O trio Loic Duval/Marc Gené/Romain Dumas (Audi R18 Ultra) venceu no sábado, a Seis Horas de Spa-Francorchamps, 2ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC em inglês). O trio Marcel Fassler/Andre Lotterer/Benoit Treluyer (Audi R18 e-tron quattro) e a dupla Bonanomi/Jarvis (Audi R18 Ultra) completaram o pódio todo da montadora alemã.
A prova começou com pista molhada, com os Audi e-trons, modelos hÁbridos, tomando vantagem com Tom Kristensen liderando, seguido por Lotterer. Na 3ª volta Lotterer passou Kristensen.
Com a pista secando, dois carros hÁbridos continuaram pneus intermediários, no segundo turno, com Gené mudando para os pneus slick. Kristensen teve problemas na frente do carro, perdendo 45 segundos nos boxes, e caindo para 3º.
Gené diminuiu a vantagem de Lotterer, até entregar o carro para Duval. Treluyer entrou no lugar de Lotterer. Com a pista seca, o Audi não hÁbrido era mais rápido, com Duval assumindo a ponta na metade da prova.
Mesmo com dois Safety-Car seguidos (sendo um devido a um forte acidente com Philippe Haezebrouck, que saiu ileso do Norma M200P – Judd) acabando com a confortável vantagem do Audi nº3, problemas com os carros nº1 e nº4 garantiram dois turnos finais tranquilos para Dumas.
Após seis horas de prova e 160 voltas, Dumas/Duval/Gene venceram com 46 segundos de vantagem sobre Fassler/Lotterer/Treluyer (que tiveram que fazer um pit stop, para troca de pneus, na parte final). Bonanomi/Jarvis, com uma volta de atraso, terminaram em 3º. Com um pneu furado, Jarvis teve que entrar nos pits, na parte final.
Pole-position, o trio tom Kristensen/Allan McNish/Dindo Capello (Audi R18 e-tron quattro) terminou em 4º, após vários problemas (troca do nariz do carro, escapada da pista de McNish, pneu furado e stop-and-go por infração nos pits).
Â
Os dois trios da Rebellion (Lola B12/60 Coupé – Toyota)foram os melhores não Audi. Nicolas Prost/Neel Jani/Nick Heidfeld terminaram em 5º, seguidos pelos parceiros Andrea Belicchi/Harald Primat. Os sete primeiros carros pertencem a Classe LMP1.  Â
A dupla Sam Hancock/Simon Dolan (Jota/Zytek Z11SN – Nissan) venceu na Classe LMP2. Â
Pela Classe LMGTE-Pro vitória da dupla Marc Lieb/Richard Lietz (Felbermayr/ Porsche 911 RSR (997)). O brasileiro Jaime Melo (Luxury/ Ferrari F458 Italia), em dupla com o francês Frédéric Makowiecki terminou em 3º na classe.
O trio Nicolas Armindo/Raymond Narac/Anthony Pons (Imsa/ Porsche 911 RSR 997) venceu na Classe LMGTE-Am. O brasileiro Fernando Rees (Larbre/ Chevrolet Corvette C6-ZR1) em trio com os franceses Patrick Bornhauser/ Julien Canal, terminou em 4º na classe.
A próxima etapa acontece em Silverstone, no dia 26 de agosto.
Final:
1. P1    Dumas/Duval/Gene  Audi 160 voltas em 6h00m22.708
2. P1    Fassler/Lotterer/Treluyer  Audi (e-tron) + 46.801
3. P1    Bonanomi/Jarvis Audi + 1 volta
4. P1    Capello/Kristensen/McNish Audi (e-tron) + 1
5. P1    Prost/Jani/Heidfeld Rebellion Lola-Toyota + 4
6. P1    Belicchi/Primat Rebellion Lola-Toyota + 5
7. P1    Leventis/Watts/Kane Strakka HPD + 6
8. P2    Dolan/Hancock Jota Zytek-Nissan + 9
9. P2    Martin/Kerr/Graves ADR-Delta ORECA-Nissan + 9
10. P2    Firth/Hughes/Hartley Murphy ORECA-Nissan + 9
11. P2    Heinemeir Hansson/Leinders OAK Morgan-Judd + 10
12. P1    Brabham/Chandhok/Dumbreck JRM HPD + 10
13. P2    Clarke/Briere/Petersen Boutsen Ginion ORECA-Nissan + 11
14. P2    Giroix/Jousse/Johansson Gulf Lola-Nissan + 12
15. P1    Bourdais/Minassian Pescarolo Dome-Judd + 13
16. P2    Zugel/Gonzalez/Julian Greaves Zytek-Nissan + 13
17. P2    Nicolet/Lahaye/Pla OAK Morgan-Judd + 16
18. GTE P Lieb/Lietz  Felbermayr Porsche + 16
19. GTE P Fisichella/Bruni AF Corse Ferrari + 16
20. GTE P Makowiecki/Melo Luxury Ferrari + 17
21. GTE P Bertolini/Beretta AF Corse Ferrari + 19
22. GTE A Armindo/Narac/Pons Imsa Porsche + 21
23. P2    Ihara/Deletraz Gulf Lola-Nissan  + 21
24. GTE A Ried/Roda/Ruberti Felbermayr Porsche  + 21
25. P2    Perez Companc/Ayari/Kaffer Pecom ORECA-Nissan + 21
26. GTE A Perazzini/Cioci/Griffin AF Corse Ferrari + 22
27. GTE A Bornhauser/Canal/Rees Larbre Corvette + 23
28. GTE A Ehret/Montecalvo/Jeannette Luxury Ferrari + 23
29. P2    Moro/Weeda/Rossiter Lotus Lola + 23
30. P2    Panciatici/Ragues/Rusinov Signatech ORECA-Nissan + 24
31. GTE A Camathias/Palttala/Daniels JWA Porsche + 26
32. GTE A Krohn/Jonsson/Rugolo Krohn Ferrari + 31
33. P2    Mailleux/Lombard/Tresson Signatech ORECA-Nissan + 32
34. P2    Potolicchio/Dalziel/Sarrazin  HPD ARX 03b-Honda + 37
Retirements:
P1    Moreau/Baguette/Kraihamer  OAK Pescarolo-Judd  151 voltas
P2    Holzer/Schultis/van der Zande Lotus Lola 124
P2    Thirion/Haezebrouck  Extreme Limite Norma-Judd 83
P2    Frey/Hirschi/Meichtry  Race Performance ORECA-Judd 45
GTE A Belloc/Bourret Larbre Corvette 39
GTE P Fernandez/Mucke/Turner Aston Martin 11
GTE A Kauffman/Vickers/Aguas AF Waltrip Ferrari 0