Em 2012, Beto Monteiro chegou Á Argentina como lÁder do Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck. Na corrida, teve dois pneus furados e perdeu o tÁtulo para o paranaense Leandro Totti, então terceiro colocado na pontuação. Em 2013, a história inverteu-se. Foi Monteiro quem viajou ao paÁs vizinho em terceiro na classificação, liderada por Totti, e conquistou o tÁtulo, com a vitória na quarta e última etapa, em Córdoba.
Disputada sob calor de 31 graus, a etapa decisiva do Sul-Americano foi uma das mais movimentadas da temporada. O primeiro a receber a bandeirada final após as 29 voltas válidas no Autódromo Oscar Cabalén, na cidade de Alta Gracia, foi Roberval Andrade, da Ticket Car Corinthians Motorsport. Contudo, o piloto paulista foi punido por excesso de velocidade no ponto da pista onde há um radar. Monteiro, segundo na pista, herdou a vitória.
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“Estou muito feliz. Perdi aqui no ano passado e fui campeão hoje sem ser o mais rápido da pista, mas era o mais combativo e resistente. Divido esse tÁtulo com a equipe, o patrocinador Iveco e todos que contribuÁramâ€, declarou o novo campeão sul-americano, que soma a conquista consolidada em Córdoba ao tÁtulo brasileiro de 2004. “E parabenizo o Totti pelo excelente trabalhoâ€, fez questão de enaltecer, sobre o piloto vice-campeão.
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Monteiro e Totti empataram em 72 pontos. O tÁtulo do pernambucano da Scuderia Iveco deu-se pelo critério imediato de desempate – número de vitórias. Ele venceu duas corridas do Sul-Americano, em Interlagos e em Alta Gracia, enquanto o paranaense da RM Competições não venceu nenhuma. As outras duas provas válidas pelo Sul-Americano foram vencidas por Wellington Cirino, em Viamão (RS), e Régis Boessio, em Caruaru (PE).
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A aplicação do critério de desempate para definição do tÁtulo não é uma providência inédita no Campeonato Sul-Americano de Fórmula Truck. Situação igual ocorreu em 2010, na primeira vez em que o tÁtulo continental foi posto em disputa na categoria. Andrade e Felipe Giaffone somaram 176 pontos e o piloto da Ticket Car Corinthians Motorsport comemorou o tÁtulo por ter cinco vitórias, contra uma do adversário da RM Competições.
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Campeão sul-americano em 2012, Totti manteve enalteceu o trabalho da RM Competições no desenvolvimento do novo caminhão Volkswagen equipado com motor MAN. â€œÉ nosso primeiro ano com esse caminhão e chegamos Á decisão com chance de tÁtulo. Tivemos problemas durante o fim de semana e eu sabia que o campeonato seria difÁcil, o Roberval estava muito rápido. Esse segundo lugar no Sul-Americano está de bom tamanhoâ€, falou.
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Giaffone, também em fase de desenvolvimento do caminhão MAN, viu a chance da segunda vitória consecutiva aumentar. “Meu caminhão estava bem consistente, e no final apertei para tentar passar o Beto, mas foi difÁcil passarâ€, disse. Leandro Reis, que figurou no pódio em quarto depois de largar em 20º, estava satisfeito. “Tive que trabalhar bastante para estar no pódio, tive muitos problemas no fim de semanaâ€, resumiu o goiano da Original Reis Competições.
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Andrade, que venceu na pista e ficou em terceiro no resultado oficial, também enalteceu seu resultado. “Perdi a corrida por queima de radar porque o meu adversário me forçou para eu sair da pista. Não tive como frear, aÁ rodei, voltei, tirei a diferença, estou feliz com o resultado. Não gostei da postura do Beto Monteiro e nem da postura dos comissários, que não tomaram nenhuma atitude, mas reconhece o tÁtulo da Iveco, que merece cumprimentosâ€, falou.
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O pódio da etapa argentina contou com Monteiro, Giaffone, Andrade, o goiano Leandro Reis e Totti, que completaram nesta ordem as cinco primeiras posições. O piloto pernambucano da Scuderia Iveco, primeiro a somar mais de uma vitória em 2013, assumiu também a liderança do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, cujo calendário prevê mais três corridas, nos autódromos de Guaporé (RS), Pinhais (PR) e BrasÁlia (DF).
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A CORRIDA
Com mais de 53.000 torcedores lotando o Autódromo Oscar Cabalén, a etapa final do Sul-Americano teve um inÁcio movimentado. Roberval Andrade, terceiro no grid, superou Beto Monteiro e assumiu o segundo lugar na primeira volta, enquanto o pole-position Paulo Salustiano tratava de se manter Á frente. A reação de Andrade foi interrompida logo em seguida, com a pane elétrica que fez o motor de seu caminhão parar de funcionar.
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Tendo caÁdo para 12º, Andrade conseguiu reativar o Scania número 15 e deu inÁcio Á sua corrida de recuperação. Que foi marcada por um toque durante a disputa pelo quinto lugar com Valmir “Hisgué†Benavides. Foi quando o Volvo de João Maistro teve um vazamento de óleo, comprometendo a aderência da pista – Benavides chegou a rodar na pista; Andrade teve trabalho para não rodar. Maistro foi chamado aos boxes pela direção de prova.
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O pelotão intermediário apresentava disputas acirradas. Luiz Lopes teve um toque com Pedro Muffato, que acabou saindo da pista e batendo no muro, abandonando a etapa argentina. No primeiro pelotão, o panorama não era menos acirrado. Após a intervenção programada do Pace Truck, a um terço da disputa, Salustiano teve problemas em seu caminhão e sequer completou a primeira volta do reinÁcio da disputa pela vitória.
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Andrade, ainda em prova de recuperação, assumiu a liderança da etapa na 16ª volta, abrindo com Monteiro um duelo que recebeu aplausos do público argentino. Um pouco mais atrás, Giaffone e Totti, companheiros de equipe na RM Competições, travavam disputa igualmente acirrada pela terceira posição. Também piloto da equipe, Adalberto Jardim teve um princÁpio de incêndio em seu caminhão e rodou, provocando nova intervenção do Pace Truck.
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Dada a relargada, Andrade acabou saindo da pista na 24ª volta e perdeu a liderança para Monteiro. A três voltas do fim da corrida, conseguiu uma nova ultrapassagem sobre o pernambucano, mas acabou excedendo o limite de 160 km/h no ponto da pista onde há o radar – como a corrida estava nos instantes finais, não cumpriu o drive-thru e, como punição, teve 20 segundos acrescidos a seu tempo total de prova, o que o deixou em terceiro no resultado oficial.
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Monteiro, a essa altura, tratava de resistir Á pressão de Giaffone – uma ultrapassagem do piloto paulista, considerada a iminente punição que o lÁder Andrade teria de cumprir, garantiria o bicampeonato sul-americano ao parceiro Totti. Os dois acabaram se tocando na última volta da prova, que marcou a décima vitória do pernambucano da Scuderia Iveco na Fórmula Truck. A RM, equipe de Giaffone, teve quatro pilotos entre os 10 primeiros colocados.
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A próxima corrida da temporada da Fórmula Truck, válida pela oitava e antepenúltima etapa do Campeonato Brasileiro, será disputada no Autódromo Nelson Luiz Barro, em Guaporé (RS), no dia 13 de outubro. Em Córdoba, após 29 voltas, o resultado final da etapa decisiva do Sul-Americano foi o seguinte:
1º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1h01min36s062
2º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 1s772
3º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 16s304
4º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 16s547
5º) Leandro Totti (PR/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 19s395
6º) André Marques (SPMAN), RM Competições-MAN Latin America, a 19s852
7º) Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, a 20s450
8º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 22s076
9º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, a 31s102
10º) Débora Rodrigues (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 45s725
11º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 1min17s759
12º) Raijan Mascarello (MT/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, a 1min28s482
13º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 1 volta
14º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 2 voltas
15º) Rogério Castro (GP/Volvo), ABF/Volvo, a 6 voltas
16º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, a 6 voltas
17º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 7 voltas
18º) Adalberto Jardim (SP/MAN), RM Competições-MAN Latin America, a 8 voltas
19º) Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 8 voltas
NÁƒO COMPLETARAM
Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, a 9 voltas
Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, a 12 voltas
Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 14 voltas
Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, a 18 voltas
João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 19 voltas
Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, a 24 voltas
Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 24 voltas