A edição de número 19 das 100 Milhas Piracicaba é uma boa opção de lazer para quem quiser visitar o Esporte Clube de Piracicabano de Automobilismo – ECPA e conferir máquinas das mais velozes disputando palmo a palmo cada milha do circuito. A corrida, que faz parte da festa de 241 anos de fundação de Piracicaba, comemorado no dia 1ª. de agosto, contará com a presença dos principais carros e pilotos do automobilismo off road, entre eles os participantes do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra, na categorias Turismo e Tubular.
“Será uma festa inesquecÁvel! Teremos no ECPA alguns dos grandes pilotos da fórmula 1 da velocidade na terra, e os principais carros de Turismo do paÁs competindo numa mesma provaâ€, disse o empresário Dito Giannetti, o promotor e organizador de uma das mais tradicionais prova do automobilismo brasileiro.
Somente entre pilotos e mecânicos das equipes, serão mais de 100 pessoas, além de integrantes e acompanhantes de cada uma delas. Na prova principal, a 100 Milhas de Autocross, largarão no mÁnimo 15 gaiolas. Entre os pilotos brasileiros, o próprio Dito Giannetti, ganhador da última edição e o vencedor da prova, com seis conquistas.
Na prova preliminar, a 60 Milhas de Turismo, está confirmado o tricampeão paulista de Turismo na Terra e piloto da Stock Car Jr. João Marcelo. Nessa categoria já há mais de 20 carros inscritos, entre Gols, Corsas, Pálios e Voyages. Beto Cavaleiro, também piloto da Stock Jr., já confirmou sua inscrição na prova.
Nas cinco edições anteriores, em quatro oportunidades a vitória foi da dupla de Itu/SP formada pelos irmãos Gustavo e Vicente Passarelli. No ano passado, a vitória foi da dupla de São Bernardo do Campo, formada pelos pilotos Herbert Helf e Alexandre Passareli, que já se inscreveram e tentar a segunda vitória consecutiva nesta prova que surgiu em 2002, mas num outro formato e menor.
Naquele ano, quando surgiu a categoria turismo para substituir os bajas, a vitória foi do Renato Rattes, atual piloto da Stock Car Light e que já confirmou presença na prova. “Depois de seis anos, volto para minha origem e quero escrever meu nome nessa provaâ€, disse em tom desafiador.
A definição do pole position será no sábado (16), onde os mais velozes do dia garantem a primeira posição no grid de largada. A corrida será neste domingo (17), e as duas provas devem durar mais de três horas.