Stock: Motivação segue igual para quem está fora do playoff

Petrobras-Action Power descobre defeito na asa traseira do carro de Thiago Marques que fazia o piloto perder até 1s5 por volta; desempenho dos pneus também preocupa equipe.



Na etapa que definirá os dez concorrentes ao tÁ­tulo da Stock Car, os pilotos que não tem mais chance de classificação garantem que a motivação para lutar por vitórias segue a mesma nas corridas finais.


 


Na busca por um bom resultado nesta segunda parte do campeonato, Thiago Marques (Petrobras-Cimed-Prevyne-Alpina) recebeu uma boa notÁ­cia nesta semana: o time encontrou um grave defeito na asa traseira do carro após uma minuciosa revisão feita na oficina da Petrobras-Action Power.


 


Na sétima etapa, em Santa Cruz do Sul (RS), e na sexta, em Curitiba, Marques enfrentou uma série de problemas no acerto do carro, que não respondia Á s mudanças feitas pelo piloto, técnicos e engenheiros. Mesmo utilizando um set up que surtia efeito com o companheiro de equipe, Luciano Burti, o Volkswagen Bora de Thiago não demonstrava o mesmo potencial.


 


“O comportamento do carro era muito estranho. Mudávamos item por item e nada melhorava a performance. Agora, achamos a causa deste problema, já que a asa traseira estava com os reforços internos quebrados. Na prática, era como se eu não tivesse arrasto aerodinâmico na parte de trás e por isso o carro perdia muito tempo nas curvas de alta velocidade. Em um circuito como Santa Cruz, por exemplo, esta perda pode chegar até 1s5 por volta”, explica Marques.


 


Segundo o piloto, o problema que as equipes da Stock Car estão enfrentando com os pneus também ajuda a dificultar o diagnóstico das falhas de acerto. “Cada jogo de pneu funciona de um jeito e com isso a gente perde o referencial de performance”, comenta Marques. “Esperamos que o problema seja solucionado nesta etapa, que é uma das mais exigentes neste quesito”, diz, citando a composição excessivamente abrasiva da pista de BrasÁ­lia.


 


A falta de performance na etapa passada tirou de Marques a chance final de classificação para o playoff da Stock Car, mas nem por isso tira o ânimo do piloto para as corridas finais, considerada a fase mais importante não apenas pela disputa do tÁ­tulo, mas também pela maior exposição dos patrocinadores, já que as cinco provas serão transmitidas ao vivo pela TV Globo.


 


“Claro que em nenhum momento passou pela minha cabeça que ficarÁ­amos de fora do playoff, mas o campeonato segue normalmente e quero lutar pelas primeiras colocações nestas cinco corridas restantes e isso nossa equipe mostrou que tem condições de fazer”, comentou Marques.


 


O diretor-técnico da Petrobras-Action Power, Paulo de Tarso, reforça o discurso de manter a motivação em alta da equipe. “Em duas corridas saÁ­mos na pole, dominamos a corrida e merecÁ­amos a vitória. Infelizmente, por problemas como pneus furados, quebra de motor, quebra de semi-eixo, enfim, ficamos de fora. São fatalidades que fazem parte do automobilismo e podem acontecer mesmo sendo nosso time um dos que mais trabalha na manutenção preventiva de todas as peças do carro. Queremos seguir brigando pela vitória, que quase veio com o Luciano na última etapa. Agora que achamos o defeito no carro do Thiago, tenho certeza de que seremos competitivos com os dois carros em BrasÁ­lia”, completa Paulo.