Brasileiro teve tempo para um curto “shakedown†e realizou os treinos livres para os 500 km de Fuji.
A habitual organização dos orientais proporcionou que a montadora Nissan entregasse no último momento para o brasileiro João Paulo de Oliveira, um carro novo para que ele utilize na terceira etapa do Campeonato Japonês de Super GT. Depois de correr duas provas com o modelo do ano passado do “Fairlady Z†e com uma considerável desvantagem, o paulista já se preparava para os 500 km de Fuji na mesma situação, quando os nipÁ´nicos conseguiram aprontar o carro de 2007 a tempo. “O Nissan novo ficou pronto de última hora e o estreamos aqui. Fizemos um pequeno shakedown e já partimos para o treino livre, e com certeza obtivemos um avançoâ€, comentou João Paulo, 14° colocado durante os ensaios.
A tradicional prova dos 500 km de Fuji, sempre disputada no dia 04 de maio durante a “Golden Weekâ€, semana festiva de vários feriados acumulados no Japão, cairá desta forma na sexta-feira, com a classificação na quinta-feira (03/05). Para esta rodada do maior certame de carros turismo do continente asiático, as expectativas de João Paulo se renovam com o modelo atual da Nissan. “O carro é melhor que o anterior e temos mais chances. Chassi, suspensão, câmbio e motor, tudo novo, sem contar a renovação aerodinâmicaâ€, ressaltou. O propulsor, que antes era V6 turbo, agora passa a ser um V8 aspirado, sendo esta a principal alteração. “O aspirado é melhor tanto em retomada quanto em alta, e a dirigibilidade também melhorouâ€, opinou Oliveira.
Entretanto, o campeão das Fórmulas 3 Sul-americana, Alemã e Japonesa sabe que há muito trabalho a ser feito, em relação a um outro item do carro. “Agora vamos nos concentrar nos pneus, que ainda precisam melhorar. Quando colocamos os jogos novos, eles não rendem tanto quanto se espera, e não têm uma aderência muito melhor que os usadosâ€, avaliou o piloto de 25 anos de idade. Dos carros da categoria GT500 no Campeonato Japonês, apenas dois – incluindo o da dupla João Paulo de Oliveira e Seiji Ara – usam a marca de pneus Yokohama, o que dá uma desvantagem em relação Á s fabricantes concorrentes, que têm maior quilometragem para avaliar seus compostos.
O objetivo do brasileiro passa a ser o de marcar os primeiros pontos na temporada. “Temos que montar uma boa estratégia para a corrida, para contornarmos o problema dos pneus, e esperar que possamos pontuarâ€, finalizou João Paulo de Oliveira. A dupla de lÁderes dos primeiros treinos livres, realizados nesta quarta-feira (02/05), foi a dos japoneses Takashi Kogure e Ryo Michigami, com o modelo Honda NSX.
Confira os tempos dos treinos livres desta quarta-feira:
1. Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP) – Honda NSX, 1min34s610
2. Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min34s630
3. Richard Lyons (IRL) / Satoshi Motoyama (JAP) – Nissan Fairlady Z, 1min34s742
4. Takeshi Tsuchiya (JAP) / Manabu Orido (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min34s836
5. Yuji Tachikawa (JAP) / Toranosuke Takagi (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min34s848
6. Michael Krumm (ALE) / Tsugio Matsuda (JAP) – Nissan Fairlady Z, 1min34s937
7. Bjorn Wirdheim (SUE) / Tatsuya Kataoka (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min35s066
8. Katsutomo Kaneishi (JAP) / Toshihiro Kaneishi (JAP) – Honda NSX, 1min35s110
9. Dominik Schwager (ALE) / Shinya Hosokawa (JAP) – Honda NSX, 1min35s216
10. Andre Couto (POR) / Katsuyuki Hiranaka (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min35s253
11. Benoit Treluyer (FRA) / Kazuki Hoshino (JAP) – Nissan Fairlady Z, 1min35s348
12. Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP) – Honda NSX, 1min35s379
13. Peter Dumbreck (GBR) / Naoki Hattori (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min35s706
14. João Paulo de Oliveira (BRA) / Seiji Ara (JAP) – Nissan Fairlady Z, 1min35s718
15. Loic Duval (FRA) / Fabio Carbone (BRA) – Honda NSX, 1min35s770
16. Sebastien Philippe (FRA) / Masataka Yanagida (JAP) – Nissan Fairlady Z, 1min35s780