A equipe Terra Avallone inicia a temporada 2006 da Stock Car V8 com uma grande novidade. O time do engenheiro José Avallone Neto vai ganhar o reforço de mais um experiente piloto do automobilismo nacional: o paranaense Tarso Marques, que fará sua estréia na categoria.
Tarso, na verdade, recebeu o convite para substituir Christian Fittipaldi em três etapas do campeonato, que coincidirão com o calendário da Grand-Am, categoria de protótipos dos Estados Unidos, onde Fittipaldi compete pela equipe Cheever. Tarso já assume a vaga do piloto na primeira etapa da temporada, no dia 9 de abril, em Interlagos (SP).
O paulista Felipe Maluhy, que em 2005 conquistou o primeiro pódio para a equipe no Rio de Janeiro (com um terceiro lugar), continua como titular do time e disputará a temporada completa.
“Decidimos fazer do problema uma solução. É ruim perder o Christian, mas ao mesmo tempo vamos poder conhecer o trabalho do Tarso de perto e ficamos muito felizes por ele ter aceitado o nosso convite. É um piloto com bastante experiência e que irá nos ajudar muito nessas três corridasâ€, declarou Avallone, lembrando que o contrato para as três etapas deste ano, já prevê a opção para o piloto correr na equipe em 2007.
Tarso já realizou um teste na Stock Car, no final de 2005, em Interlagos, e foi o segundo mais rápido. Ele andou em um dos carros da equipe de seu pai, Paulo de Tarso, dono da Action Power, para matar a curiosidade e não tinha a intenção de virar rápido.
“O teste foi meio no improviso, pois decidi andar bem em cima da hora. Mesmo assim, o resultado foi excelenteâ€, comentou Tarso, que já passou por importantes categorias do automobilismo, como Fórmula 1 e Fórmula Mundial.
“Ainda continuo negociando meu futuro em outras categorias internacionais, mas nesse meio tempo ter a oportunidade de disputar essas corridas vai ser muito interessante. Acho que vou me divertir bastante e depois devolvo o carro ao meu amigo Christianâ€.
O piloto também viverá a situação inusitada de ter o pai e o irmão, Thiago Marques, como rivais. “Na realidade, estarei correndo contra os outros 39 pilotos, então o fato de meu irmão e meu pai estarem nesta lista não muda muito. Sou profissional, então terei que fazer o meu melhor. Não importa quem sejam os adversáriosâ€, completou Tarso.
Christian “aprovou†seu substituto na equipe. Os dois têm pontos em comum em seus currÁculos: passaram pela Fórmula 3 Brasileira e Sul-americana, Fórmula 3000, Fórmula Mundial e ainda foram pilotos da Minardi na Fórmula 1. Além disso, são filhos de ex-pilotos, prova de que a paixão pelo automobilismo está no sangue das suas famÁlias.
“O Tarso corre há vários anos e sabe exatamente o que precisa fazer para se adaptar ao carro. Mas posso dar alguns conselhos para acelerar o processo de entrosamento entre ele e a equipe. Tenho certeza de que ele fará um ótimo trabalho com o meu carroâ€, acredita Fittipaldi.
“Infelizmente, vou perder essas etapas da Stock, mas estou muito ansioso para o campeonato deste ano e acredito que vamos começar a colher os frutos do nosso trabalho de 2005â€, afirmou.
O campeonato deste ano marca a terceira temporada da equipe Terra Avallone na categoria. Pelo segundo ano, o time terá Fittipaldi e Maluhy e o Mitsubishi Lancer, o que para Avallone poder ser uma vantagem.
“Continuidade ajuda muito no operacional e eu creio ser uma vantagem. Conhecer os pilotos e entendê-los não se trata de uma tarefa fácil. Com a continuidade você elimina determinadas dificuldades que existem quando você inicia a temporada com novos pilotos. Hoje já temos bem definido o que cada piloto necessita para ser rápido. Conhecemos as caracterÁsticas de cada umâ€, comentou o chefe da equipe.
“Estar com o Lancer novamente e ter o suporte da Mitsubishi também será fundamental para o nosso crescimento em 2006â€, finalizou.
Maluhy concorda com Avallone. “Estamos muito confiantes para 2006. No ano passado, aprendemos muito com os nossos erros. Estivemos sempre competitivos, mas nem sempre conseguimos transformar nossa performance em resultado. O fato de estarmos juntos pelo segundo ano vai nos dar mais tranqüilidade e fará com que a gente economize tempo. Já temos uma linguagem e um entrosamento muito bonsâ€.
Nos dias 4 e 5 de abril, os pilotos da Stock Car estarão na pista pela primeira vez em 2006 para os treinos coletivos para a etapa de abertura em São Paulo. Serão 12 etapas em cinco estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul), além do Distrito Federal e uma prova em Buenos Aires, na Argentina. Fittipaldi, Maluhy e Tarso vão andar pela equipe Terra Avallone nos treinos coletivos em Interlagos.