O piloto brasileiro da equipe WRT reflete sobre sua primeira temporada completa no FIA WEC antes de sua corrida em casa, as 6 Horas de São Paulo da Rolex, quinta rodada da temporada de 2024.
O FIA WEC volta ao Brasil na próxima semana para a quinta rodada da temporada 2024, as 6 Horas de São Paulo da Rolex (13 a 14 de julho).
Já se passaram dez anos desde que o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, sediou pela última vez o auge do automobilismo esportivo. “Estou muito ansioso”, disse Augusto Farfus ao fiawec.com. Com Nicolas Costa, da United Autosports, o piloto da equipe WRT de 40 anos é um dos dois pilotos brasileiros do WEC em tempo integral em 2024. “Interlagos é um circuito icônico. Vai ser algo muito especial.”
O piloto da BMW M espera um “grande show” em São Paulo, com a maior parte do WEC conhecendo o acidentado circuito de Interlagos, com 4.309 metros de comprimento e sentido anti-horário.
“É a pista mais curta do ano, então a densidade da pista será intensa. Os Hipercarros vão ter dificuldades aí”, acrescenta Augusto. “Nesta época do ano no Brasil podemos ter 30°C ou 10°C com chuva. O clima pode mudar muito rapidamente, mesmo de um dia para o outro. As equipes precisarão se adaptar e otimizar. Espero realmente aproveitar o fim de semana e, claro, subir ao pódio.”
Se os resultados de Augusto nesta temporada servirem de referência, há motivos para acreditar que o brasileiro poderá ver seu desejo se tornar realidade. Com Sean Gelael e Darren Leung como companheiros de equipe, o piloto curitibano terminou no pódio já duas vezes nesta temporada ao volante do BMW M4 GT3 nº 31 do Team WRT. A tripulação recebeu a bandeira quadriculada nas 6 Horas de Ímola, segunda rodada do WEC, selando a primeira vitória do carro e de Augusto na série.
“Vencer em Ímola mudou a nossa perspetiva e a nossa abordagem à temporada”, sublinha Augusto. “Antes do início do ano, não sabíamos se seríamos os primeiros ou os últimos. Eu não sabia o que esperar. Saímos de Imola com grandes esperanças no campeonato. Foi uma data muito memorável.”
O progresso do nº 31 no campeonato LMGT3 foi então interrompido nas 6 Horas de Spa-Francorchamps da TotalEnergies, quando o Cadillac nº 2 colidiu em alta velocidade com o BMW de Sean Gelael na reta Kemmel. Na rodada de Le Mans com pontuação dupla, o desafiante do Team WRT só foi derrotado pelo número 91 da Manthey EMA Porsche. “Passamos pela noite, pela chuva, pela umidade com o nariz limpo, e isso nos levou ao P2. Não tínhamos o carro mais rápido nem a velocidade para um P2, mas minimizar os erros é provavelmente um dos fatores mais importantes no WEC. Da forma como foi concebido, o FIA WEC é um campeonato de perfeição.”
Augusto Farfus também está em busca da perfeição ao estar envolvido na fase de desenvolvimento da versão EVO do BMW M4 GT3, carro em que também trabalhou como piloto de fábrica da BMW. “Tentamos otimizar a dirigibilidade e todos os sistemas. Percebemos que havia pontos fracos e algumas áreas para melhorar na construção do carro. Não é como se tivéssemos virado tudo de cabeça para baixo, pois já ganhou muitas corridas. Tentamos apenas otimizar os pontos que consideramos mais fracos do carro. Tenho certeza que vamos aparecer no próximo ano com um GT3 ainda melhor.”
Um Troféu FIA Endurance inaugural para equipes LMGT3 seria o presente de despedida perfeito para o BMW M4 GT3 antes que a versão EVO assuma o controle no próximo ano. O número 31 da equipe WRT está em terceiro na classificação, apenas dois pontos atrás das equipes Manthey, que rodam o Porsche 911, na metade da temporada.
“Isso não muda a nossa abordagem”, diz Augusto. “A prioridade é se divertir, minimizar os erros e continuar trabalhando duro como sempre. Temos uma equipe forte e uma escalação forte, mas o nível do campeonato é muito alto. A mistura de pilotos profissionais, prata e bronze traz um tempero extra ao campo. Existem muitas variáveis e muitas estratégias possíveis diferentes. Isso é o que mais estou gostando. É a primeira vez que participo de uma temporada inteira do WEC e estou muito satisfeito em ver o comprometimento de todos os fabricantes, pilotos profissionais e marcas no campeonato.”