O quente sábado no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), abriu a sétima etapa da temporada 2022 da Stock Series. O campeonato continua acirrado e muito imprevisÁvel depois da vitória conquistada no fim da manhã por Zezinho Muggiati (W2 Racing), repetindo o resultado alcançado na abertura do calendário na capital goiana em março. O paranaense compartilhou o pódio da Corrida 1 com Vitor Baptista (W2 ProGP), segundo colocado, e com Arthur Leist (Motortech), terceiro. O dia também foi de tÁtulo: por antecipação, Gui Backes (Motortech) tornou-se campeão entre os rookies.
Zezinho superou o pole Vitor Baptista na largada e assumiu a liderança nas primeiras voltas. Pouco depois, o piloto do carro #38 não resistiu ao melhor ritmo do campeão de 2018 e companheiro de equipe, Raphael Reis, que tomou o primeiro lugar.
Entretanto, Reis enfrentou problemas em seguida e abandonou na última curva do circuito e encostou o carro. Muggiati então retomou a liderança e partiu para conquistar sua terceira vitória na temporada. “Foi muito importante essa corrida. Quando o Raphinha me passou, tive cabeça para pensar no campeonato, mas sabia que precisava da vitória hoje. Tem que ter um pouco de sorte, e hoje tive e ganhei a corridaâ€, destacou Zezinho.
Backes leva tÁtulo dos rookies — Gaúcho radicado em Santa Catarina, Gui Backes foi um dos destaques da prova. O piloto de 17 anos superou o colega de time Lucas Kohl e conseguiu suportar bem a pressão exercida pelo piloto nascido em Santa Cruz do Sul. Backes cruzou a linha de chegada em quarto lugar, seu melhor resultado na classificação geral.
Em seguida terminou outro novato, VinÁcius Papareli, da equipe estreante RTR Sport Team by KTF. Na somatória dos resultados e já levando em conta os descartes que serão aplicados nesta etapa, Backes não poderá ser mais alcançado por Papareli na pontuação, confirmando assim a conquista do tÁtulo entre os rookies.
Gui celebrou o tÁtulo e também o crescimento como piloto ao longo da temporada. “A evolução está vindo de forma constante e estou bem feliz com os resultados. Feliz também por ser o campeão entre os rookies neste meu primeiro ano aqui. Logo, logo quero estar disputando com o Arthur [Leist], com o Zezinho [Muggiati]â€, disse o irmão de Victor Backes, piloto do BRB Fórmula 4 Brasil.
Campeonato segue parelho — Vitor Baptista permanece lÁder e soma agora 314 pontos, ainda sem considerar os descartes. Zezinho Muggiati subiu para 304 com a vitória nesta manhã e abriu vantagem para Arthur Leist, que tem 292. Reis e Kohl abandonaram e permanecem empatados com 197, enquanto Gui Backes é o sexto na classificação geral, com 188 tentos.
A Stock Series volta a acelerar neste domingo em Goiânia, desta vez no veloz anel externo, e concluirá a penúltima jornada do ano com a largada da Corrida 2 da sétima etapa, a partir de 10h20 (horário de BrasÁlia).
A categoria tem transmissão ao vivo pelo BandSports, mÁdias oficiais da Stock Car (YouTube e Facebook) e VT exibido pela RedeTV!. Confira cronograma e a classificação do campeonato:
Stock Series, etapa 7, Goiânia (circuito misto), Corrida 1, cinco primeiros:
1º – Zezinho Muggiati (W2 Racing), 21 voltas em 32min06s016
2º – Vitor Baptista (W2 ProGP), a 1s841
3º – Arthur Leist (Motortech), a 2s971
4º – Gui Backes (Motortech), a 22s702
5º – VinÁcius Papareli (RTR Sport Team by KTF), a 38s887
Classificação do campeonato (cinco primeiros):
1º – Vitor Baptista, 314 pontos
2º – Zezinho Muggiati, 304
3º – Arthur Leist, 292
4º – Raphael Reis, 197
5º – Lucas Kohl, 197
Domingo, 23 de outubro (anel externo):
08h00 – Stock Car – Warm Up
08h30 – Stock Series – Warm Up
09h00 – Stock Car – Classificação – 11ª etapa
10h20 – Stock Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
11h10 – Visitação aos boxes (somente para Ingresso Lounge)
13h10 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta) – 11ª etapa
13h45 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta) – 11ª etapa