Em 2009 o Sertões somará mais 5.036 km e atingirá 78 mil quilÁ´metros em 17 anos de disputa. Prova exibe outros números impressionantes.
Após o anúncio oficial do roteiro deste ano, que chegará novamente a mais de cinco mil quilÁ´metros nos 10 dias de competição, o Rally Internacional dos Sertões atinge outra marca significativa. De 1993 a 2009, o evento registrará impressionantes 78.560 quilÁ´metros percorridos – ou aproximadamente duas vezes a circunferência da Terra, que soma 40.075 quilÁ´metros na linha do Equador.
Outros números da 17ª edição do Sertões, aliás, também são impressionantes. A organização terá cerca de 1.700 pessoas na caravana, 55 picapes Mitsubishi L200 para enfrentar os sinuosos terrenos do trajeto. Serão mais de 280 toneladas de equipamentos transportados, incluindo iluminação, arquibancadas, camarotes, entre outros. Cinco aeronaves, incluindo helicópteros UTI, darão o apoio aéreo para competidores e organização, o que totalizará em cerca de 400 horas de vÁ´o pelos sete estados do percurso. Estão previstos ainda 600 mil litros de combustÁvel fornecidos pela Petrobras para o evento. Todo o lixo gerado durante o evento é recolhido – são previstas 10 toneladas nos 10 dias de competição.
Onze paÁses disputam a vitória – Ainda com as inscrições abertas, a edição 2009 da corrida já conta com competidores de onze nacionalidades diferentes (Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, França, Argentina, Chile, Uruguai, ColÁ´mbia, Qatar e Brasil). Também de nacionalidades variadas, mais de 200 jornalistas devem se credenciar para a corrida. O investimento das principais equipes varia de R$ 300 mil a R$ 3 milhões. Em média, cada edição da corrida gera 22 horas ininterruptas de imagens transmitidas via satélite.
O Rally dos Sertões acontece entre os dias 23 de junho e 3 de julho, com largada em Goiânia (GO) e término em Natal (RN).