A Rosberg x Racing conquistou a vitória na nona rodada da terceira temporada da Extreme E, que aconteceu neste sábado no Chile.Johan Kristoffersson e Mikaela Åhlin-Kottulinksy, que terminaram com apenas 0,35 segundos de vantagem sobre os seus rivais mais próximos, a ACCIONA | SAINZ XE Team (ASXE), tomaram a dianteira na luta pelo campeonato com seis pontos de vantagem sobre a equipe espanhola faltando apenas uma corrida para o final da competição, que será disputada no domingo.
Mikaela Åhlin-Kottulinsky, da Rosberg x Racing disse:“Tenho tentado manter tudo em ordem e deixar Laia (Sanz) atrás, mas foi uma corrida muito acirrada. Johan fez uma largada incrível e foi um trabalho de equipe incrível. É fantástico conquistar a vitória. Estamos muito felizes por liderar o campeonato e esperamos continuar assim na próxima corrida”.Johan Kristoffersson, da Rosberg x Racing, afirmou:
“Foi uma boa corrida entre eu e Mattias (Ekström). Gostei muito desta batalha. Além disso, ver Mikaela e Laia pilotando também foi algo impressionante. Amanhã é um novo dia, e agora estamos no topo do campeonato, então será um final emocionante”.A X44 Vida Carbon Racing, que entrou na Grande Final da 9ª rodada tendo terminado como a melhor equipe na classificação, completou o pódio, mas já não tem chances matemáticas de permanecer com o título da Extreme E conquistado no ano passado. O quarto lugar na corrida foi para a equipe NEOM McLaren Extreme E, com Tanner Foust e a estreante Hedda Hosås, que tiveram desempenhos consistentes ao longo da jornada.
A desistência da Veloce Racing, que mal conseguiu se movimentar na saída devido aos danos sofridos após o capotamento em uma das corridas classificatórias, deixou a equipe britânica fora da briga pelo título, depois de ter chegado ao fim de semana na terceira posição . Os vencedores da Redemption Race foram Lia Block e Timo Scheider, da equipe Carl Cox Motorsport, o que lhes permitiu terminar o dia mais animados depois de terem ficado fora da Grande Final por muito pouco.
Grande Final
A tensão estava alta quando as equipes se alinharam para a largada, com quatro delas ainda na disputa pelo título da 3ª temporada da Extreme E.A ASXE assumiu a liderança com Ekström, enquanto Kristoffersson, da RXR, ficou em segundo depois de passar pelo meio do pelotão na primeira curva. Fraser McConnell, da X44, estava em terceiro e Foust, da NEOM McLaren Extreme E Team, em quarto.
Quando a poeira baixou, o protótipo da Veloce Racing pôde ser visto ainda na linha de largada, antes de que Kevin Hansen pudesse arrancar seu ODYSSEY 21, evitando uma desistência imediata e somando 10 pontos para a equipe. Entretanto, os danos sofridos na classificação não só deixaram a Veloce Racing fora da corrida, como também fora da briga pelo título da Extreme E.
Quando os dois primeiros entraram na zona de troca de pilotos, Kristoffersson conseguiu se aproximar de Ekström, o que foi crucial quando a ASXE teve problemas para sair do seu setor na Switch Zone e caiu para a segunda posição.
Åhlin-Kottulinsky absorveu a pressão de Laia Sanz da ASXE nas duas voltas seguintes, e conquistou a vitória para a RXR. Este resultado, juntamente com a vitória na corrida de classificação mais cedo e a liderança no Continental Traction Challenge, colocaram a equipe de Nico Rosberg no topo do campeonato, com uma vantagem de seis pontos sobre a ASXE.Laia Sanz, da equipe ACCIONA | SAINZ, declarou:“É uma sensação agridoce depois da Grande Final. Estivemos muito perto da vitória e faltou sorte na troca de pilotos, porque de repente houve uma tempestade de areia. Foi aí que perdi a primeira posição”. “ O bom é que tanto Mattias quanto eu sabemos que tínhamos ritmo para mais. Podemos estar muito felizes de só estarmos seis pontos atrás, porque pela manhã tudo parecia estar piorando depois do problema técnico que tivemos na primeira classificação. Amanhã vamos dar tudo de nós. Vamos buscar a vitória. “A X44 Vida Carbon Racing manteve sua terceira posição, à frente da NEOM McLaren XE, conseguindo um lugar no pódio.
Os resultados da RXR e da ASXE, porém, significam que a equipe britânica já está fora da luta pelo campeonato. Fraser McConnell, da X44 Vida Carbon Racing, disse:“Foi um dia incrível. Ganhamos a primeira bateria e ficamos em segundo na seguinte. Infelizmente, nosso Grid Play não nos ajudou e ficamos com a última opção, mas aproveitamos ao máximo o que tínhamos. Saí da primeira curva em terceiro e nos mantivemos limpos em uma final muito dura, com muitos pilotos rápidos. Conseguimos continuar na luta o máximo que pudemos, e chegamos na terceira posição para recompensar a equipe com outro pódio”.
Redemption Race
Considerando que a Andretti Altawkilat Extreme E e a ABT CUPRA não puderam participar da corrida devido a incidentes na fase de classificação, somente três carros se alinharam para a largada na Redemption Race.Scheider, da Carl Cox Motorsport, usou seu ENOWA Hypderdrive na saída para assumir a liderança à frente de Andreas Bakkerud, da JBXE, sendo seguido pela GMC HUMMER EV Chip Ganassi Racing nº 99 com RJ Anderson ao volante.Uma performance sem erros por parte de Scheider e Block permitiu à Carl Cox Motorsport cruzar a linha de chegada na primeira posição, aproveitando ao máximo a situação depois de ter perdido por pouco uma vaga na Grande Final.
Um furo da JBXE fez com que a equipe caísse para o terceiro lugar com uma desistência, enquanto a No.99 GMC HUMMER EV Chip Ganassi Racing ficou em segundo lugar.A temporada 2023 da Extreme E será finalizada no domingo com a Rodada 10, onde a Rosberg X Racing (RXR) e a ACCIONA | A equipe SAINZ XE disputarão o campeonato, enquanto os demais competidores buscarão fechar o ano com o melhor resultado possível no Deserto do Atacama.Clique aqui para conhecer as diferentes opções de transmissão televisiva da rodada da Extreme E no Atacama.
RESULTADOSGrande Final
1. Rosberg X Racing 8:26.992mins
2. ACCIONA | SAINZ XE Team +0.356s
3. X44 Vida Carbon Racing +3.748s
4. NEOM McLaren Extreme E Team +8.754s
5. Veloce Racing (Retiro)
Redemption Race1. Carl Cox Motorsport 8:36.520mins
2. No.99 GMC HUMMER EV Chip Ganassi Racing +15.012s
3. JBXE (Retiro)
4. ABT CUPRA XE (Retiro)
5. Andretti Altawkilat Extreme E (Retiro)
Posições do campeonato1. Rosberg X Racing: 164 pontos
2 ACCIONA | SAINZ XE Team: 158 pontos
3. Veloce Racing: 129 pontos
4. No.99 GMC HUMMER EV Chip Ganassi Racing: 105 pontos
5. X44 Vida Carbon Racing: 103 pontos
6. ABT CUPRA XE: 75 pontos
7. Andretti Altawkilat Extreme E: 71 pontos
8. NEOM McLaren Extreme E Team: 57 pontos
9. Carl Cox Motorsport: 48 pontos
10. JBXE: 46 pontos