Após uma corrida de muita disputa e alternância, Renato Martins consegue o bi-campeonato depois de dez anos do primeiro tÁtulo.
Talvez tenha sido a primeira vez que Nelson Piquet tenha se animado em voltar ao autódromo com seu helicóptero depois de estar sentado Á frente de sua TV de 42 polegadas para assistir mais uma corrida da F-Truck, promovida pelo seu companheiro de viagens longas de moto, o amigo Aurélio Félix.
A razão foi muito simples, seu filho mais velho, Geraldo Piquet havia conseguido sua primeira vitória na categoria, onde corre Á quatro anos. “Foi muito bom ver meu pai no meio dos mecânicos comemorando a minha vitória. Me sinto recompensado por esses anos de trabalho na equipe ABF Mercedes-Benzâ€, comemorou Geraldo Piquet.
Na outra ponta dos boxes, uma equipe com mais mecânicos e quatro caminhões fazia ainda mais barulho na sua comemoração no final da corrida. Era o desabafo depois da sofrida batalha pelo bi-campeonato de Renato Martins, piloto e dono da equipe RM Competições Volkswagen, onde correm também Beto Napolitano, Herberto Heinen e sua esposa Débora Rodrigues. “Não foi só na prova que sofremos por causa de duas punições por queima de radar (excesso de velocidade em um ponto da pista). Desde o inÁcio do ano estamos trabalhando intensamente e o desenvolvimento de um carro e corrida é sempre trabalhoso. Começamos o ano atrás de vitórias e pegamos quebras durante as três primeiras provas. Depois passamos e ver a possibilidade do tÁtulo e passou a ser nosso objetivoâ€, contou Renato na coletiva de imprensa após a prova.
Vinicius Ramires (Mercedes-Bens) que chegou a estar com a taça nas mãos durante a corrida, quando ocupava a terceira posição (largou em 16º) e Renato Martins em 20º após as duas punições pelo radar, terminou o ano como vice. Saiu da prova na 23ª volta depois de perder totalmente o freio e conseguir uma manobra bem sucedida para não bater em seus adversários na pista. Perdeu o tÁtulo mas se mostrou contente com a temporada. “Estamos no começo e já conseguimos um ano de bons resultados. Para 2007 temos mais tempo de nos prepararmos para uma temporada visando o tÁtulo desde o inÁcioâ€, contou animado o piloto de Sorocaba, interior de São Paulo.
A terceira posição no campeonato ficou com o paranaense Pedro Muffato (Scania), com merecidos elogios por essa sua performance em um ano em que comemora 40 anos de automobilismo. Na prova de BrasÁlia, Pedro Muffato largou em 20º e recebeu a bandeirada em terceiro. “Venceu quem merecia e foi um ano muito bom com disputas gostosas na pista. Fiquei em terceiro no campeonato, sou o terceiro perdedor (parodiando seu amigo Nelson Piquet)â€, brincou o bem humorado Pedro Muffato.
A F-Truck terminou sua 11ª temporada com uma prova de grandes disputas, muita emoção e várias mudanças na pista. Começando pelo sábado de desclassificações quando Vinicius Ramires perdeu a pole position por medidas fora do regulamento entre eixos do seu Mercedes-Benz. Sobrou para Wellington Cirino (Mercedes-Benz) que decidido a vencer a prova mesmo com poucas possibilidades de brigar pelo tÁtulo, assumiu a primeira posição no grid convicto de uma vitória de ponta a ponta. Na 20ª volta amargou a quebra do motor e entrou nos boxes com o equipamento batendo válvulas. “Vamos deixar para o ano que vem. 2006 já passou e não foi um ano de muita sorteâ€, finalizou sua participação Wellington Cirino.
Entre os lances de maior emoção, a disputa entre Vinicius Ramires, Pedro Muffato e Roberval Andrade foi a atração mais forte da prova final da F-Truck. Na briga pela terceira posição eles se revezaram com ultrapassagens espetaculares durante nove voltas.
No próximo dia 16, pilotos e equipes fazem a reunião anual de regulamento para mudanças e definições para a temporada de 2007 da F-Truck na sede da categoria em Santos. Já se sabe que a categoria vem com algumas novidades no regulamento assim como na reestruturação de várias equipes. “São mudanças naturais que o desenvolvimento da F-Truck pedeâ€, lembra o promotor Aurélio Batista Félix.
Classificação da 9ª e última etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck:
1) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz); 2) Roberval Andrade, SP (Scania); 3) Pedro Muffato, PR (Scania); 4) Beto Monteiro, PE (Ford); 5) Beto Napolitano, SP (Volkswagen); 6) Renato Martins, SP (Volkswagen); 7) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen); 8) Leandro Totti, PR (Ford); 9) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz); 10) José Maria Reis, GO (Scania); 11) Eduardo Mad Macarrão, SP (Ford); 12) Diumar Bueno, PR (Volvo); 13) João maistro, PR (Scania); 14) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz); 15) Luiz Zappellini, SC (Ford); 16) Urubatan Helou Jr., SP (Volvo); 17) Djalma Fogaça, SP (Volkswagen); 18) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz). Não Completaram a prova: Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz) – 21 voltas; Adalberto jardim, SP (Volkswagen) – 20 vts; Clodoaldo Monteiro, SC (Volkswagen) – 17 vts; Fabiano Brito, PR (Volvo) – 14 vts; Herberto Heinen, RS (Volkswagen) – 8 vts; Regis Boessio, RS (Iveco) – 7 vts e Fred Marinelli, SP (Iveco) – 4 voltas.
Classificação do campeonato de 2006:
1) Renato Martins, 117 pontos; 2) Vinicius Ramires, 103 pts; 3) Pedro Muffato, 103 pts; 4) Wellington Cirino, 95 pts; 5) Roberval Andrade, 90 pts; 6) Leandro Totti, 58 pts; 7) Débora Rodrigues, 58 pts; 8) Geraldo Piquet, 52 pts; 9) Djalma Fogaça, 48 pts; 10) Beto Monteiro, 46 pts; 11) Beto Napolitano, 35 pts; 12) Adalberto Jardim, 33 pts; 13) Luiz Carlos Zappellini, 18 pts; 14) Herberto Heinen, 15 pts; 15) Fabiano Brito, 15 pts; 16) Vignaldo Fizio, 13 pts; 17) José Cangueiro, 10 pts; 18) José Maria Reis, 9 pts; 19) Diumar Bueno, 7 pts; 20) João Maistro, 6 pts; 21) Regis Boessio, 4 pts e 22) Eduardo Mad Macarrão, 2 pontos.
Campeonato de marcas:
1) Mercedes-Benz, 263 pontos; 2) Volkswagen, 225 pontos; 3) Scania, 206 pontos; 4) Ford, 170 pontos; 5) Volvo, 22 pontos e 6) Iveco, 4 pontos.