No dia 02 de abril deste ano a Blau Motorsport alinhou seus dois carros no grid do autódromo de Goiânia para disputar a primeira corrida de Stock Car da sua história. E, baseada em uma estratégia ousada, alcançou um feito histórico, colocando Cesar Ramos no Top10 depois de ter largado na 27ª colocação.
“Aquela foi uma corrida muito importante para nossa equipe, pois conquistar um grande resultado logo na estreia nos deu total confiança para seguir o trabalho ao longo da temporada. Agora será muito bom podermos voltar a uma pista onde já andamos, onde temos algumas referências, depois de todas as evoluções que tivemos desde a nossa estreiaâ€, avaliou MaurÁcio Fontenete, chefe de equipe da Blau Motorsport.
Prova do salto de evolução da equipe neste intervalo entre o inÁcio do campeonato e o retorno a Goiânia neste final de semana para a disputa da penúltima etapa da temporada são os resultados recentes. Afinal de contas, Time Azul vem para a disputa embalado pela conquista do seu primeiro pódio, há três semanas, em Tarumã, onde o estreante Marcio Campos foi terceiro colocado na segunda prova da rodada dupla.
“Fiquei muito orgulhoso de poder escrever meu nome na história da equipe ao conquistar nosso primeiro pódio. Agora, espero que nesta volta a Goiânia a gente continue andando na frente, brigando por mais um pódio. Estamos muito empolgados com o rendimento do carro nesta reta final de campeonato e isso nos enche de confiança para a disputa deste final de semanaâ€, disse Márcio Campos.
A rodada dupla válida pela penúltima etapa do campeonato ainda terá uma novidade: os motores dos carros funcionarão com 500cv de potência. Com essa alteração, os pilotos conduzirão os carros como se tivessem com o botão de ultrapassagem acionado durante toda a prova. Ao longo da temporada, a potência máxima dos propulsores da Stock Car foi de 450hp. Em Goiânia, o push ainda dará um incremento de 30cv.
“Será um grande desafio para os pilotos, principalmente com aqueles que não tem um histórico de competir com carros tão potentes. Será um carro mais difÁcil de guiar, com menos tração, com uma freada diferente e, principalmente, com um consumo muito maior dos pneus. Por isso acredito que quem tiver um acerto de carro e uma tocada que não gere tanto desgaste dos pneus, poderá levar alguma vantagem na parte final da provaâ€, disse Campos.
“Teremos um carro mais rápido, mais arisco e isso vai mudar bastante a tocada de cada piloto. Com essa mudança, acredito que os tempos entre os pilotos não serão tão próximos como estamos acostumados a ver na Stock Car, porque teremos um carro bem mais difÁcil de guiar. Isso fará com que os pilotos mais rápidos apareçam mais e se destaquemâ€, afirmou Cesar Ramos.