Troca dos pneus importados por nacionais deixou os carros mais lentos em cerca de três segundos.
Os motores da Stock Car roncaram pela primeira na temporada nesta terça-feira (17), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Reunindo as três categorias que compõem o evento, os testes coletivos que abriram a programação deste ano marcaram o contato inicial das equipes com os novos pneus nacionais adotados pela categoria – que substituem os lotes importados usados até o ano passado -, e foram caracterizados por um intenso trabalho de busca pelo melhor acerto aos novos compostos.
Na equipe Boettger, dos pilotos Allam Khodair e Alceu Feldmann, a maior preocupação foi a adaptação do set up do carro Á s novas condições de aderência, que farão diferença principalmente em ritmo de corrida. “Fizemos um bom treino e conseguimos boa velocidadeâ€, declarou Khodair, que ficou entre os dez mais rápidos nas duas sessões do dia. “Mas, depois de algumas poucas voltas, os pneus se desgastam e o carro muda bastante. Certamente vamos trabalhar a semana toda buscando constância para que possamos terminar a primeira corrida do ano já com um bom resultadoâ€, declarou Khodair.
Os treinos desta terça-feira em Interlagos deram a dimensão do que será a Stock Car em 2007. A categoria, que teve média de 40 carros no grid do ano passado, ficou ainda maior e reuniu 45 pilotos no circuito paulista. Estes, no entanto, não representam a totalidade dos inscritos até o momento, que chegam a 49. “A categoria cresceu ainda mais e certamente terá uma temporada espetacularâ€, ressaltou Khodair. Na Stock Car Light 27 pilotos participaram dos testes, e outros nove treinaram pela Stock Jr.
O veterano Ingo Hoffmann mostrou que ainda tem gás para acompanhar a nova geração de pilotos da Stock Car e terminou o primeiro dia de treinos em primeiro, com 1:41.204. Sua performance mostra, também, a queda no rendimento dos carros da Stock Car após a adoção de pneus nacionais: Ingo ficou a praticamente 3s da pole position do paulista Felipe Maluhy na última corrida do ano passado, que foi conquistada com o tempo de 1:38.180. “O lado positivo é que todos nós usaremos os mesmos pneus, e por isso o equilÁbrio na categoria deve ser mantidoâ€, finalizou Khodair.