O sul-africano Giniel De Villiers, com seu Volkswagen Touareg, venceu a especial de hoje nos carros. O piloto colocou 2min46 sobre o segundo colocado, o francês Stephane Peterhansel e 4min50 sobre terceiro colocado, Carlos Sainz. Com a vitória, o sul-africano assume a liderança da geral com 1min39 sobre Sainz, segundo colocado.
A etapa foi marcada por um fato inusitado. Furioso por perder 10 minutos entalado em uma duna, o português Carlos Sousa deixou seu navegador, Andreas Schulz, para trás e seguiu sozinho na prova. O navegador ficou perdido e sozinho no meio do deserto por mais de uma hora. O site oficial da competição classificou Sousa como estando em “uma pilha de nervosâ€.
Por volta das 13h, horário de BrasÁlia, Sousa decidiu parar e esperar o navegador no quilÁ´metro 299 da especial. Ora pois, não deveria ser o carro, que é mais rápido, voltar e buscar o navegador? O português agora espera que Schulz vá correndo ao seu encontro.
A especial de hoje foi encurtada por causa de uma tempestade de areia que comprometia a segurança dos pilotos. Ao todo, 130 quilÁ´metros de especial se transformaram em deslocamento por estradas da Mauritânia até Atar.
Problemas – Segundo o sistema de rastreamento da prova por GPS, iritrack, a dupla brasileira Klever Kolberg e Eduardo Bampi encontra-se parada próximo ao quilÁ´metro 140 da especial. Ainda não se sabe se eles estão com problemas mecânicos ou defeito no GPS.
Outro que teve problemas foi o tetracampeão Ari Vatanen. Seu Volkswagen Touareg pegou fogo no meio da especial, próximo ao quilÁ´metro 344. O piloto e o navegador não tiveram ferimentos graves, mas abandonaram a competição.
Vatanen é recordista de vitórias em especiais no Dakar, 50 ao todo. O piloto estava em sua 12ª participação na prova.
Fonte: Webventure