WEC ALPINE ELF ENDURANCE TEAM GARANTE VITÁ“RIA EMOCIONANTE EM MONZA

  • A Alpine Elf Endurance Team teve um desempenho perfeito para ganhar as 6 Horas de Monza
  • Do terceiro lugar no grid o A480 Alpine nº36 regressou ao lugar mais alto do pódio após uma intensa batalha estratégica em que a equipa demonstrou a sua excelência operacional
  • Graças ao seu segundo triunfo de 2022, Nicolas Lapierre, André Negrão e Matthieu Vaxiviere aumentam a sua liderança na classificação geral antes da próxima corrida em Fuji (11 de setembro)

Este fim de semana, o Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) começou a segunda metade de sua temporada com 38 carros no Autódromo Nazionale di Monza (Itália).

Na sexta-feira, Nicolas Lapierre, André Negrão e Matthieu Vaxiviere voltaram a atuar no circuito italiano. Após três sessões produtivas de treino no calor sufocante, Nicolas Lapierre foi encarregado de qualificar o Alpine A480. O francês imediatamente colocou o protótipo da marca A-arrowed em segundo lugar no grid provisório, mas uma bandeira vermelha causada pela paralisação do Peugeot nº 94 o forçou a se contentar com o P3.

Ao meio-dia de domingo, Matthieu Vaxiviere estava ao volante para o inÁ­cio das 6 Horas de Monza. O nº 36 teve um excelente inÁ­cio e entrou em uma batalha com ambos Toyotas, resistindo ao nº 7 antes de uma bela ultrapassagem no nº 8 na volta três. Uma guerra estratégica rapidamente começou após os primeiros acontecimentos da corrida. Aproveitando sua excelência operacional, a equipe fez seu primeiro pit stop durante a segunda bandeira amarela em toda a pista antes de Matthieu Vaxiviere repassar os dois Toyotas no trânsito.

Quando André Negrão assumiu, o brasileiro fez sua parte, permitindo que a estratégia continuasse. Apesar de um pequeno erro sem consequências na chicane Ascari, André Negrão continuou firme até o final durante seu stint duplo antes de Nicolas Lapierre assumir. O francês continuou o duelo com o Toyota nº8, apenas alguns segundos atrás do lÁ­der. Mais uma vez, Les Bleus demonstrou sua determinação em retomar a liderança com pouco mais de duas horas restantes.

Trinta minutos depois, Matthieu Vaxiviere estava de volta ao volante em um trio principal coberto por menos de 15 segundos. O francês rapidamente fechou a lacuna para o nº 8 Toyota, que ele passou do lado de fora do Parabólica depois de três voltas emocionantes. Depois disso, a tensão aumentou quando ele levou a luta para o nº 7 Toyota, que fez contato com ele na reta de chegada/largada.

O A480 Alpine escapou ileso e assumiu a liderança da corrida. A partir daÁ­, Matthieu Vaxiviere gradualmente aumentou sua vantagem para cinco segundos antes de seu pit stop final. Nos minutos de tensão, Matthieu Vaxiviere foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada com uma margem de vitória de pouco menos de três segundos sobre o seu rival.

Com duas vitórias nas quatro primeiras rodadas da temporada, o Alpine Elf Endurance Team consolidou sua liderança na classificação geral. Na quarta-feira, o Alpine A480 será transportado para Fuji. Após uma ausência de três anos do calendário, o circuito japonês sediará a próxima rodada do Campeonato Mundial de Endurance em 11 de setembro, domingo.

Nicolas Lapierre

“Foi uma corrida brilhante, dentro e fora do cockpit. Não foi vencer os Toyotas por conta do quão diferentes nossos carros são tecnicamente, mas nós usamos todos os nossos pontos fortes para alcançar o nosso objetivo. Tivemos que fazer o nosso melhor aqui, pois nosso próximo encontro é no quintal da Toyota, e fizemos e já estamos ansiosos pelo desafio que temos pela frente em Fuji.”

André Negrão

“É incrÁ­vel ganhar em Monza para se recuperar depois da nossa semana difÁ­cil nas 24 Horas de Le Mans. Acho que os fãs gostaram do show de hoje, e estou muito feliz com a vitória. Ainda lideramos o campeonato. Marcamos alguns pontos valiosos antes das duas últimas corridas no calendário, mas ainda há muito pouco nele.”

Matthieu Vaxiviere

“Que corrida e que batalha! Eu me diverti muito hoje, com muitas batalhas emocionantes entre todos os Hypercars correndo dentro do mesmo segundo. É disso que mais gostamos em ser pilotos, mas também para os espectadores. Esta é uma vitória de equipe com todos trabalhando perfeitamente juntos em estratégia, pit stops e condução.”

Philippe Sinault, Chefe da Alpine Elf Endurance Team

“As 6 Horas de Monza nos lembram de tudo o que amamos no automobilismo e por que fazemos isso. Estou tão orgulhoso do nosso papel no show de hoje. Seria uma corrida desafiadora, pois as especificações técnicas de nossos protótipos são muito diferentes. SabÁ­amos que seria difÁ­cil ultrapassar os nossos rivais nas retas, por isso trabalhámos arduamente em todos os aspetos da estratégia: undercuts, bandeira amarela, gestão de pneus e consumo de combustÁ­vel. Alcançamos esse resultado passo a passo a partir de nossas primeiras voltas na sexta-feira. Toda a equipe se recompÁ´s depois de Le Mans para ter um desempenho impecável, assim como os pilotos com alguns movimentos incrÁ­veis e até mágicos. Todos nós podemos ficar muito orgulhosos da vitória esplêndida de hoje!”

CLASSIFICAÇÁ•ES

6 Horas de Monza de 2022Â

  1. Alpine Elf Endurance Team n°36 194 voltas
  2. Toyota Gazoo Racing n°8 +2.762s
  3. Toyota Gazoo Racing n°7 + 2 voltas
  4. Realteam por WRT n°41 + 6 voltas
  5. JOTA n°38 + 6 voltas

 

FIA World Endurance Championship Hypercar

Pilotos

  1. Lapierre – Negrão – Vaxiviere – 106 pontos
  2. Buemi – Hartley – Hirakawa – 96 pontos
  3. Conway – Kobayashi – Lopez – 76 pontos
  4. Dumas – Pla – 70 pontos
  5. Derani – 47 pontos

Construtores

  1. Toyota Gazoo Racing – 121 pontos
  2. Alpine Elf Endurance Team – 106 pontos
  3. Glickenhaus Racing – 70 pontos
  4. Peugeot TotalEnergies – 12 pontos