A luta pelo tricampeonato de Giuliano Losacco (Medley) na Stock Car já tem dia e local para começar. De acordo com o pré-calendário distribuÁdo Á s equipes pelos organizadores, a temporada 2006 será aberta a 9 de abril em Interlagos – três semanas antes em relação Á primeira prova do ano passado.
O calendário continuará com 12 etapas. A última está marcada para 3 de dezembro, novamente em São Paulo. A corrida final de 2005 foi realizada a 27 de novembro.
Protagonista da mais espetacular virada da história da categoria, ao descontar uma diferença de 55 pontos favorável ao vice Cacá Bueno, Losacco sabe que as dificuldades não diminuirão. “A Stock Car nunca será fácil. Sempre haverá um grupo de até 15 pilotos com chances de ganhar corridas e brigar pelo tÁtuloâ€, lembrou o piloto de 28 anos, que passa férias em Angra dos Reis, litoral sul fluminense. A equipe Medley também é baseada no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente os carros de Losacco e seu companheiro Guto Negrão passam por completa revisão na oficina em Petrópolis.
A entrada da terceira montadora – a Volkswagen se une Á General Motors e Á Mitsubishi, estreante em 2005 – e a movimentação no mercado de pilotos e equipes darão o tom de um ano marcado pela Copa do Mundo. “A chegada da Volkswagen é uma boa notÁcia. É mais um passo no sentido de se criar uma maior identificação dos torcedores com os modelos de rua. Os organizadores desejam a adesão de apenas mais uma marca, provavelmente para 2007, mas acho que as demais também deveriam ser estimuladas a ingressar na Stock Carâ€, observa.
Embora datas e locais sejam ainda provisórios, as maiores dúvidas recaem sobre as etapas do Rio de Janeiro, previstas para maio e novembro. Dependendo do andamento das obras no Autódromo de Jacarepaguá, uma das praças escolhidas para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2007, elas poderão ser transferidas para Campo Grande e BrasÁlia. No perÁodo de 9 de junho a 9 de julho, quando todas as atenções estarão voltadas para os gramados alemães, só haverá uma prova em Interlagos. A etapa da Argentina foi mantida na mesma época da corrida pioneira de outubro passado.
A antecipação do inÁcio do campeonato atende a um anseio das equipes, que se queixaram do longo hiato de cinco meses entre as duas últimas temporadas. Os promotores da Stock Car, criada em 1979 e imediatamente transformada na série mais importante do automobilismo brasileiro, programaram uma sessão de testes coletivos em março em São Paulo. Espera-se que pelo menos uma parte das 10 carrocerias inspiradas no Bora da VW já esteja disponÁvel para as equipes.
O pré-calendário está assim distribuÁdo:
09-04 – São Paulo
30-04 – Curitiba
21-05 – Rio de Janeiro/Campo Grande
02-07 – São Paulo
16-07 – Londrina
13-08 – Curitiba
03-09 – BrasÁlia
24-09 – Santa Cruz
15-10 – Porto Alegre
29-10 – Buenos Aires
19-11 – Rio de Janeiro/BrasÁlia
03-12 – São Paulo