O rali cross-country no Ceará é um sonho de longa data para pilotos e navegadores locais. No estado, o rali é um esporte em franco crescimento e, a cada ano, surgem novas duplas e mais cearenses se destacam nos principais campeonatos regionais.
A prática começa com as provas de regularidade, mas depois de um tempo, os competidores sentem a necessidade de desenvolver mais a ousadia, e daÁ entra em cena as provas de rali cross-country.
Atualmente no Brasil, somente dois campeonatos são efetivos: o Brasileiro com seis etapas previstas para este ano, e o campeonato paulista, que também promoverá em 2006, seis etapas.
No Brasil participar de um Rally dos Sertões é um dos maiores sonhos daqueles que participam de rali cross-country. Vale lembrar que o Sertões é a disputa nacional mais exigente, e que para acelerar em suas trilhas, é necessário que os competidores tenham o mÁnimo de experiência para evitarem riscos de acidentes e quebras dos carros.
O nordeste tem grandes nomes nesta modalidade de rali, como Riamburgo Ximenes e Rogério Almeida, que sabem o quanto é custoso se deslocar até os estados do sul e sudeste do PaÁs para participar de campeonatos, adquirir cada vez mais habilidades e principalmente, conquistar bons resultados.
Por esse motivo, surgiu o Velocerá, um campeonato estadual que tem como principal objetivo possibilitar aos competidores nordestinos uma competição de rali cross-country acessÁvel a quem mora na região. Em 2006, serão realizadas quatro etapas, todas no Ceará.