A movimentação é intensa em Teresina, PI. As equipes do 22º Rally Piocerá já estão prontas e acertam os últimos detalhes para a largada da competição. A Reijers Rally Team explica as responsabilidades de piloto e navegador e conta o que acontece dentro do carro durante uma competição como essa.
Começa amanhã, dia 27 de janeiro, o 22º Rally Piocerá – um dos maiores eventos do PaÁs, que reúne as categorias Bikes, Motos, Quadriciclo, Carros 4×4 e VeloPiocerá. A largada será em Teresina, PI, e após quatro dias de prova e 1.200 quilÁ´metros percorridos, terminará em Fortaleza, CE, no dia 31.
A Reijers Rally Team saiu de São Paulo e viajou cerca de 2.800 quilÁ´metros para participar do certame. A equipe está inscrita no VeloPiocerá, modalidade cross-country. “Estamos animados. Eu, particularmente, vou estrear na competição e confesso que estou bastante ansioso. Segundo meu navegador, que já participou de outras edições, o nÁvel técnico das especiais é excelente, e isso me deixa muito entusiasmadoâ€, declarou o piloto Roberto Reijers.
No VeloPiocerá estão previstos 617 quilÁ´metros de trechos cronometrados que apresentarão todos os tipos de obstáculos, como por exemplo, serras, areia, trilhas estreitas, buracos, grandes pedras e erosões, e tudo isso, sob sol forte, tÁpico do Nordeste do Brasil. O objetivo é acelerar bastante e vence o time que fizer todo o percurso em menor tempo.
Mas a empreitada não é tão simples quanto parece. “Pisar fundo no acelerador não é o suficiente. É preciso dosar velocidade com técnica de pilotagem. Há diversos desafios naturais pelo caminho, que requerem muita experiência, pois se passarmos velozes por eles, certamente vamos danificar o carro e ficar quebrados pelo meio do caminho. Muitas vezes, é preciso diminuir bem a velocidade para transpor uma erosão, pedras grandes, por exemploâ€, detalhou Reijers. “Mas também, não podemos parar diante de uma encrenca. É preciso ter raciocÁnio rápido para calcular o nÁvel de dificuldade e assim, aplicar a velocidade e a manobra mais correta para aquele tipo de situaçãoâ€, completou.
E para seguir pela rota certa, antecipando todos os contratempos, Reijers conta com a navegação de Rogério Almeida. “O piloto tem que confiar plenamente no navegador, pois está nas mãos dele o destino da prova. Nós recebemos no inÁcio do rali um livro de bordo com as indicações do trajeto, minha função é interpretar essas informações e passar ao piloto da forma mais rápida e clara possÁvel. A todo o momento estou falando para ele: ‘dali tantos metros, vire a esquerda ou direita, travessia de rio, curva fechada, lombada etcâ€, explicou. “O entrosamento da dupla faz muita diferença no resultado finalâ€, concluiu Almeida.
Amanhã acontece o prólogo que definirá a ordem de largada para o rali. A dupla que fizer o menor tempo larga na frente, e assim sucessivamente, conforme os tempos. O circuito fechado será montado ao lado do Teresina Shopping.
Na quarta-feira, Á s 8 horas começa a primeira especial. Os participantes seguirão em um percurso de 100 quilÁ´metros entre Teresina e a cidade de Alto. A chegada será em Piripiri.
Confira toda a programação do VeloPiocerá. Mais informações sobre todo evento, nas quatro categorias, acesse www.piocera.com.br.
Dia 28 – Quarta-Feira: Teresina / Piripiri (PI)
Largada: Posto King – Petrobras- Av. Joao XXIII – 8:00h
Chegada: Hotel Fazenda Sete Cidades/ Parque Nacional de Sete Cidades -13:00h
Especial: 100 km – Circuito entre as cidades de Teresina e Altos
Dia 29 – Quinta-Feira: Piripiri / ParnaÁba (PI)
Largada: Mirante da Santa – 8:00h
Chegada: Praça de eventos – 15:00h
Especial: 150 km, entre as cidades de Piracuruca e ParnaÁba
Dia 30 – Sexta-Feira: ParnaÁba / Sobral (CE)
Largada: Praça de eventos – 8:00h
Chegada: Centro Poliesportivo Lagoa da Fazenda -15:00h
Especial: 150 km, entre as cidades de ParnaÁba e Coreaú (CE)
Dia 31 – Sábado: Sobral / Caucaia (CE) – Praia do Cumbuco
Largada: Arco do Triunfo – 8:00h
Chegada: Praia do Cumbuco, Restaurante, Velas ao Vento – 15:00h
Especial: 150 km, entre as cidades de Forquilha e Tejuçuoca