Foram disputadas três etapas consecutivas do Paulista de Rally Cross-Country e, no último dia de prova, Carlos e Guido Salvini e Fernando Chwaigter faturaram o 2º lugar entre os caminhões e mantêm a vice liderança no certame.
Um final de semana movimentado para os competidores que brigam pelo tÁtulo do Paulista de Rally Cross-Country. De 28 a 30 de abril, aconteceu nas cidades de São Carlos e Itirapina, interior de São Paulo, o 1ª Rally dos Pinhais, válido pelas 3ª, 4ª e 5ª etapa da competição.
Nesta segunda-feira, 30, as 33 equipes que participaram do certame enfrentaram a última prova dessa maratona, que contou com um percurso de 114 quilÁ´metros dentro da Fazenda Horto Florestal. Foram três especiais de 34 quilÁ´metros que aconteceu em piso predominante de areia, com saltos e alguns buracos. A região é conhecida como Jalapinha, pois o piso é bastante parecido com o do Deserto do Jalapão: areião pesado, que exige muito do motor, elevando constantemente a temperatura do mesmo. Conforme a passagem dos veÁculos, facões se formaram, principalmente nas curvas.
O piloto Carlos Salvini, o navegador Guido Salvini e o co-piloto Fernando Chwaigter, da equipe Salvini Racing, conquistaram na 5ª etapa, a 2ª posição entre os caminhões, com a marca de 1 hora 41 minutos e 49 segundos. Com os resultados obtidos, o time mantêm-se na vice liderança do campeonato. “No último rali dessa jornada de três dias, nós abusamos um pouco mais da resistência do nosso caminhão e aceleramos mais forteâ€, declarou um dos pilotos de mais experiência no universo cross-country, Carlos.
Na primeira volta, a Salvini Racing adotou uma pilotagem mais conservadora. De acordo com Carlos, havia muitas lombadas que ocasionavam pancadas fortes ao caminhão. “Comparado ao que estamos acostumados a acelerar, fizemos a primeira bateria um pouco devagar. Acreditamos que foi mais prudente conhecer o percurso e não arriscar, para nas voltas seguintes colocar mais velocidadeâ€, falou Carlos. Com isso, nas últimas especiais, o trio baixou mais de um minuto do tempo inicial que tinham feito.
O principal adversário da Salvini Racing, André Azevedo e Maykel Justo, que correm com o mesmo modelo de caminhão (Mercedes-Benz Atego 1725), teve o diferencial quebrado e não terminou a corrida. Venceram Amable Barrasa e José Papacena. Nos carros, os ganhadores do dia foram Fellipe Bibas e Emerson Cavassin, seguidos de Richard Vaders e José Scapassassi e Wanderlei Cassol e Rodrigo Melo.
Na soma das três etapas, Amable Barrasa e José Papacena foram o campeão. A Salvini Racing conquistou a 2ª posição e, FelÁcio Bragante e Ricardo Costa, ocuparam o 3º lugar. A 6ª etapa do Campeonato Paulista acontece no dia 30 de junho, na cidade de Mogi das Cruzes.
Classificação 5ª etapa
Caminhões
1) Amable Barrasa/José Papacena (F-400 Ford/Caminhões), 04h53min11seg
2) Carlos Salvini/Guido Salvini (Mercedes/Caminhões), 05h22min27seg
3) FelÁcio Bragante/Ricardo Costa (Mercedes/Caminhões), 05min38seg
4) André Azevedo/Maykel Justo (Mercedes/Caminhão), 07h07min35seg
Carros
1) Fellipe Bibas/Emerson Cavassin (L200 Evo/Pro), 01h16min00
2) Richard Vaders/José Scapassassi (Vaders/Prot) 01h20min43
3) Wanderlei Cassol/Rodrigo Mello (L200 RS/SPD), 01h20min59
4) Á‚ngelo Guazelli / Marcos Macedo (L200 RS/SPD), 01h21min01
5) LuÁs Facco /Glauber Fontoura (L200 RS/SPD), 01h22min01
Classificação Geral do Campeonato entre os caminhões
1ºÂ   Amable Barrasa/José Papacena, 50 pontos
2ºÂ   Carlos Salvini/Guido Salvini e Fernando Chwaigter, 33 pontos
3ºÂ   André Azevedo/Maykel Justo, 32 pontos
4ºÂ    FelÁcio Bragante/Ricardo Costa, 28 pontos