O Grupo Renault desenvolveu um sistema de condução autÁ´noma capaz de gerenciar cenários desafiadores. Pela primeira vez, um veÁculo pÁ´de fazer uma manobra para evitar uma colisão com a mesma taxa de sucesso que pilotos de teste profissionais. Os pilotos que serviram de inspiração e referência para a equipe do Laboratório de Inovação Aberta da Renault, localizado no Vale do SilÁcio, estão entre os melhores do mundo.
“O Grupo Renault tem o objetivo de estar entre os lÁderes em inovação por meio de seus produtos, tecnologias e designâ€, explicou Simon Hougard, Diretor do Laboratório de Inovação Aberta da Renault no Vale do SilÁcio, nos Estados Unidos. “Nosso trabalho com foco em inovação concentra-se principalmente no desenvolvimento de tecnologias avançadas de condução autÁ´noma para garantir a segurança e o conforto de nossos clientes.â€
O Laboratório de Inovação Aberta da Renault faz parte da rede de laboratórios criada pela Aliança, com o objetivo de melhorar a segurança e as tecnologias avançadas de condução autÁ´noma. Os avanços tecnológicos anunciados hoje:
São inspirados em e comparados com pilotos de teste profissionais;
Complementam os desenvolvimentos feitos pela Renault em matéria de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e segurança veicular, representando uma etapa importante no uso da condução autÁ´noma para melhorar a segurança dos veÁculos;
Acompanham a ambição do Grupo Renault de se tornar uma das primeiras montadoras de automóveis a oferecer uma tecnologia de condução autÁ´noma de nÁvel 4 do tipo “Mind off†(sem supervisão do condutor) para seus veÁculos de produção em série, e desenvolver uma frota de veÁculos autÁ´nomos sem motorista.
Este trabalho é baseado em pesquisas publicadas pelo Laboratório de Design Dinâmico da Universidade de Stanford (comandado pelo professor Chris Gerdes, ex-Diretor de Inovação do Departamento de Transportes dos EUA), que trabalha em parceria com o Laboratório de Inovação Aberta da Renault.
Graças a esta inovação, o Grupo Renault pretende lançar mais de 15 modelos com diferentes nÁveis de capacidade de condução autÁ´noma até 2022, por meio das sinergias da Aliança.