A Stock Car desembarca em Goiânia neste final de semana (19/5) depois de realizar três provas marcadas pela alternância e drama que permeiam as grandes competições. Ainda é cedo para qualquer previsão, mas o que pilotos e equipes mostraram na prova de abertura do Velopark (RS) e na rodada dupla do Velo CittÁ (SP) é o mais revelador indicativo de que 2019 deve ser um ano de automobilismo no mais alto nÁvel na principal categoria do paÁs. Ingressos para a etapa goiana já estão disponÁveis em www.ticketsforfun.com.br ou nos postos fÁsicos indicados abaixo.
Após as provas do Velopark e do Velo CittÁ , Daniel Serra é o lÁder com 61 pontos, mas é seguido de perto por Rubens Barrichello (59) e Ricardo MaurÁcio (55). O atual bicampeão aproveitou bem o máximo de 84 pontos colocados em jogo na soma das três corridas realizadas, atingindo um Ándice de aproveitamento de 72% dos pontos disponÁveis até aqui, contra 70% de Barrichello e 65% de Ricardo MaurÁcio. Mas, com as pequenas diferenças exibidas na tabela entre os primeiros colocados, a rodada dupla de Goiânia pode facilmente promover um novo lÁder, já que neste domingo estarão em jogo um máximo de 54 pontos. Além disso, dos 16 primeiros colocados na classificação, 12 estão entre os eventuais vencedores de corridas na Stock – então tudo é possÁvel.
Grande inÁcio – O primeiro momento marcante da temporada 2019 aconteceu já na etapa de abertura, na disputa pela honra de faturar a “Stock Car 500â€, corrida histórica para o automobilismo nacional. Daniel Serra fez valer seu tino de campeão para decidir a vitória no Velopark em uma jogada estratégica. Depois de duelar duramente contra o pole Thiago Camilo, o atual bicampeão atrasou sua parada para troca de pneus e voltou para a pista com pneus slick – em uma surpreendente leitura da corrida que garantiu a primeira vitória no terço final da prova, quando a chuva se dissipava de maneira definitiva. Serrinha vencia, assim, a corrida número 500 da Stock Car, colocando em seu currÁculo mais uma estatÁstica importante.
Se a vitória de Serra em uma jogada de mestre bastante aplaudida pelo preparador Rosinei “Meinha†Campos foi o ponto alto daquela etapa, a entrevista de Camilo depois de conquistar a pole, no dia anterior, foi igualmente marcante para os fãs. Visivelmente emocionado, Thiago declarou que aquele seria o inÁcio da virada de sua equipe, a Ipiranga Racing, que em 2018 enfrentou muitas dificuldades e passou por um perÁodo de reconstrução. O maior vencedor da Corrida do Milhão, no entanto, amargaria a derrota para Serrinha depois de um erro no piso molhado e de ver o adversário abrir uma vantagem decisiva na estratégia dos pneus.
Decisão nos metros finais –No Velo CittÁ , entretanto, Camilo teria o momento de redenção. Ele cravou novamente a pole e liderou toda a Corrida 1 da primeira rodada dupla do ano. Mas sempre importunado pelas investidas de Serra, que ora apertava o ritmo, ora tentava induzir o lÁder ao erro em um jogo psicológico permanente. Foram os minutos finais da prova que radicalizaram o drama. Enquanto o público acompanhava Camilo levar nÁtida vantagem no primeiro setor, Daniel se aproveitava do melhor acerto no restante da pista, em um jogo no qual qualquer vacilo seria decisivo. Faltando um minuto e meio, Serra conseguiu alcançar o lÁder e os dois passaram a fazer curvas lado a lado. Esticando a tensão até o último metro de prova, a dupla recebeu a bandeirada separada por apenas 0s2, em um final de tirar o fÁ´lego a favor de Thiago Camilo.
A corrida complementar da rodada dupla no Velo CittÁ foi a mais confusa da temporada até o momento – e a mais cheia de alternativas. Com os dez primeiros da Corrida 1 tendo suas posições invertidas no grid da prova seguinte, como manda o regulamento, Julio Campos largou na pole enquanto uma sucessão de toques e alguns acidentes revolucionavam o pelotão que vinha atrás. Foi nesse momento, já na largada, que Daniel Serra caiu para 17º e viu suas chances de novo pódio evaporarem no calor de 30º centÁgrados daquele domingo.
Campos e Rubens Barrichello duelaram pela ponta até a parada de box, quando Ricardo Zonta emergiu como novo lÁder. Barrichello, agora segundo colocado mesmo depois de uma parada demorada, tentou forçar o ritmo para superar o paranaense. Mas o cansaço e a desidratação causados por uma falha no sistema que fornece água ao competidor exauriram o ex-piloto da Ferrari. Barrichello lutou, cruzou a linha de chegada no limite de suas forças, mas teve que se conformar com o segundo lugar.
Retrospecto –O autódromo de Goiânia sediou a sexta e a 11ª etapas da Stock Car no ano passado. A primeira visita da categoria ao circuito goiano foi em rodada simples e valeu pela famosa “Corrida do Milhãoâ€. O vencedor foi Rubens Barrichello que surpreendeu o grid ao ficar na pista o máximo possÁvel, fazer a última parada obrigatória a três voltas do final e assim passar Á frente do então lÁder Max Wilson. O português Antonio Félix da Costa fechou o pódio em terceiro lugar. Na rodada dupla disputada três meses depois, Ricardo Zonta faturou a primeira prova, com Diego Nunes e Felipe Fraga nas posições seguintes. Fechando aquela etapa, Max Wilson, Nelsinho Piquet e Felipe Fraga subiram ao pódio. Na soma de todos estes resultados, Max Wilson aparece como o piloto com o melhor retrospecto recente em Goiânia.
Com preços iniciando em R$ 50 e R$ 25 (meia entrada), os ingressos valem para a rodada dupla da Stock Car (no domingo) e da Stock Light (sábado e domingo). As provas fazem parte das comemorações dos 40 anos da Stock Car. O domingo contará ainda com um desfile de carros de época e um show de Drift, versão do automobilismo de competição na qual os carros contornam as curvas derrapando. Confira abaixo a programação e locais de compra.