O brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan) vai largar da sétima fila na prova de abertura do Campeonato Japonês de Super GT, que será realizada neste domingo (18/3) no circuito de Suzuka, Japão.
Melhor piloto do grid utilizando pneus da marca Yokohama e carro modelo 2006, o representante da Nissan ficou contente com o seu desempenho “A classificação foi como esperávamos, nós estamos muito defasados com o carro do ano passado. De qualquer maneira, isto foi o melhor o que posso fazer no meu trabalhoâ€, comentou. A pole position ficou com a Honda, através da dupla Ralph Firman (GBR)/Daisuke Ito (JAP).
Dos cinco carros da Nissan na categoria GT500, três deles não ficaram prontos a tempo para a abertura do certame asiático, dentre eles o de João Paulo de Oliveira, que usará nesta primeira corrida o modelo do ano passado, com motor equipado com turbo-compressor, ao invés dos novos e mais eficientes motores aspirados. Além disso, os organizadores aplicaram um lastro para os carros de modelo 2006, como punição ao atraso da fábrica. “Pelo que deu para perceber, nosso carro é cerca de dois segundos mais lento por volta em relação ao Nissan 2007. Mesmo assim, parece que o nosso modelo novo também está atrás das outras marcas. A Honda está muito forte, fez um carro muito bom para esse anoâ€, explicou o piloto de 25 anos de idade, apontando que os quatro primeiros do grid de largada são da marca Honda, e o melhor Honda aparece apenas em sétimo.
Esta defasagem técnica não desanima João Paulo de Oliveira, pois ele foi o piloto mais rápido entre os que usaram pneus Yokohama e utilizaram carro modelo 2006. Só terá que fazer uma estratégica diferenciada junto com seu companheiro de equipe. “Ele está fazendo um trabalho muito bomâ€, elogiou o japonês Seiji Ara. “Largarei e faremos a estratégia de acordo com as condições da corrida. Meu consumo de combustÁvel é bom, por isso a equipe planeja me deixar por mais tempo na pista, mas vai depender dos pneusâ€, aponta. “Fiz uma volta boa que me classificou na frente dos Bridgestone, mas em consistência não sei exatamente como será com os Yokohama. O Bridgestone são constantes, portanto teremos uma boa briga amanhãâ€, acredita.
A dupla campeã do ano passado, formada pelo alemão André Lotterer e o japonês Juichi Wakisawa, da Toyota, vão largar apenas da 11ª posição, imediatamente a frente de João Paulo de Oliveira/Seija Ara, que vão partir da 13ª colocação.
Fábio Carbone, em dupla com o françês Loic Duval, alinha na 2º posição, com um Honda NSX.
Os tempos do grid de largada da primeira etapa da Super GT são:
1. Ralph Firman (GBR) / Daisuke Ito (JAP) – Honda NSX, 1min49s842
2. Loic Duval (FRA) / Fabio Carbone (BRA) – Honda NSX, 1min50s5833. Ryo Michigami (JAP) / Takashi Kogure (JAP) – Honda NSX,
1min50s595
4. Katsutomo Kaneishi (JAP) / Toshihiro Kaneishi (JAP) – Honda NSX, 1min50s806
5. Yuji Tachikawa (JAP) / Toranosuke Takagi (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min51s433
6. Dominik Schwager (ALE) / Shinya Hosokawa (JAP) – Honda NSX, 1min51s513
7. Richard Lyons (IRL) / Satoshi Motoyama (JAP) – Nissan Fairlady Z, 1min51s967
8. Bjorn Wirdheim (SUE) / Tatsuya Kataoka (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min52s094
9. Michael Krumm (ALE) / Tsugio Matsuda (JAP) – Nissan Fairlady Z, 1min52s155
10. Andre Couto (POR) / Katsuyuki Hiranaka (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min52s430
11. Andre Lotterer (ALE) / Juichi Wakisaka (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min52s940
12. Peter Dumbreck (GBR) / Naoki Hattori (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min53s085
13. João Paulo de Oliveira (BRA) / Seiji Ara (JAP) – Nissan Fairlady Z, 1min53s643
14. Benoit Treluyer (FRA) / Kazuki Hoshino (JAP) – Nissan Fairlady Z, 1min54s048
15. Sebastien Philippe (FRA) / Masataka Yanagida (JAP) – Nissan Fairlady Z, 1min54s174
16. Takeshi Tsuchiya (JAP) / Manabu Orido (JAP) – Toyota Lexus SC430, 1min55s542