Correr em Curitiba sempre foi, para Paulo Salustiano, muito melhor. Por isso, ele aguarda com otimismo a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, que será disputada no inÁcio da tarde deste domingo na capital paranaense, com transmissão ao vivo pelo SporTV.
â€œÉ a minha casa, adoro aquela pistaâ€, afirma o vice-campeão da Stock Light, que nem por isso deixa de lembrar que, lá, é preciso muito cuidado por parte dos pilotos.
Segundo Salustiano, o ponto crÁtico é a freada da curva Um. “Na prática, é a única chance de ultrapassagem. Os carros chegam lá a velocidades altÁssimas e têm de frear muito forte. Normalmente, quem freia por último faz a curva na frente. Mas como basta manter a trajetória interna para se defender, as batidas e esbarrões são inevitáveis. E como tem pouca grama antes da caixa de brita, o carro sai da pista e fica atolado, o que significa fim de corrida antes da horaâ€.
Por isso, Salustiano planeja concentrar todos os esforços para largar entre os 10 primeiros do grid. “Uma vaga nas primeiras filas significa menos riscosâ€, afirma o piloto, que carrega em seu carro as marcas da Bennamed, da Sawary e da Nicoboco. “Já combinei com meus engenheiros para nos focarmos no acerto de classificação. Só vamos adaptar o carro para a corrida depois de garantir uma boa posição de largadaâ€.
Ainda um estreante, Salustiano elogia o novo sistema de classificação. “Pelo anterior, nos dias de chuva um grupo podia pegar pista molhada e o outro seca, como aconteceu em Interlagos e prejudicou metade do pelotão. É mais justo com duas sessões liberadas para cada piloto andar quando achar melhor. A limitação de 15 voltas por piloto ameniza o trânsito que haveria com mais de 40 carros na pista ao mesmo tempo. Sem contar que, como todo mundo tem de economizar pneus, quem fizer um boa volta vai recolher o carro. Acho que agora as provas de classificação vão ser melhores e mais justasâ€, elogia.