Terceira prova da temporada terá equipe estreante e mudanças no grid – entre elas a ausência de Felipe Fraga por conta de compromissos no Brasil
Após visitar o circuito japonês de Fuji, o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) continua seu tour asiático e o próximo ponto de parada é na China. A categoria retorna Á s pistas entre os dias 8 e 10 de novembro para as 4 Horas de Xangai, que farão parte da terceira etapa da temporada 8 do FIA WEC.
Para este fim de semana, serão 31 carros brigando entre as quatro categorias: os Protótipos LMP1, LMP2 e os GTE Pro e AM. E junto com as monções, os ventos asiáticos trouxeram algumas novidades: Uma equipe nova se juntou Á classe GTE Am, enquanto alguns pilotos mudaram de casa.
A equipe alemã Proton Competition, que não é estranha ao mundo do Endurance, retorna Á WEC com o Porsche #78 guiado por pai e filho, Philippe e Louis Prette, ao lado do jovem francês,Vincent Abril. Outros pilotos também passaram pela chamada “dança das cadeirasâ€: Luca Ghiotto dá lugar a Jordan King na Team LNT, enquanto Paul di Resta retorna Á United Autosports, após ausência no Japão. Já o brasileiro Felipe Fraga, por conta de compromissos na Stock Car, será ausência e, em seu lugar, entra o holandês Larry ten Voorde.
Os outros brasileiros estão confirmados para o grid de Xangai: Bruno Senna continua na briga com os HÁbridos da Toyota. Ele e o brasileiro radicado nos EUA, Gustavo Menezes, estão em quinto na classificação geral, mas mostraram ser a maior ameaça ao reinado da equipe japonesa – especialmente após Fuji, quando Bruno conseguiu se mostrar competitivo durante o primeiro stint, ultrapassando Kobayashi logo no inÁcio da prova e se mantendo Á frente do carro #7 de Kobayashi por um bom tempo.
Já André Negrão segue firme na briga pelo bicampeonato, mas vê a competição aumentando, com novas equipes disputando a parte de cima da tabela. O Paulista natural de campinas se encontra na quarta posição em busca pelo troféu de pilotos LMP2, atrás das equipes Jackie Chan DC Racing, em terceiro, Cool Racing em segundo e Racing Team Nederland, atual lÁder.
A equipe da casa, Jackie Chan DC Racing, contará com o apoio da torcida, e tentará repetir o feito de 2018, quando levou a pole position e se tornou a primeira equipe chinesa a vencer em casa, levando a bandeira local pela primeira vez Á posição mais alta do pódio. Outra surpresa, que dessa vez não foi trazida pelos ventos asiáticos, é o clima ameno que parece ter dado trégua em Xangai, raridade para este circuito.
As 4 Horas de Xangai serão transmitidas pelo Band Sports ao vivo e na Ántegra. Confira a programação completa:
PROGRAMAÇÁƒO (horário de BrasÁlia):
Sexta-feira (8 de novembro)
00h00 – Treino livre 1
04h30 – Treino livre 2
22h50 – Treino livre 3
Sábado (9 de novembro)
03h00 – Treino Classificatório LMGTE Pro e LMGTE Am
03h30 – Treino Classificatório LMP1 e LMP2
Domingo (10 de novembro)
01h00 – Largada das 4 Horas de Xangai
CALENDÁRIO RESTANTE DA TEMPORADA 8 DO FIA WEC:
10 de novembro de 2019 – 4 Horas de Xangai (China)
14 de dezembro de 2019 – 8 Horas de Bahrain (Bahrain)
1 de fevereiro de 2020 – 6 Horas de São Paulo (Brasil)
20 de março de 2020 – 1000 Milhas de Sebring (Estados Unidos)
25 de abril de 2020 – 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)
13-14 de junho de 2020 – 24 Horas de Le Mans (França)
INGRESSOS À VENDA PARA AS 6 HORAS DE SÁƒO PAULO
Os ingressos para as 6 Horas de São Paulo já estão Á venda no site da etapa (https://www.6horasdesaopaulo.
São aceitas todas as grandes bandeiras de cartão de crédito: VISA, Mastercard, Diners, AmEx e ELO, com parcelamento em até 6 vezes sem juros, ou via boleto bancário. Crianças entre 6 e 12 anos não precisam de ingresso para as arquibancadas A e M e para o Paddock – os ingressos são necessários apenas na arquibancada B.