Serras sinuosas e de altÁssima velocidade marcaram a disputa, em prova realizada sob dia ensolarado nos arredores de Curitiba.
Os termÁ´metros marcavam 5 graus de manhã bem cedo, ontem quando teve inÁcio o Rally da Graciosa, mas logo o sol apareceu e esquentou ainda mais a disputa da prova, válida pela 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally, disputado em Curitiba. No total foram sete especiais (trechos cronometrados) . A dupla Guilherme Spinelli/Marcelo VÁvolo subiu ao pódio, na terceira posição da categoria N4. A vitória ficou com a dupla Edio Fuchter/Lelo Perdição, seguida por Marcos Marcola/Sergio TarcÁsio, todos com Mitsubishi Lancer Evo IX.
“Esse resultado não era o esperado, mas com as dificuldades que tivemos não foi possÁvel em nenhum momento estar na briga pela liderançaâ€, lamentou Spinelli. Na véspera, durante o shake down, Guiga sentiu que o freio não estava bom. “Ao tentar solucionar, a equipe acabou comprometendo o sistema eletrÁ´nico de gerenciamento do diferencial central e nas últimas três especiais o sistema de alimentação do motor apresentou falhas que só conseguiremos descobrir quando fizermos a manutenção do carro. Enfim, coisas de corridaâ€, completou Guiga, que fechou o dia com dois segundos lugares, quatro terceiros e um quinto.
Assim, a liderança do campeonato na N4 permanece com Fuchter/Perdigão, que agora soma 40 pontos. Em segundo vem Marcola/TarcÁsio com 34,5 pontos, seguidos de Spinelli/VÁvolo com 30.
Foram previstas a disputa de oito especiais para essa prova, porém, por motivos de segurança, a última delas foi cancelada pelos organizadores. Nas outras categorias em disputa, Luis Tedesco/Bruno Mega (Fiat Palio) venceu na A6 e Ulysses Bertholdo/Sidney Broering (Chevrolet Celta) foi a dupla vencedora da N2.
Resultado final do Rally da Graciosa:
Categoria N4
1. Edio Fuchter/Lelo Perdigão (Mitsubishi Evo IX), em 1h15min04s9
2. Marcos Marcola/Sérgio TarcÁsio (Mitsubishi Evo IX), a 5s2
3. Guilherme Spinelli/Marcelo VÁvolo (Mitsubishi Evo IX), a 1min41s4
4. Juliano Sartori/Rafael Sartori (Subaru Impreza), a 2min31s6
5. Osvaldo Scheer/Gilson Rocha (Mitsubishi Evo IX), a 3min06s8
Categoria A6
1. Luiz Tedesco/Bruno Mega (Fiat Palio), 1h21m28
2. Leandro Brustolin/Daniel Ceconello (VW Gol), 1h22m22
3. Mirtillo Trombini/Gil Maia (Peugeot 2006), a 1h31m53
Categoria N2
1. Ulysses Bertoldo/Sidnei Broering (GM Celta), 1h23m24
2. Paulo Lemos/Armando Miranda (VW Fox), 1h24m08
3. Marlon KÁ¶erich/Josiane KÁ¶erich (GM Celta), 1h24m25
Classificação do campeonato após 5ª etapa:
Categoria N4:
1. Edio Fuchter/Lelo Perdigão (Lancer Evo IX), 40
2. Marcos Marcola/Sergio TarcÁsio (Lancer Evo IX), 34,5
3. Guilherme Spinelli/Marcelo VÁvolo (Lancer Evo IX), 30
4. Oswaldo Scher/Gilson Rocha (Lancer Evo IX), 26
5. Juliano Sartori/Rafael Sartori (Subaru Impreza), 18