João Paulo de Oliveira está preparado para conduzir novamente um Nissan no Campeonato Japonês de turismo.
O oriente também encerra seu perÁodo de férias no automobilismo e volta a se agitar, com o Campeonato Japonês de SuperGT 2007, a principal competição de carros turismo do continente asiático, que terá sua etapa de abertura neste domingo (18/3), no tradicional Circuito de Suzuka. Em seus 300km de extensão percorrida, a prova terá o brasileiro João Paulo de Oliveira iniciando sua segunda temporada, novamente pela Nissan, mas desta vez formando dupla e revezando o volante do Nissan Fairlady Z com o experiente japonês Seiji Ara. “Após a experiência do ano passado estou melhor preparado e mais confiante. Meu companheiro também é um piloto de muita experiência e isso facilita no desenvolvimento de nossos pneus. Suzuka é um circuito que sempre gostei de correr e estou ansioso para andar e ver como estamos com relação as outras montadorasâ€, afirma o paulista de 25 anos de idade, que nesta temporada será o principal representante dos pneus Yokohama.
Com um grande investimento das montadoras nipÁ´nicas Honda, Toyota e Nissan, a Super GT Japonesa leva alta tecnologia em seus carros, sendo também uma das categorias de turismo mais potentes da atualidade. Divididos em duas classes, denominadas GT500 e GT300, que se diferem pela potência dos motores – com 500 hp e 300 hp, respectivamente -, todos correm juntos na pista somando em torno de 40 competidores. Com esta alta quantidade de carros na pista, as ultrapassagens se tornam essenciais, e João Paulo sabe bem disso. “Já sabemos das difÁceis condições que enfrentamos na corrida. Muitas vezes passamos por situações complicadas porque estamos dando volta em carros que estão disputando posições em uma corrida diferente então, temos que ter certa atençãoâ€, comenta o campeão das Fórmulas 3 Sul-americana, Alemã e Japonesa.
Entretanto, dos cinco carros da Nissan na categoria GT500, três deles não ficaram prontos a tempo, e terão de usar nesta primeira corrida o modelo do ano passado, com motor equipado com turbo-compressor, ao invés dos mais eficientes motores aspirados. O bólido de João Paulo é um destes, e sua estréia pode ficar com resultado comprometido. Para complicar um pouco mais, este atraso da montadora rendeu uma punição de peso (lastro), pois o regulamento prevê isso para aqueles que não estão com o carro do ano. “O regulamento é chato em alguns sentidos e nisso eles foram rÁgidos demais. O Nissan 2007 já provou ser cerca de um segundo e meio mais rápido do que o 2006 que iniciaremos. Porém, a organização insiste em nos penalizar em 50 quilos, mesmo já tendo um carro defasadoâ€, avalia o piloto que competirá este ano também na Fórmula Nippon.
O certame asiático é também um dos mais competitivos e equilibrados no mundo. A temporada 2006 comprovou isso, com a incrÁvel estatÁstica de nove diferentes duplas vencendo as nove etapas do ano. A dupla campeã do ano passado é a que carrega o “número 1†a partir deste final de semana, formada pelo alemão André Lotterer e o japonês Juichi Wakisawa, da Toyota, que superaram por apenas um ponto a dupla formada pelo francês Sebastien Philippe e o japonês Shinya Hosokawa, da Honda.
Confira a lista de inscritos do Campeonato Japonês de SuperGT na categoria GT500:
Tom’s (Toyota Lexus SC430) – Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP)
Hasemi (Nissan Fairlady Z) – Sebastien Philippe (FRA) / Masataka Yanagida (JAP)
LeMans (Toyota Lexus SC430) – Bjorn Wirdheim (SUE) / Tatsuya Kataoka (JAP)
Aguri (Honda NSX) – Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP)
Impul (Nissan Fairlady Z) – Benoit Treluyer (FRA) / Kazuki Hoshino (JAP)
Real (Honda NSX) – Katsutomo Kaneishi (JAP) / Toshihiro Kaneishi (JAP)
Dome (Honda NSX) – Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP)
Nismo (Nissan Fairlady Z) – Michael Krumm (ALE) / Tsugio Matsuda (JAP)
Nismo (Nissan Fairlady Z) – Richard Lyons (IRL) / Satoshi Motoyama (JAP)
Kondo (Nissan Fairlady Z) – Joao Paulo de Oliveira (BRA) / Seiji Ara (JAP)
Tsuchiya (Toyota Lexus SC430) – Takeshi Tsuchiya (JAP) / Manabu Orido (JAP)
Nakajima (Honda NSX) – Loic Duval (FRA) / Fabio Carbone (BRA)
Kraft (Toyota Lexus SC430) – Peter Dumbreck (GBR) / Naoki Hattori (JAP)
Cerumo (Toyota Lexus SC430) – Yuji Tachikawa (JAP) / Toranosuke Takagi (JAP)
Sard (Toyota Lexus SC430) – Andre Couto (POR) / Katsuyuki Hiranaka (JAP)
Kunimitsu (Honda NSX) – Dominik Schwager (ALE) / Shinya Hosokawa (JAP)