Após conquistar o primeiro lugar no campeonato de pilotos com Renato Martins na Fórmula Truck em 2006, a Volkswagen terá como meta a partir desta temporada não apenas a busca de mais um tÁtulo, mas também a preocupação com a preservação ambiental.
A montadora será a primeira da categoria a compensar as emissões de gases dos seus veÁculos. Para isso, a Fundação SOS Mata Atlântica plantará mil árvores nativas em áreas degradadas do Sul Fluminense, em uma iniciativa inédita no automobilismo brasileiro. Considerando-se o porte do investimento realizado, ação semelhante é feita apenas em competições internacionais, como a F-1.
A Volkswagen neutralizará o carbono produzido não só pelos caminhões de corrida da marca, mas por toda a frota de apoio na competição. A iniciativa já existe nos produtos de fábrica desde 2005, quando os primeiros modelos com motores eletrÁ´nicos ganharam um Selo Verde com o plantio de árvores em Resende (RJ). A montadora também foi a primeira do PaÁs a pesquisar a mistura de biodiesel ao diesel tradicional -inclusive, em 2004, a equipe Volkswagen de rally foi a primeira no Brasil a competir no Sertões com combustÁvel ecológico.
“Queremos convidar as outras equipes da Truck a fazer o mesmo, buscando parcerias ambientais. Todos devem se preocupar com esta questãoâ€, disse Alcides Cavalcanti, gerente de Marketing da Volkswagen Caminhões e Á”nibus, em entrevista coletiva em São Paulo.
Nas pistas, o caminhão Volkswagen Constellation estreou na temporada 2006 da Fórmula Truck da melhor maneira possÁvel, conquistando o tÁtulo com Renato Martins logo em sua primeira temporada. Desta forma, o objetivo para este ano não poderia ser outro a não ser a conquista do bicampeonato.
Para isso, a Volkswagen reforçou sua presença no campeonato brasileiro, que rivaliza apenas com a Truck Européia em termos de nÁvel técnico, relevância esportiva e presença maciça das montadoras.
Serão seis caminhões, divididos em duas equipes. Na RM Competições, o recordista de vitórias da categoria, Renato Martins, segue formando parceria com a única mulher da Truck, Débora Rodrigues -o casal obteve um inédito pódio em 2006.
A grande novidade no time será a estréia de Felipe Giaffone, que no ano passado correu na Fórmula Indy e que fará em 2007 sua primeira temporada completa na Truck, após algumas corridas disputadas em 2005 por outro time. A RM também contará com a volta de Jonatas Borlenghi, que venceu corrida pelo time em 2004, mas ficou fora da Truck no ano passado.
Em 2007, Beto Napolitano deixa a RM e montará seu próprio time, tendo também como piloto Urubatan Helou Junior, que já correu de F-Ford no Brasil, fez testes na Indy Lights nos EUA e correu na Truck no ano passado.
A nova equipe também competirá com caminhões Volkswagen Constellation e terá em seu comando o experiente Washington Bezerra, dono da equipe WBB na Stock Car, onde conquistou o tricampeonato com o piloto Chico Serra.
DEPOIMENTO DOS PILOTOS
Renato Martins (campeão de 2006)
“Em 2006, apresentamos o novo caminhão apostando que brigarÁamos pelo tÁtulo. Sabia que seria uma temporada difÁcil, mas o Volkswagen Constellation mostrou ser rápido e confiante logo de cara, sendo campeão no ano de estréia. Em 2007 vamos repetir a receita vencedora, confiante na evolução de alguns aprimoramentos técnicos, mas sem grandes mudanças, sobretudo nas duas primeiras corridas do ano. Como novidade, teremos a volta do Neno e o importante reforço do Felipe Giaffone, que traz toda a experiência da Indy para nós. Mas o favoritismo não é só nosso, ao contrário do que muitos possam imaginar. Os testes de pré-temporada mostram que Muffato, Roberval, Ramires, Cirino, Fogaça, Beto Monteiro, enfim, todos nossos rivais testaram novidades em seus caminhões e farão uma disputa equilibrada para 2007â€.
Débora Rodrigues (única mulher da categoria, 6º lugar em 2006)
“Depois de tantas alegrias em 2006, espero com muita ansiedade o inÁcio desta nova temporada. No ano passado, fiz meu melhor ano na Truck, marcando pontos em todas as corridas e conquistando três pódios, incluindo o mais emocionante de todos, ao lado do Renato, em Curitiba. Acho que a cada ano, desde que estreei na Truck, venho mostrando a seriedade do meu trabalho e exemplificando que há espaço sim para mulher na corrida de caminhão. Subir no pódio constantemente é uma vitória para mim, mas quero ainda mais para 2007, de preferência em corridas como em Fortaleza, quando briguei com o Pedro Muffato pela vitóriaâ€.
Felipe Giaffone (Fórmula Indy em 2006)
“Correr pela Volkswagen na Truck será especial. O potencial do time dispensa comentários, já que foi o campeão de 2006. Mesmo com o tÁtulo, vi que o time continua trabalhando intensamente para se manter na ponta. Fiquei impressionado nestas primeiras semanas de trabalho com o empenho de todos para que a equipe siga competitiva, em especial o Renato, que não mede esforços para que o time ande bem. Vamos buscar o tÁtulo e a idéia é trabalhar em conjunto para fazer da VW campeã novamente. Será um ano de adaptação para mim, já que o modelo que pilotei anteriormente na Truck era bem diferente em termos de caracterÁstica e até de peso. A experiência de corrida me ajudará, sem dúvida, bem como os dias de testes, como os que fizemos no mês passado em Curitibaâ€.
Jonatas Borlenghi (reestréia pela VW após um ano ausente)
“Fico muito feliz em voltar para a Formula Truck, novamente pela equipe RM Competições. Tive dois anos muito bons na equipe, sendo que em 2004 inclusive lutei pelo tÁtulo até a última prova, em BrasÁlia, e tenho certeza de que o time evoluiu muito desde então, principalmente com a chegada do novo caminhão Volkswagen Constellation, que andei pela primeira vez nos testes de pré-temporada neste ano. Minha expectativa é novamente lutar por vitóriasâ€.
Beto Napolitano (estréia time próprio em 2007)
“Este será um ano muito importante em minha carreira, porque agora tenho o duplo desafio de comandar uma equipe e pilotar o caminhão na pista. Sei das dificuldades que esta jornada em dobro significa mas estou pronto para o desafio, contando com a experiência do Urubatan no volante e do Washington Bezerra nos boxes. Em 2005, tive a felicidade de vencer pela primeira vez na Truck, em Caruaru, e agora estou pronto para buscar outras conquistas nesta nova faseâ€.
Urubatan Helou Junior (correrá pela primeira vez com caminhão VW em 2007).
“Estou muito contente por esta parceria com o Beto Napolitano, com quem sempre tive bom relacionamento. Estou confiante em uma boa temporada, mas também sei que tanto para mim quanto para o Beto será um ano de novidade. Acredito que as três primeiras provas serão dedicadas Á adaptação minha com o novo caminhão e também do Beto em sua nova função, agora como piloto e dono de equipeâ€.