O Rally dos Pinhais, 3ª etapa do Campeonato Paulista Off-Road de Regularidade e 1ª etapa do Brasileiro de Rally de Regularidade, que estão acontecendo na cidade de São Carlos e Itirapina, têm última especial nesta segunda-feira (30). As 38 duplas nas categorias Super Máster, Graduados e Turismo, percorreram 162 quilÁ´metros, 89 de trechos cronometrados na fazenda Usina de Itirapina.
Neste domingo, os campeões na Super Máster ficou com Leonardo Moreti/DenÁlson Finotti, na Graduados Valter Cabral/JoÁ Gasparini e na Turismo Guilherme Rodrigues Alves/Ricardo Schaffner. Um verdadeiro espetáculo da natureza foi vista e percorrida pelos participantes do Rally dos Pinhais. O percurso seguiu por terreno parecido ao encontrado no Deserto do Jalapão um dos trechos mais difÁceis para quem compete no Rally dos Sertões com muita areia, a disputa exigiu bastante dos veÁculos na maioria Troller, Chevrolet e Mitsubishi.
Com quatro horas de duração foi mantida a dificuldade na navegação do primeiro dia com referências próximas. Boa parte em reflorestamento de Pinho. No terceiro e último dia, a prova passará pelo percurso onde aconteceram duas etapas do Campeonato Paulista de Rally Cross Country. Serão 75 km em 2h40, na Fazenda da Usina da Serra/Cosan, canavial, piso duro, pedrisco, bastante navegação, dia mais leve por ser o último dia de prova, uma aliviada para os competidores. A premiação está programada para as 15h00, na Fazenda Santa Maria Monjolinho, na cidade de São Carlos.
DenÁlson FelÁcio Finoti, navegador campeão do segundo dia na categoria Máster, falou sobre a estratégia para a última especial. “Pelas informações do diretor de prova Clayton Prado, a terceira especial será mais tranqüila, mas a navegação será essencial, principalmente no controle do hodÁ´metro, quem conseguir melhor acertar o equipamento levará vantagem. Vamos manter a concentração, nas entradas e correção das referências na aferiçãoâ€, comentou DenÁlson, campeão na Super Máster em 2006, que este ano compete com piloto estreante na categoria.
As duplas enfrentaram terreno bem diversificado e seco. “Uma prova muito boa, me apaixonei pelo percurso, paisagens emocionantes. A especial de hoje exigiu demais. A primeira parte da prova, teve médias bem próximas com diversos laços e balaios, além de trechos com erosão. Na segunda parte já foi mais light, mesclado de areia e piso duro. Alguns competidores atolaram, tivemos muita cautela nesses pontos. A maioria cometeu erros, coisa normal como nós também erramos, tudo ótimo, muito bem organizado, ficamos satisfeitosâ€, disse Sonia de Lima, navegadora no Turismo com Troller número 58, que compete apenas no Paulista Off-Road.