Categoria está muito competitiva, faltando apenas duas etapas para o encerramento da temporada.
Apesar de ser um circuito que favorece a Toyota e a Honda, a Nissan conseguiu um significativo progresso no Fuji Speedway, que vai sediar o encerramento do Campeonato Japonês de Super GT, em novembro. Pelo menos na chuva, a dupla japonesa Satoshi Motoyama/Tsugio Matsuda foi a mais rápida no treino coletivo, realizado esta semana no traçado de 4.563 metros, enquanto que o brasileiro João Paulo de Oliveira e o japonês Naoki Yokomizo, também com Nissan Fairlady Z, tiveram uma boa performance, e ficaram com o quinto tempo.
Num campeonato super competitivo, depois de sete etapas a Toyota e a Honda estão empatadas na liderança com Juichi Wakisaka/Andre Lotterer (Toyota Lexus SC430) e Sebastien Philippe /Shinya Hosokawa (Honda NSX), com 68 pontos. Apenas três unidades atrás vêm mais duas duplas, com Yuji Tachikawa/Toranosuke Takagi (Toyota Lexus SC430) empatados com o primeiro Nissan, de Michael Krumm/Richard Lyons (Nissan Fairlady Z). No teste desta quarta-feira, o Honda NSX de Philippe/ Hosokawa foi o terceiro mais rápido, enquanto que o Toyota Lexus SC430 de Wakisaka/Lotterer ficou logo atrás de João Paulo, com o sexto tempo. Naoki Hattori/Peter Dumbreck (Toyota SC), que venceram a terceira etapa do mais importante certame asiático de carros tipo Turismo, justamente em Fuji, no mês de maio, ficou com a 15ª marca.
Por isso, tudo pode acontecer nas duas provas finais, e as fábricas estão investindo muito no desenvolvimento de seus carros de 500 hp de potência, já visando os 300 km de Kyushu, no circuito de Autópolis, oitava e penúltima etapa no dia 15 de outubro.
Os mais rápidos no teste coletivo em Fuji foram:
1 – Satoshi Motoyama / Tsugio Matsuda (Nissan Fairlady Z), 1min34s311; voltas;
2 – Loic Duval / Hideki Mutoh (Honda NSX), 1min34s624;
3- Sebastien Philippe / Shinya Hosokawa (Honda NSX), 1min34s880;
4 – Yuji Tachikawa / Toranosuke Takagi (Toyota Lexus SC430), 1min35s106;
5 – João Paulo de Oliveira / Naoki Yokomizo (Nissan Fairlady Z), 1min35s170;
6 – Juichi Wakisaka / Andre Lotterer (Toyota Lexus SC430), 1min35s258;
7 – Ryo Michigami / Takashi Kogure (Honda NSX), 1min35s273;
8 – Andre Couto / Katsuyuki Hiranaka (Toyota Supra), 1min35s314;
9 – Benoit Treluyer / Kazuki Hoshino (Nissan Fairlady Z), 1min35s406;
10 – Manabu Orido / Takeshi Tsuchiya (Toyota Supra), 1min35s729.
O Campeonato Japonês de Super GT está assim depois de sete etapas:
1 – 36 Juichi Wakisaka / Andre Lotterer (Toyota Lexus SC430), 68;
1 – 100 Sebastien Philippe / Shinya Hosokawa (Honda NSX), 68;
2 – 1 Yuji Tachikawa / Toranosuke Takagi (Toyota Lexus SC430), 65;
2 – 22 Michael Krumm / Richard Lyons (Nissan Fairlady Z), 65;
5 – 8 Daisuke Ito / Ralph Firman (Honda NSX), 63;
6 – 12 Benoit Treluyer / Kazuki Hoshino (Nissan Fairlady Z), 59;
7 – 18 Ryo Michigami / Takashi Kogure (Honda NSX), 52;
8 – 35 Naoki Hattori / Peter Dumbreck (Toyota SC), 47;
9 – 23 Satoshi Motoyama / Tsugio Matsuda (Nissan Fairlady Z), 44;
10 – 6 Akira Iida / Tatsuya Kataoka (Toyota Lexus SC430), 35;
11 – 32 Loic Duval / Hideki Mutoh (Honda NSX), 31;
12 – 3 João Paulo de Oliveira / Naoki Yokomizo (Nissan Fairlady Z), 26;
13 – 24 Erik Comas / Masataka Yanagida (Nissan Fairlady Z), 18;
14 – 25 Manabu Orido / Takeshi Tsuchiya (Toyota Supra), 16;
15 – 66 Andre Couto / Katsuyuki Hiranaka (Toyota Supra), 11 pontos.