Brasileiro obteve seu melhor resultado no torneio, na prova de Punta Del Este.
A 8ª e última etapa do Campeonato Sul-americano de Rali de Velocidade reservou fortes emoções para a dupla brasileira Paulo Nobre/Edu Paula (Itaú Private Bank). Disputada neste final de semana na cidade de Punta Del Este, no Uruguai, e com o nome de Rally Del Atlantico, a prova final do torneio sul-americano quase se tornou uma repetição dos problemas enfrentados pela dupla nas demais etapas do calendário, mas no final Palmeirinha e Paula obtiveram o seu melhor resultado em 2007, com um 3º lugar na categoria A8.
“Esse ano não foi fácil, tivemos problemas em todas as provas que disputamos no sul-americano de velocidade e nem chegávamos a correr nos domingos. Já voltávamos para casa no sábado a noite! E aqui no Uruguai quase não foi diferente. Na última Especial do sábado, quebrou nosso diferencial traseiro e nos arrastamos até o parque de assistência. Já estava ligando para São Paulo para antecipar minha passagem aérea, mas nosso chefe de carros, o “Negão”, se virou, arrumou um diferencial em uma equipe amiga nossa e junto com o Lessi, outro mecânico, deram nó em pingod’água e arrumaram o carro a tempo de podermos continuar! Esse pódio nós dedicamos a eles!”, contou Nobre.
Além do susto enfrentado no sábado com a falha do diferencial de seu Mitsubishi Lancer Evo IX, Palmeirinha ainda teve de lutar contra o longo perÁodo em que ficou afastado das competições de rali de velocidade para se dedicar ao Campeonato Mundial de Rali Cross Country, no qual foi o 4º colocado ao final da competição. “Rali de Velocidade tem uma caracterÁstica igual a do golf! Você tem que praticar com freqüência para fazer direito porque senão só faz lambança! Não corria esse tipo de rali desde junho. Estava totalmente “enferrujadoâ€, deu até vergonha da falta de intimidade que eu estava com o carro! Já no domingo, andamos bem melhor, mas falta muito para eu conseguir brigar na ponta com as feras paraguaias e argentinas”, admite o piloto que terminou a temporada na 5ª colocação, com 23 pontos.
A vitória na categoria A8 e na classificação geral da prova ficou com a dupla argentina Roberto Sanchez/Edgardo Galindo, apenas 0s8 a frente dos paraguaios Alejandro Galanti/Marcelo Toyotoshi. Sanchez/Galindo também ficaram com o tÁtulo do torneio pela A8. Na categoria N2, o piloto brasileiro Marfiso Menezes foi o campeão após conquistar o 2º lugar no Rally do Atlântico. Sua mãe, Jane Menezes já havia conquistado o tÁtulo entre os navegadores na etapa anterior. A outra dupla brasileira que participou da prova, competindo pela A6, Fernando Mello/Fernando Toshi abandonou a competição no sábado.
Agora Palmeirinha inicia os preparativos para o Rally Lisboa-Dakar 2008, com inÁcio marcado para o dia 6 de janeiro. Esta será a terceira participação do brasileiro no maior rali off-road do mundo.
Os principais colocados nas categorias que contavam com duplas brasileiras foram:
Categoria A8
1º Roberto Sanchez/Edgardo Galindo (Argentina – Subaru Impreza), 1h26min53s5
2º Alejandro Galanti/Marcelo Toyotoshi (Paraguai – Toyota Corolla), 1h26min54s3
3º Paulo Nobre/Edu Paula (Brasil – Mitsubishi Lancer), 1h38min18s2
Categoria N2
1º Marcelo Bermudez/Juan Casella (Uruguai – Vw Gol), 1h52min03s6
2º Marfiso Menezes/Jane Menezes (Brasil – Fiat Palio), 1h52min08s5
3º Gusman Consentino/Carlos Velasquez (Uruguai – Vw Gol), 1h55min46s4