O tÁtulo do Campeonato Paulista de Stock Jr. foi definido apenas na bandeira final da última prova, que disputada no último sábado (12), no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. O piloto Rafael Seibel venceu a segunda bateria e garantiu o tÁtulo inédito da categoria. O vice-campeonato ficou com o piloto Otto Baumgart.
Apesar da vitória e da virada sobre o lÁder, a decisão foi tensa, durante e depois da prova, com os pilotos analisando a planilha de classificação do campeonato, já que os dois primeiros colocados empataram no número de pontos e o empate insistia em persistir com a aplicação da regra do descarte.
Â
O desempate veio somente após o uso do quesito número de vitórias, critério que apontou Seibel como o de maior vencedor da temporada, tendo conquistando cinco vitórias contra quatro de Baumgart.
Â
“Estou muito contente e, ao mesmo tempo, muito surpreso. Essa é minha segunda temporada na categoria. Cheguei para essa prova final em desvantagem, mas as coisas deram mais certo para mim do que para meu adversárioâ€, afirmou o Seibel.
Â
A disputa da Stock Jr. nesta temporada foi marcada pelo forte equilÁbrio, principalmente pelos dois primeiros colocados. Otto Baumgart ocupava a primeira colocação e não precisava ganhar para ficar com o tÁtulo do campeonato, contato que o adversário não chegasse a sua frente. Lutando pelo bicampeonato, o piloto terminou a primeira bateria na quarta posição e a segunda bateria logo atrás de Rafael.
Â
Antes das provas, Seibel estava em segundo lugar, com 21 pontos a menos. Com uma vitória e uma segunda colocação, o piloto que em 2014 foi considerado a revelação do ano na categoria, mal podia conter a euforia.
Â
“Após o segundo lugar na primeira bateria, só a vitória me daria o tÁtulo. Assumi a ponta no começo, mas foi muito difÁcil segurar o Otto, que colocou o carro por duas vezes ao meu lado, acho que foi a conquista da minha vidaâ€, afirmou o paulistano.
Â
Copa ECPA de Velocidade
As demais categorias da Copa ECPA de Velocidade já haviam sido definidas antecipadamente, aconteceram no domingo (13). Entre os competidores da categoria Marcas e Pilotos, na classe Super, a vitória no domingo foi de Rodrigo Stefanini, que conquistou as duas baterias e acabou ficando com o vice-campeonato, mas o tÁtulo ficou com Alexandre Souza.
Â
Na Light, a dupla de Ribeirão Preto, formada por Rafael Matta e Anderson Paes, foi a grande campeã. Entre os competidores Novatos, o piloto do Macapá, mas radicado em Capivari, Mauricio Quagliato também se consagrou com o tÁtulo do ano.
Â
Clássicos de Competição
Já entre os Clássicos de Competição, Stanley de Barros Wessler venceu as duas baterias da Classe B e se consagrou com o tÁtulo da temporada.
Â
Na Classe C, vitória em dobro da dupla formada por Mauricio Marchioni e Rogerio Camargo, mas tÁtulo ficou mesmo com outra dupla: Luis Carlos Finotti e Marcelo Fortes.
Â
Virada espetacular na Classe D, com Ruy e Fabio Quintela superando Eugenio Olivo Filho e Wagner Siebert nas últimas baterias da temporada.