Stock: Hoover Orsi preparado para inÁ­cio da temporada

Depois de um recesso de mais de quatro meses, perÁ­odo em que passou por algumas alterações, a Stock Car dá nesta terça-feira a largada oficial para a temporada 2006, com a realização dos primeiros treinos coletivos no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.


Os treinos coletivos serão a única oportunidade para as equipes testarem as modificações da categoria e buscarem um acerto para a primeira etapa que acontece neste final de semana também em São Paulo.

“Nessas poucas horas de treinos que temos, vamos priorizar algumas mudanças que aconteceu na categoria. Acredito, que poderÁ­amos ter mais tempo pra treinar, apenas dois dias é muito pouco para uma categoria como a Stock que cresce assustadoramente a cada ano”, disse Hoover Orsi( Wurth – Banco de BrasÁ­lia – Puma).

Pela primeira vez estarão na mesma pista, os Astra Sedan da Chevrolet, o Mitsubishi Lancer e o recém-chegado Bora da Volkswagen que está na sua primeira temporada nesse novo contexto da principal categoria do automobilismo Brasileiro e já vai contar com 7 carros.

Para Orsi, que vai disputar as 12 etapas do calendário com o Bora, quem tem a ganhar com a entrada de mais uma montadora é o público.

â€œÉ bem interessante Á  entrada de mais uma montadora na categoria, até porque passamos a diferenciar mais cada um dos três carros da Stock. Até o ano passado algumas pessoas ainda tinham dificuldade para ver quem corria de Astra e quem corria de Lancer”, disse o piloto do Bora número 12.

Para a temporada 2006, foram introduzidas muitas novidades. A que mais agrada o piloto da NarsCastroneves, é o equipamento para aquisição e registro de dados sobre o carro.

“Essa foi uma ótima inovação da categoria, pois poupa em muito o tempo das equipes. Com isso, chegamos no problema que o carro apresenta muito rapidamente. Além disso, a nossa equipe tem uma boa experiência com esse equipamento em outras categorias”, disse o único Sul Mato Grossense na Stock Car V8.

O formato dos treinos classificatórios, agora chamado de Super Classificação – na qual os dez melhores colocados nos treinos entram juntos na pista para brigar pela pole position – e os playoffs – nas quatro últimas das 12 etapas haverá uma pontuação em separado para os 10 primeiros colocados que disputarão o tÁ­tulo -, são as outras alterações na categoria e que divide um pouco a opinião de Orsi.

“Acredito que 12 etapas, sejam muito pouco para ter playoffs. Prefiro disputar todas as etapas e quem fizer maior número de pontos é o campeão e pronto. Assim é mais justo. Na Nascar, onde a temporada conta com 36 etapas pode ser a maneira correta pra ver quem é o campeão, mas aqui no Brasil preferiria voltar com era antes”, finalizou Hoover Orsi.