Os três pilotos da DF Motorsport/Ford Racing Trucks estão praticamente empatados no campeonato.
Ao chegar exatamente no meio da temporada, mais do que a performance individual, as equipes de Fórmula Truck começam a analisar o conjunto dos desempenhos visando um bom resultado final tanto no certame de pilotos, como no de marcas. A quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, que será disputada neste domingo (16/7) em Campo Grande (MS), com transmissão ao vivo pela Band a partir das 14 horas (horário de BrasÁlia), poderá mostrar novidades no equilÁbrio de forças.
Na classificação do torneio de pilotos Pedro Muffato (Scania) é o lÁder com 66 pontos. Ocupando a oitava posição, o catarinense Luis Zappelini é o piloto da DF Motorsport/ Ford Racing Trucks melhor posicionado, com 17 pontos. Com quatro pontos a menos, a seguir vem o pernambucano Beto Monteiro, seu companheiro de time e que foi campeão da categoria em 2004. E fechando os Top Ten, aparece o chefe da equipe, o paulista Djalma Fogaça, somando 12 pontos. Entre as marcas, a Ford é a terceira colocada, com 68 pontos, enquanto que a liderança é da Scania, com 105 pontos. Em suma, com muitos pontos a serem disputados, os campeonatos estão abertos, e tudo pode se alterar. “Agora precisamos trabalhar em equipe para ir pra frente. Mesmo estando na frente de meus companheiros, o importante é a Ford vencer. Por isso, precisamos fazer mais jogo de equipeâ€, sentencia Luis Zappelini, que faz sua primeira temporada com Ford Cargo.
Na visão do piloto catarinense, algumas condições podem fazer com que a prova sul-mato-grossense seja muita disputada e bem dinâmica, principalmente se fizer calor e a pista estiver suja, como ocorre normalmente. “Se tiver quente, aposto na confiabilidade de nossos Ford Cargo e acredito que voltaremos a andar novamente na frente. Sei que outros caminhões podem até ter um bom rendimento inicial, mas com altas temperaturas podem precisar tirar o pé do acelerador, o que provocará trocas de posiçõesâ€, acredita Zappelini.
“Com o circuito constantemente com terra, que o vento leva para o asfalto, os caminhões ficam desequilibrados nas curvas. Quem tiver um bom acerto de suspensão, como é o nosso caso, tende a ter melhor saÁda de curva e, novamente, aumenta a possibilidade de ultrapassagensâ€, explicou. “Por isso, já que os três caminhões de nossa equipe vão estar exatamente iguais em Campo Grande, quem estiver melhor a cada momento tem que ir pra frente. E independente de quem esteja mais bem posicionado no campeonato, tem que puxar os companheiros. Não pode haver hierarquia, precisamos somar pontos e o time inteiro subir no pódioâ€, planeja o mais novo piloto da DF Motorsport/ Ford Racing Trucks.