Marcada pelo forte equilÁbrio nos últimos anos, a Stock Car deve ter em 2012 uma disputa ainda mais acirrada na temporada que se inicia no dia 25 de março, em Interlagos, São Paulo, graças a um investimento em um novo dinamÁ´metro de padrão internacional, produzido na Europa pela AVL, comparável Á s equipes de DTM e até F1.
O novo equipamento fica em Cotia, na Grande São Paulo, na sede da JL Racing, fabricante do carro da Stock Car e empresa atuante no automobilismo brasileiro há duas décadas.
Em relação aos dinamÁ´metros “comuns”, a vantagem de seu moderno substituto é garantir uma calibração extremamente equilibrada de todos os motores usados na Stock Car, proporcionando assim uma competição ainda mais acirrada nas 12 etapas da temporada.
“Com o novo dinamÁ´metro AVL, conseguimos simular uma volta completa em todos os circuitos usados na Stock Car. A maioria dos equipamentos deste tipo não consegue simular as condições reais de uma pista de corrida. Com o nosso novo dinamÁ´metro, podemos fazer a volta completa, com as exatas nuances de giro no motor, aceleração e velocidade máxima de cada trecho, permitindo um mapeamento completo do motor”, diz Felipe Marchesin, coordenador de engenharia de motores da JL Racing.
O novo equipamento será bastante útil nesta pré-temporada da Stock Car, que poderá ser realizada antes do inÁcio do campeonato. “Nestas sessões de treinos, ainda a serem confirmadas, os carros já terão os benefÁcios deste moderno dinamÁ´metro, que também ser aplicará aos modelos da Copa Montana. Estamos buscando maior equilÁbrio e também maior resistência e confiabilidade dos motores, para deixar a disputa intensa entre os pilotos na pista”, diz Zequinha Giaffone, diretor da JL Racing.