Essa será a primeira vez que o piloto da Shell Racing largará na frente em 2017
“Foi muito tenso esperar, ainda mais quando você sabe que vai ser definido por milésimosâ€. Essa frase de Átila Abreu resume como foi a disputa pela Pole Position HERO para a sétima etapa da temporada 2017 da Stock Car, no Autódromo Velo CittÁ , em Mogi Guaçu (SP). Na disputa entre os seis pilotos que brigaram pela posição privilegiada do grid, o competidor da Shell Racing levou a melhor sobre o lÁder do campeonato, Daniel Serra, e vai largar na frente pela primeira vez no ano.
Quarto colocado na classificação, com 136 pontos, Átila Abreu precisa da vitória para entrar na briga pela disputa do tÁtulo e espera começar a arrancada no campeonato em Mogi Guaçu. “O Daniel está em um grande ano e tem feito uma temporada espetacular. Tenho que parabenizar toda a equipe pela evolução do carro nos treinos. Fiz a minha parte na pista, mas sem o trabalho deles nada teria sido possÁvel. Dois milésimos não é nem uma piscada. Ele foi muito bem no primeiro trecho, mas o meu último trecho foi muito bom. Quero muito essa vitória para entrar de vez na briga pelo tÁtuloâ€, comemorou Átila.
O lÁder do campeonato Daniel Serra dominou os treinos livres e mostrou que está competitivo, mas lamentou perder a Pole Position HERO para Átila. “Eu preferia perder por meio segundo, porque não teria o que fazer, do que perder por dois milésimos. É difÁcil calcular como eu poderia tirar essa diferença. Mas o que importa é que o carro está muito bom, se comportou bem nos treinos. Estamos motivados para amanhã e para o resto do campeonatoâ€, disse Daniel.
Terceiro colocado no grid, Felipe Fraga destacou a evolução nas últimas etapas. “Duas corridas que estamos com um bom ritmo, na segunda fase do classificatório acabei fazendo uma volta rápida a mais e isso me custou caro. Acabei errando um pouco na curva 9 e para ser pole na Stock você precisa fazer uma volta perfeita. Vou com tudo para a primeira corridaâ€, explicou. Na etapa anterior, em Curvelo, o atual campeão venceu uma das provas da rodada dupla.
Â
Confira como foi o treino classificatório:
Q1
Na primeira parte do treino classificatório, os pilotos são divididos em dois grupos de acordo com a posição na tabela do campeonato para definir os 15 que avançam Á segunda fase. Com a temperatura da pista em torno dos 44ºC, Marcos Gomes foi o mais rápido, seguido por Felipe Fraga, Rubens Barrichello, Átila Abreu, Gabriel Casagrande, Daniel Serra, Max Wilson, Galid Osman, Rafael Suzuki, Thiago Camilo, Cacá Bueno, Ricardo Mauricio, Márcio Campos, Felipe Lapenna e Tuka Rocha.
Â
Q2
Os 15 melhores pilotos da fase anterior entram na pista ao mesmo tempo para decidir em oito minutos os seis que disputam a pole para a etapa no Velo CittÁ . Daniel Serra, Felipe Fraga, Marcos Gomes, Átila Abreu, Gabriel Casagrande e Max Wilson. Os campeões Cacá Bueno, Rubens Barrichello e Ricardo Mauricio ficaram de fora. Thiago Camilo que havia avançado para a terceira fase em todas as etapas também não conseguiu ficar entre os melhores e vai largar em sétimo.
Â
Q3
Os seis melhores tempos da segunda fase do classificatório entram na pista separadamente para uma única volta rápida para decidir o Pole Position HERO. E por apenas dois milésimos, Átila Abreu vai largar na frente pela primeira vez no ano, seguido por Daniel Serra, Felipe Fraga, Max Wilson, Gabriel Casagrande e Marcos Gomes.
O fã da principal categoria do automobilismo brasileiro pode escolher até as 14h20 deste domingo os três pilotos que ganharão o HERO Push, botão extra que gera potência e mais velocidade aos motores do carro, ajudando os competidores durante a prova na defesa ou no ataque. Acesse http://stockcar.com.br/#heropush e vote.
Â
Confira como ficou o grid de largada:
Â
1Â Â Â 51 Átila Abreu (Shell Racing) 1:28.277
2Â Â Â 29 Daniel Serra (Eurofarma RC) – 1:28.279
3Â Â Â 40 Felipe Fraga (Cimed Racing Team) – 1:28.337
4Â Â Â 65 Max Wilson (RCM Motorsport) – 1:28.505
5Â Â Â 83 Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport) – 1:28.651
6Â Â Â 80 Marcos Gomes (Cimed Racing) – 1:28.750
7Â Â Â 21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing) – 1:28.527
8Â Â Â 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – 1:28.541
9Â Â Â 110 Felipe Lapenna (Cavaleiro Sports) – 1:28.612
10Â Â Â 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) – 1:28.698
11Â Â Â 28 Galid Osman (Ipiranga Racing) – 1:28.738
12Â Â Â 31 Marcio Campos (Blau Motorsport) – 1:28.849
13Â Â Â 0 Cacá Bueno (Cimed Racing) – 1:28.853
14Â Â Â 8 Rafael Suzuki (Cavaleiro Sports) – 1:28.971
15Â Â Â 25 Tuka Rocha (RCM Motorsport) – 1:29.171
16Â Â Â 30 Cesar Ramos (Blau Motorsport) – 1:28.848
17Â Â Â 117 Guilherme Salas (Vogel Motorsport) – 1:28.867
18Â Â Â 4 Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) – 1:28.915
19Â Â Â 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) – 1:28.918
20Â Â Â 44 Betinho Valério (HERO Motorsport) – 1:29.002
21Â Â Â 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – 1:29.030
22Â Â Â 5 Denis Navarro (Cimed Racing Team) – 1:29.031
23Â Â Â 1 Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing) – 1:29.109
24Â Â Â 70 Diego Nunes (HERO Motorsport) – 1:29.132
25Â Â Â 12 Lucas Foresti (Full Time Academy) – 1:29.193
26Â Â Â 73 Sergio Jimenez (Bardahl Hot Car) – 1:29.240
27Â Â Â 18 Allam Khodair (Full Time Sports) – 1:29.243
28Â Â Â 77 Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team) – 1:29.453
29Â Â Â 9 Guga Lima (Bardahl Hot Car) – 1:29.634
30Â Â Â 3 Bia Figueiredo (Full Time Academy) – 1:29.869
31Â Â Â 188 Beto Monteiro (Scuderia Colón) – 1:30.338
Resultado sujeito a verificações técnicas e desportivas
Â