Piloto mais jovem da importante equipe paranaense Team RC, com 24 anos, Bruno Baptista mostrou um excelente desempenho nas provas iniciais do Brasileiro de Stock Car Pro Series 2021, quando chegou a liderar o campeonato, empatado em pontos, naquela altura, com o tricampeão Daniel Serra. Mas acabou não atingindo a sua meta principal de terminar entre os cinco primeiros, por uma série de imprevistos enfrentados em algumas corridas, principalmente nas últimas quatro etapas da temporada, quando caiu de sexto do certame para o 13º lugar, com 203 pontos acumulados.
Mas se teve diversas “desistências†nas pistas por falta de sorte em quebras que costumam ocorrer e até pequenos erros de pilotagem por menos experiência do que a maioria dos adversários, o que não faltou para Bruno Baptista foi determinação e arrojo nos treinos oficiais e nas próprias corridas no meio dos melhores pilotos nacionais. Tanto que, mesmo não repetindo, este ano, nem a pole-position e a importante vitória da temporada de 2020, numa única disputa, o piloto acabou de ter o seu nome anunciado, hoje (terça-feira, 28/12), para representar novamente o Team RC no Campeonato Brasileiro de Stock Car Pro Series 2022. Bruno irá fazer a sua 5ª temporada consecutiva na principal categoria do automobilismo brasileiro, no mesmo time que começou em 2018, com apenas 21 anos de idade.
No ano seguinte, em 2019, Bruno já marcou seu nome na história da categoria por ter sido o quarto piloto mais novo (22 anos) a vencer uma prova, em 40 anos de disputas consecutivas. Na Stock 2020, Bruno voltou a ser o piloto mais jovem a vencer e a conquistar uma pole entre os 32 participantes.
Já neste ano,
Bruno teve um desempenho muito bom na maioria dos 12 treinos oficiais que determinaram o grid de largada das primeiras corridas de cada uma das etapas. Em 10 deles passou para o Q2 dos 15 melhores, sendo que só ficou de fora, em dois, porque seu carro teve problema elétrico,, como na 4ª etapa, no Velocitta (SP), e na 11ª e penúltima, em Santa Cruz do Sul (RS). Em cinco oportunidades disputou o Q3 pelas seis primeiras posições do grid de largada, sendo que numa delas, em Goiânia, na oitava etapa, ficou com a segunda posição, na primeira fila. Entre seus resultados mais importantes destaque para os dois pódios de terceiro na primeira corrida de Interlagos (segunda etapa) e na prova 2 de Curitiba (sexta etapa).
“O Bruno é um dos jovens mais promissores da atual Stock Car. Já venceu duas corridas, sendo a primeira logo no segundo ano e também obteve a pole seguida de vitória, em 2020. O atual campeão da categoria, o Gabriel Casagrande, que quebrou a nossa invencibilidade de quatro tÁtulos consecutivos com uma brilhante temporada, só obteve a sua primeira vitória de Stock no quinto ano, em 2017 e a primeira pole, no sétimo, em 2019. Assim, não dá pra abrir mão de um piloto do nÁvel e talento do Bruno que, a qualquer momento, pode lutar por um titulo, como até ocorreu no inicio deste último campeonato, antes dos imprevistos que nos surpreenderam nos boxesâ€, explica Rosinei Campos, o “Meinha’, proprietário do Team RC, a equipe com mais tÁtulos (13) de toda a historia da Stock Car.
Bruno Baptista terá novamente como companheiro no Team RC o ex-piloto de Fórmula 1 Ricardo Zonta, que está na categoria desde 2007. O experiente paranaense foi quarto colocado este ano, mas até agora, também não conseguiu seu principal objetivo de se tornar campeão em praticamente quinze temporadas seguidas.
“O Zonta e muitos outros concorrentes mais experientes, como o Thiago Camilo, um dos pilotos com maiores números de poles e vitórias da atualidade, são exemplos claros de como é difÁcil conquistar um campeonato brasileiro de Stock Car. Mas, mesmo assim, com a boa estrutura do Team RC e com o total apoio dos meus patrocinadores, eu sigo confiante na busca desta façanha na próxima temporada. Mais animado ainda pela própria conquista do Gabriel Casagrande, que chegou ao titulo de 2021 com apenas 26 anos e na sua oitava temporada completaâ€, diz Bruno Baptista, piloto do Team RC.