Nova categoria será uma das atrações em Interlagos.
Uma das grandes novidades da temporada 2010 da Stock Car é a chegada do Mini Challenge. Disputa consagrada em paÁses da Europa e Oceania, ela fará sua estreia na América Latina dentro da programação da competição, fruto da parceria entre a Vicar Promoções Desportivas, realizadora da Stock Car, e BMW Group do Brasil. Serão oito provas na temporada, sempre ao lado da Copa Caixa Stock Car, e a primeira delas acontece no dia 27 de março, sábado, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, dentro da programação da principal categoria do automobilismo nacional. As provas serão transmitidas pela Speed Channel, sendo que as imagens serão coletadas no sábado e apresentadas no domingo.
A movimentação não para e já está praticamente tudo pronto para a abertura da competição. Os 15 carros que participarão da primeira prova já estão na JL, recebendo os últimos ajustes para os treinos livres – duas sessões de 30 minutos para cada grupo -, e o classificatório – com duração de dez minutos -, marcados para a sexta-feira, dia 26. No sábado, serão duas baterias de 25 minutos, com a classificação da Copa Caixa entre elas. Os pilotos podem participar individualmente ou em dupla e para a segunda corrida, no Rio de Janeiro, dia 22 de maio, serão 20 carros no grid.
O grid do campeonato deste ano mescla pilotos experientes, como ex-pilotos da Stock Car, da Stock Jr., Stock Light e Pick U Racing. Guto Negrão, um dos grandes nomes da Stock Car e que correrá ao lado de Alexandre Conill, Leonardo Burti, irmão de Luciano Burti, Cláudio Dahruj, João Ometto, Adriano Amaral e Beto Cavaleiro, e João Marcelo e Patrick Gonçalves, campeões da Stock Jr., são algumas das feras da categoria.
A relação completa de participantes da primeira etapa é a seguinte:
1. Leonardo Burti / Beto D´Elboux
2. José Ricardo Lima
3. Helio Saraiva
4. Cláudio Daruj
5. João Marcelo / Patrick Gonçalves
6. Lucas Marotta / Thiago Marotta
7. João Ometto
8. Bruno Henriques (Eurovile)
9. Henry Visconde / Ricardo Landi Nunes (Eurobike)
10. Alexandre Conil / Guto Negrão (Weltmotors)
11. José Mário Castilho
12. Carlos Alberto Cavaleiro / Adriano Amaral
13. José Eduardo Furlanetto
14. Fábio Viscardi
15. Gustavo Trindade (Eurovile)
Os carros são importados da Inglaterra. O modelo MINI John Cooper Works CHALLENGE tem motor de 221 HP, com quatro cilindros em linha, com turbocompressor, injeção direta de gasolina. Com 1.598 cc, pode atingir 240 km/h. O peso mÁnimo, incluindo o piloto, é de 1.170 kg.
O calendário completo do Mini Challenge é o seguinte:
Etapa 1 – 27/03 – Autódromo Internacional José Carlos Pace (São Paulo – SP)
Etapa 2 – 22/05 – Autódromo Internacional Nelson Piquet – (Rio de Janeiro – RJ)
Etapa 3 – 14/08 – Salvador (Bahia – BA)
Etapa 4 – 04/09 – Autódromo Municipal José Carlos Pace (São Paulo – SP)
Etapa 5 – 09/10 – Autódromo Internacional Ayrton Senna (Londrina – PR)
Etapa 6 – 23/10 – Autódromo Internacional Velopark (Porto Alegre – RS)
Etapa 7 – 20/11 – Autódromo Internacional Nelson Piquet (BrasÁlia – DF)
Etapa 8 – 04/12 – Autódromo Internacional de Curitiba (Pinhais – PR)