Super Turismo: Vicente de Paiva vence a quinta etapa, numa prova recheada de surpresas

Mas a disputa provou que a equipe Trana Racing já conseguiu acertar os detalhes do ST2008.

A quinta etapa da Super Turismo, realizada no Autódromo VirgÁ­lio Távora, no Eusébio começou assim: Mano Rola(Mito/MMaia/Trana/VR), Pedro VirgÁ­nio Filho(Sky/Construtora Fujita/FG Soluções em Energia), Geraldo Rola(Mito/MMaia/Trana/VR), Vicente de Paiva(Silcar/Hotel Meridional/Integral) e Marcus Rola. Uma seqüência de fazer inveja a qualquer equipe de automobilismo. Com exceção de Pedro VirgÁ­nio Filho, que é da Próton Racing Team, todos os outros fazem parte da Trana Racing e com certeza a disputa entre os pilotos seria mais emocionante. Mas logo na largada, a primeira surpresa: o carro de Pedrinho apresenta problemas e ele cai da segunda para a quarta posição. Fica fechada assim, a hegemonia da equipe: Mano Rla, Geraldo Rola, Vicente de Paiva e Marcus Rola. Pedrinho até tentou se recuperar, mas o carro não o ajudou e ele abandonou a corrida na oitava volta com problemas na bomba de combustÁ­vel.


Enquanto isso, lá na ponta, Mano Rola liderava com o filho Geraldinho como escudeiro. Escudeiro? De onde saiu essa idéia? Geraldinho era o mais agressivo competidor de Mano nesse momento da prova. Briga mesmo estava na terceira posição. Vicente de Paiva se equilibrava entre a necessidade de proteger-se de Luizinho Gonzaga, lÁ­der do campeonato, que vinha na cola em busca da posição, e a necessidade de chegar mais perto para tentar a ultrapassagem.


A posição dos lÁ­deres não se modificou, isso até a metade da última volta, quando o lÁ­der Mano Rola bateu em um retardatário. Foi um choque leve e não intencional, mas Mano precisou tirar o pé para evitar sair da pista. Geraldinho, que vinha colado, freou e Vicente Paiva aproveitou e ultrapassou os dois numa manobra espetacular na entrada do miolo e segurou a posição até a linha de chegada.


“Quando eu vi que o Mano ia bater, diminui a velocidade, mas explorei tudo do carro para fazer a ultrapassagem e manter a posição até a bandeirada. Foi emocionante”, comemora Vicente.


“Vi a bandeira azul, que indica retardatários na pista, mas estava em primeiro e achei que não teria problemas. Numa curva encontrei logo com dois e o choque foi inevitável. Foi uma pena, liderei a prova todinha e na última volta, entreguei a corrida para o Vicente”, conta Mano Rola.


Final da corrida, e a prova terminou assim: Vicente de Paiva, Geraldo Rola, Mano Rola, Luizinho Gonzaga, Tuta Sancho, Paulo Holanda, Marcus Rola, MaurÁ­lio Reis e Roberto Barreira.


Na Light, a corrida estava absolutamente embolada. Somente o piloto Rodrigo Frota, da equipe Mx3 Racing, tinha a posição mais ou menos segura. Os outros pilotos (que de light não tem nada) trocavam de posições a cada volta, demonstrando mais competitividade, garra e apresentando também, maior evolução a cada corrida que terminou dessa forma: Rodrigo Frota, Marcos Donizete, Alan Moreira, Pedro Sidrim, Daniel Busgaib, Fernando Pessoa, Victor Frota, Paulo Albuquerque, Karl Michael e Ryan Moreira.


Depois da Super Turismo, foi a vez da Pick Up Racing entrar na pista e dar um show. Pela quarta vez na temporada, o topo do pódio ficou em poder do paulista Gustavo Sondermann. LÁ­der geral da competição, o piloto da equipe Gramacho Stédile (Chevrolet) ratificou essa condição ao vencer a quinta etapa da temporada. Ele completou as 29 voltas em 40min25seg893, seguido por Felipe Lapenna (SP), da Full Time Competições (Chevrolet), com 40min28seg447. AluÁ­zio Coelho, da Maino Racing (Mitsubishi), 40min36seg430, completou o pódio na terceira colocação.


Foi um dia espetacular, como já esperávamos, cheio de velocidade e muita emoção, comemorado pela Super Turismo e pela Pick Up Racing.


“A Super Turismo é uma categoria de baixo custo e competitiva. Esse é o caminho, uma mecânica simples, barata de automóvel de rua, mas um carro genuÁ­namente de competição, que garante competitividade aliado ao baixo custo. Ainda temos um longo caminho a trilhar com essa equipe”, afirma o diretor-presidente da Vicar(organizadora da Pick Up Racing e da Stock Car), Carlos Col.


“Fizemos um pouco desse espetáculo. A Super Turismo só tem a crescer com essas parcerias, e já estamos negociando para fazer a pré-liminar da Stock em 2009”, afirma o presidente da Associação de Pilotos de Turismo do Ceará, ÁŠnio Santos.
 
A Super Turismo volta Á  pista no dia 28 de setembro, com a sexta e a sétima etapas no Autódromo VirgÁ­lio Távora, no Eusébio.


Confira o resultado da 5ª etapa:
Categoria Profissional:
1) Vicente de Paiva – 20 pontos
2) Geraldo Rola – 16 pontos
3) Mano Rola – 14 pontos
4) Luizinho Gonzaga  – 10 pontos
5) Tuta Sancho – 8 pontos
6) Paulo Holanda – 7 pontos
7) Marcus Rola – 4 pontos
8) MaurÁ­lio Ries – 3 pontos
9) Roberto Barreira – 2 ponto
10) Adriano Rabelo – 1 ponto


Categoria Light:
1) Rodrigo Frota – 20 pontos
2) Marcos Donizete – 16 pontos
3) Alan Moreira – 13 pontos
4) Pedro Sidrim – 10 pontos
5) Daniel Busgaib – 8 pontos
6) Fernando Pessoa – 6 pontos
7) Victor Frota – 4 pontos
8) Paulo Albuquerque – 3 pontos
9) Karl Michael – 2 pontos
10) Ryan Moreira – 1 ponto


Veja agora como fica a classificação geral:
Categoria Profissional:
1) Luizinho Gonzaga – 67 pontos
2) Marcos Rola – 61pontos
3) Vicente de Paiva – 38 pontos
4) Tuta Sancho – 37 pontos
5) Ramiro Milfont – 36 pontos
6) Paulo Holanda – 36 pontos
7) Geraldo Rola – 32 pontos
8) Mano Rola – 31 pontos
9) André Pontes – 27 pontos
10) Edinardo Filho – 11 pontos
11) Leo Santos – 10 pontos
12) Enio Santos – 8 pontos
13) MaurÁ­lio Reis – 6 pontos
14) Roberto Brreira – 6 pontos
15) Alcides Moreira – 6 pontos
16) Raul Fontenele – 5 pontos
17) Pedro VirgÁ­nio – 5 pontos
18) Cleber Brasileiro – 4 pontos


Categoria Light:
1) Rodrigo Frota – 80 pontos
2) Marcos Donizete – 54 pontos
3) Pedro Sidrim – 49 pontos
4) Fernando Pessoa – 42 pontos
5) Victor Frota – 33 pontos
6) Julian Martin – 32 pontos
7) Marcos Nunes – 24 pontos
8) Karl Michael – 18 pontos
9) Daniel Busgaib – 16 pontos
10) Paulo César – 14 pontos
11) Alan Moreira – 13 pontos
12) Paulo Albuquerque – 11 pontos