Felipe Giaffone e Roberval Andrade disputam o tÁtulo de 2007 da F-Truck no Autódromo Internacional de BrasÁlia Nelson Piquet.
No próximo dia 16, a Capital Federal recebe mais uma vez a Fórmula Truck, a categoria mais popular do paÁs e conhecida pelo grande evento que promove em cada praça que passa durante sua temporada. Esta é a sexta vez que a F-Truck corre em BrasÁlia e a quarta que o circuito Nelson Piquet aponta o campeão da categoria, sendo a última etapa da temporada de 2007.
Este ano, são apenas dois concorrentes ao tÁtulo: o atual lÁder do campeonato Felipe Giaffone (Volkswagen) e Roberval Andrade (Scania). Giaffone tem 142 pontos e foi a grande estrela do ano com quatro vitórias. Andrade tem 125 pontos e com uma vitória chegou ao final da temporada disputando o tÁtulo graças a uma campanha em que só não marcou pontos apenas na etapa de Goiânia.
Com a vantagem de 17 pontos, Felipe Giaffone, piloto de São Paulo com larga experiência em várias modalidades do automobilismo, incluindo cinco anos da F-Indy nos Estados Unidos, está bem mais perto do tÁtulo do que seu adversário, mas sabe que corridas são corridas e só terminam na bandeira quadriculada. “Vou entrar na pista pensando em fazer uma boa corrida. Tive um ano excelente, é minha primeira temporada completa e terminá-la com o tÁtulo seria a realização de um sonho. Mas sei que meu adversário é muito forteâ€, resumiu Felipe.
Roberval Andrade também é piloto federado em São Paulo, e veio do interior do estado, cidade de Santo Anastácio. Não tem a mesma experiência de Felipe Giaffone em outras categorias, mas sabe muito quando se trata de caminhões de corrida. Foi campeão da F-Truck em 2002, vice em 2005, e terceiro por duas vezes, em 2001 e 2004 e é considerado um dos pilotos de maior combatividade na categoria. Sobre a desvantagem de 17 pontos para Felipe, Roberval analisa da seguinte forma – “Já estive nessa situação em 2005, perdi os treinos, larguei em último e ganhei a corrida. Mesmo assim não foi suficiente pela vantagem do adversário. A situação é a mesma, mas BrasÁlia tem um circuito de alta (velocidade), e por isso temos mais chances, além da durabilidade do nosso equipamento. Somente a vitória nos interessa agoraâ€, diz taxativo Roberval Andrade, que corre com um caminhão com motor de 12 litros, mais potente do que o de Giaffone que tem nove litros. Leve-se em conta que o Scania de Roberval pesa cinco toneladas e do Volkswagen do Felipe, aproximadamente 3.600 quilos.
Outra disputa deixa a prova final do campeonato bem mais emocionante. Para o terceiro lugar no campeonato de 2007, são cinco os concorrentes: Renato Martins (Volkswagen) com 80 pontos, Wellington Cirino (Mercedes-Benz) com 76, Leandro Totti (Ford) com 70, Jonathas Borlenghi (Volkswagen) com 57 e Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) com 56 pontos. Deles, apenas dois já venceram no circuito externo de BrasÁlia. Renato Martins em 2003 e 2004 e Geraldo Piquet, piloto da casa, no ano passado. “Se conseguirmos mais essa posição, teremos mais motivos para comemorar. Já somos campeões de Marcasâ€, lembra Renato Martins, dono da equipe RM Competições que corre com quatro caminhões Volkswagen, que deram o tÁtulo antecipado Á marca, neste ano.
A prova de BrasÁlia é a única das nove do calendário da temporada em que os F-Truck correm pelo anel externo. O circuito com a forma de um trapézio tem 2.919,49 metros de extensão onde a média horária dos F-Truck ultrapassam 140 km/h. Em 2005, foi registrado a velocidade no final da reta da ponte correspondente a 228 km/h.