Felipe Giaffone e Renato Martins treinaram por dois dias no circuito francês de Nogaro com caminhão da equipe Buggyra; objetivo é iniciar intercâmbio visando a um futuro campeonato mundial de Truck.
Faltando apenas alguns dias para o inÁcio da temporada 2008 da Fórmula Truck, os dois últimos campeões da categoria participaram de um desafio inédito em suas carreiras: testar um caminhão da Truck Européia, no circuito francês de Nogaro.
Felipe Giaffone, campeão com o Volkswagen Constellation no ano passado, e Renato Martins, também primeiro colocado na Truck em 2006 com o mesmo caminhão, participaram na última semana de dois dias de testes na França a convite da equipe Buggyra.
O objetivo é claro: iniciar um intercâmbio entre as duas categorias e caminhar em direção Á criação do Campeonato Mundial, uma meta do presidente da categoria brasileira, Aurélio Batista Félix.
â€œÉ um primeiro passo rumo ao projeto de internacionalização. Claro que ainda há muitos desafios antes da criação de um Mundial, mas é importante iniciarmos o quanto antes este intercâmbioâ€, aponta Felipe Giaffone.
Na comparação com o Volkswagen Constellation que pilota no campeonato brasileiro, o atual campeão da Truck aponta que o caminhão nacional é mais veloz e tem reações mais rápidas. “A grande questão é que, por regulamento, o Truck europeu é mais pesado e tem limitação de velocidade a 160 km/h no circuito inteiroâ€, diz Giaffone.
No Brasil, apenas em uma reta há uma zona de radar. No restante da pista, os pilotos têm total liberdade para pisar fundo no acelerador, e com isso, a velocidade máxima passa dos 230 km/h.
“A limitação é um item de segurança deles, mas tira um pouco a emoção das corridas. Conversando com os pilotos da Buggyra, eles me contaram que há dificuldade de ultrapassagem por conta dissoâ€, comenta Giaffone.
Renato Martins também conta que não trocaria seu Volkswagen Constellation pelo Truck do campeonato europeu. “O caminhão é uma tonelada e meia mais pesado e certamente eu arrancaria o limitador de velocidade. A reta parece uma eternidadeâ€, brincou o bicampeão da Truck brasileira (1996-2006).
O recordista de vitórias da Truck, no entanto, elogiou o sistema de freios do Truck europeu e também a alta tecnologia embutida nos caminhões, permitida por regulamento, como itens de segurança e a telemetria. “Estes avanços certamente seriam úteis em nosso campeonatoâ€, diz Renato.
O próximo passo do intercâmbio é retribuir o convite para os pilotos da equipe Buggyra em um teste no Volkswagen Constellation no Brasil. Ainda não há definição de data. Quanto Á internacionalização, Giaffone acredita que o mais importante é, por enquanto, pensar em etapas promocionais.
“Unificar regulamentos é algo complicado. A Fórmula Truck para o Brasil tem um peso muito grande e, pelo grau de importância, acredito que o caminho natural seria a aproximação dos europeus ao nosso estilo de competição. Talvez o próximo passo seja pensar em provas de exibição do nosso campeonato na Europaâ€, diz Giaffone.
A abertura da Fórmula Truck será neste domingo, dia 2 de março, em Guaporé (RS).