atraso, e sem mais nenhuma chance de um bom resultado (Jarvis depois parou na pista).
A chuva forte retornou nos minutos finais. Com menos de cinco minutos para o encerramento Bernhard deu uma encostada no muro, no Estádio, mas conseguiu manter o controle, e com a confortável vantagem, ainda recebeu a bandeirada com um minuto de vantagem sobre o Audi #7. Sarrazin/Conway/Kobayashi fecharam o pódio no geral e na classe LMP1.
LÁderes do campeonato, o trio Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb (Porsche Team Porsche) terminaram em quarto, seguidos pelo trio Matheo Tuscher/Dominik Kraihamer/Alexandre Imperatori (Rebellion Racing Rebellion/AER).
Além de di Grassi, mais três brasileiros disputaram a prova. Bruno Senna (RGR Sport by Morand Ligier/Nissan), em trio com o português Filipe Albuquerque e o mexicano Ricardo Gonzalez, venceu na classe LMP2, sendo sexto no geral.
“Fizemos barba, cabelo e bigode”, comemorou Bruno Senna ao descer do pódio em meio Á comemoração da torcida mexicana. “Estamos muito felizes por vencer a corrida de casa e ver toda a alegria dessa gente. Mas as últimas voltas foram um sofrimento, todos no boxe com os olhos grudados na tevê”, acrescentou.
Pipo Derani (Extreme Speed Motorsports Ligier/Nissan), em trio com o britânico Ryan Dalziel e o canadense Christopher Cumming, terminou na terceira posição na LMP2 e 8ª no geral.
Bruno Junqueira (Greaves Motorsport Gibson/Nissan) em trio com os mexicanos Luis diaz e Rodolfo Gonzalez, terminou na quinta posição na LMP2 e 10ª no geral.
A próxima etapa, as 6 Horas do Circuito das Américas, em Austin (Estados Unidos), acontece no dia 17 de setembro.
Final:
1   LMP1   T.Bernhard, M.Webber, B.Hartley   Porsche Team   Porsche   230 voltas em 6h00m43s702
2   LMP1   M.Fassler, A.Lotterer   Audi Sport Team Joest   Audi   1m01s442
3   LMP1   S.Sarrazin, M.Conway, K.Kobayashi   Toyota Gazoo Racing   Toyota   1m09s709
4   LMP1   R.Dumas, N.Jani, M.Lieb   Porsche Team   Porsche   1m30s004
5   LMP1   M.Tuscher, D.Kraihamer, A.Imperatori   Rebellion Racing   Rebellion/AER   12 voltas
6   LMP2   R.Gonzalez, B.Senna, F.Albuquerque   RGR Sport by Morand   Ligier/Nissan   20
7   LMP2   G.Menezes, N.Lapierre, S.Richelmi   Signatech Alpine   Alpine/Nissan   20
8   LMP2   R.Dalziel, L.Derani, C.Cumming   Extreme Speed Motorsports   Ligier/Nissan   23
9   LMP2   N.Leventis, L.Williamson, J.Kane   Strakka Racing   Gibson/Nissan   23
10   LMP2   R.Gonzalez, B.Junqueira, L.Diaz   Greaves Motorsport   Gibson/Nissan   23
11   LMP2   D.Cheng, H-Pin Tung, N.Panciatici   Baxi DC Racing Alpine   Alpine/Nissan   24
12   LMP2   N.Minassian, M.Mediani   SMP Racing   BR Engineering/Nissan   24
13   LMP2   R.Rusinov, R.Rast, A.Brundle   G-Drive Racing   ORECA/Nissan   25
14   LMP2   S.Sharp, E.Brown, J.van Overbeek   Extreme Speed Motorsports   Ligier/Nissan   26
15   GTE Pro   R.Stanaway, D.Turner   Aston Martin Racing   Aston Martin   28
16   GTE Pro   G.Bruni, J.Calado   AF Corse   Ferrari   28
17   GTE Pro   N.Thiim, M.Sorensen   Aston Martin Racing   Aston Martin   28
18   GTE Pro   D.Rigon, S.Bird   AF Corse   Ferrari   29
19   GTE Pro   M.Franchitti, A.Priaulx, H.Tincknell   Ford Chip Ganassi Team UK   Ford   29
20   GTE Pro   R.Lietz, M.Christensen   Dempsey Racing – Proton   Porsche   29
21   LMP1   S.Trummer, O.Webb, P.Kaffer   ByKOLLES Racing Team   CLM/AER   31
22   GTE Am   K.Al Qubaisi, D.Hansson, P.Long   Abu Dhabi-Proton Racing   Porsche   33
23   GTE Am   F.Perrodo, E.Collard, R.Aguas   AF Corse   Ferrari   34
24   GTE Am   C.Ried, W.Henzler, J.Camathias   KCMG   Porsche   34
25   GTE Am   M.Wainwright, A.Carroll, B.Barker   Gulf Racing UK   Porsche   34
26   GTE Pro   S.Mucke, O.Pla   Ford Chip Ganassi Team UK   Ford   49
27   LMP1   L.di Grassi, L.Duval, O.Jarvis   Audi Sport Team Joest   Audi   63
Abandonos:
-   GTE Am   P.D.Lana, P.Lamy, M.Lauda   Aston Martin Racing   Aston Martin  Â
-   GTE Am   Y.Yamagishi, P.Ragues, R.Taylor   Larbre Competition   Chevrolet
-   LMP2   M.Rao, R.Bradley, P.Toledano   Manor   ORECA/Nissan  Â
-   LMP1   S.Buemi, K.Nakajima   Toyota Gazoo Racing   Toyota
-   LMP2   V.Petrov, V.Shaytar, K.Ladygin   SMP Racing   BR Engineering/Nissan