Truck: Cirino é segundo em Fortaleza e assume 3º lugar no campeonato

O piloto da equipe ABF/Mercedes-Benz, único tricampeão da categoria, diz que Fortaleza abriu o caminho para a campanha do tetracampeonato.

Diante de um público de 40 mil pessoas e temperatura de 39 graus, os pilotos da Fórmula Truck deram um show na quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, disputada no Autódromo VirgÁ­lio Távora, em Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. A vitória foi do paulista Felipe Giaffone ao passo que o paranaense Wellington Cirino, da equipe ABF/Mercedes-Benz, conquistou o segundo lugar e assume a terceira colocação na classificação do campeonato, com 48 pontos. O lÁ­der continua sendo Roberval Andrade, com 66 pontos, dois a mais do que Felipe Giaffone e 18 de Cirino.

Giaffone completou as 54 voltas da corrida em 1h00m52s320, andando Á  média horária de 94,742 Km/h. Em segundo se classificou Wellington Cirino, chegando Á  frente de Roberval Andrade (SP), Diumar Bueno (PR), Pedro Muffato (PR), João Maistro (PR), Vinicius Ramires (SP), Luiz Carlos Zappellini (SC), Renato Martins (SP) e José Maria Reis (GO), que pela ordem fecham as 10 primeiras colocações da corrida.

Como o treino classificatório já demonstrava, a prova de Caruaru foi a mais disputada da atual temporada. O ritmo foi muito forte desde o inÁ­cio e no final, quem poupou equipamento, como Cirino, pode partir para ao ataque com segurança.

Na 20ª volta, quando aconteceu a bandeira amarela programada, os seis primeiros eram Leandro Totti, Felipe Giaffone, Wellington Cirino, Renato Martins, Diumar Bueno e Jonatas Borlenghi.

Leandro Totti, que largou na pole e liderou boa parte da corrida, perdeu a ponta na 40ª volta ao ser penalizado por queima do radar ao passar 162 Km/h. Logo após pagar a punição, passando pelos boxes, abandonou com problemas no caminhão.

O final da corrida foi dramático, quando Felipe Giaffone se atrapalhou com retardatários e Cirino encostou, terminando a corrida com uma diferença de apenas 1,2 segundos do lÁ­der.

Elogios Á  equipe

Na coletiva de imprensa após a corrida, Cirino era só elogios Á  equipe ABF/Mercedes-Benz, afirmando que sai de Fortaleza com a estima elevada e dentro da briga pelo tÁ­tulo. “Dedico este segundo lugar Á  equipe pelo trabalho que realizou depois de São Paulo. Aqui era teste para o motor e ele funcionou bem, agüentando o tranco. Daqui para frente vamos para cima do Felipe e Roberval em buscar o tetracampeonato”, afirma Cirino.

Cirino também afirmou que agora tem um motor resistente e potente. “Só falta acertar pequenos detalhes da suspensão para ficarmos com um caminhão perfeito. O campeonato começou para nós em Fortaleza”, diz Cirino.

Piquet lamenta

Geraldo Piquet, que mais uma vez fazia uma grande corrida e caminhava para mais um pódio na categoria, abandonou após enroscar-se com Roberval Andrade na 38ª volta. Ele largou em 18º e já ocupava a oitava colocação. “Por três vezes tive que aliviar o pé para não ser jogado para fora da pista pelo Roberval, até que em uma das muitas tentativas que fiz para ultrapassá-lo, fui jogadora para fora da pista. Foi uma pena porque poderia ter sido o terceiro colocado na prova”, salienta Piquet.

A quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck será disputada no dia 12 de agosto, em Caruaru, Pernambuco.