O grid da Corrida do Milhão está estrelado em 2018. A prova, que acontece em Goiânia no dia 5 de agosto, já tem as presenças confirmadas de verdadeiras estrelas convidadas como Felipe Massa, o português Antonio Félix da Costa, o argentino AgustÁn Canapino – um dos destaques do SuperTC 2000, o principal campeonato do automobilismo argentino -, que irão dividir curvas com outros grandes nomes já fixos da Stock Car como Rubens Barrichello, Lucas di Grassi, Daniel Serra, Cacá Bueno, Felipe Fraga, Nelsinho Piquet, entre tantos outros.
E a grande novidade para os pilotos, tanto os que disputam a temporada como os que estarão apenas em Goiânia atrás do milhão de reais é a utilização do anel externo do circuito, que tem um total de 2.696 metros de extensão. Um desafio a mais para os pilotos, já que ninguém do grid atual jamais competiu nesta versão do circuito da capital goiana. Será a primeira vez em 18 anos que a Stock Car utilizará a versão somente com curvas Á direita, e a sexta vez na história do autódromo da capital de Goiás.
“Quisemos trazer um ingrediente especial para esta edição da Corrida do Milhão ao optarmos pelo traçado externo, no qual ninguém da atual geração de pilotos da Stock Car correu. Vai ser muito interessante acompanhar a evolução de cada piloto com acerto do carro e pilotagem, e também em tempos de volta, para termos a Corrida do Milhão mais veloz da históriaâ€, destacou Rodrigo Mathias, CEO da Vicar Promoções Desportivas, empresa que organiza a Stock Car, a Stock Light e o Brasileiro de Marcas.
A primeira das cinco vezes em que a Stock Car correu no anel externo do circuito de Goiânia foi em 1993. A versão do traçado, com 2.550 metros de extensão, teve a vitória da dupla formada por Ingo Hoffmann e Á‚ngelo Giombelli em 1993. Seis anos depois, já com 2.800 metros, o “oval†da capital goiana teve duas provas, ambas com vitória de Chico Serra. No ano seguinte, em uma versão de 2.696 metros, foram duas corridas, vencidas por Chico Serra e Ingo Hoffmann.
Da última vez em que a Stock Car utilizou o anel externo goiano, o carro da categoria ainda era a versão do Vectra com motor de seis cilindros em linha. O tempo da pole position na ocasião, anotado por Affonso Giaffone Neto, foi de 53s500, a uma média de 181,413 km/h. Uma das grandes expectativas agora fica por conta do tempo de volta do modelo atual dotado de motor V8 e cerca de 500 cavalos de potência.
O traçado atual terá 2.696 metros e, de acordo com simulações, o tempo de volta deverá ser em torno de 49 segundos – cerca de quatro segundos mais rápido em relação Á última pole registrada em 2000.
Três pilotos do grid atual terão aliados poderosos: seus próprios pais. Daniel Serra, Marcos Gomes e Thiago Camilo tiveram seus sobrenomes representados na última vez em que a Stock Car correu no anel externo goiano, com Chico Serra, Paulo Gomes e Bel Camilo. Além deles, Vitor Genz e Valdeno Brito, da Eisenbahn Racing Team, contarão com os conselhos valiosos do chefe Carlos Alves, autor da última pole position no anel externo goiano, no ano 2000.
Horários de largada definidos
A classificação e a largada para a Corrida do Milhão já têm horários definidos. No sábado (4), a definição do grid da Stock Car ocorre ao meio-dia, com transmissão ao vivo do SporTV. A Stock Light tem a largada da primeira prova também no sábado Á s 13h30, enquanto o Brasileiro de Marcas tem o horário de inÁcio Á s 14h35.
No domingo (5), a programação será aberta com a largada da segunda prova do Brasileiro de Marcas; na sequência, ocorre a visitação dos boxes, Á s 9h45, onde os portadores do passe poderão conseguir autógrafos e fotos com os Ádolos da Stock Car.
Às 11h30 será dada a largada para a Corrida do Milhão da Stock Car, com transmissão ao vivo na Globo dentro do programa Esporte Espetacular, e Á s 12h35 a Stock Light dá inÁcio Á segunda prova.