Rali-Dakar: Estreantes, Sylvio Barros e Carlos Ambrósio querem chegar a Dakar

Os pilotos participam pela primeira vez do tradicional Rally Lisboa-Dakar e têm como objetivo concluir a prova, que terá extensão total de 8.696 quilÁ´metros em 15 dias de disputa.

 


Os pilotos Sylvio Barros e Carlos Ambrósio, da equipe ASW Brasil Team, participam pela primeira vez do tradicional Rally Lisboa-Dakar, que tem inÁ­cio neste sábado, dia 6, em Lisboa (Portugal) e se encerra no dia 21 de janeiro, em Dakar (Senegal). Assim como fizeram no Rally Internacional dos Sertões, em julho deste ano, os executivos aproveitam o perÁ­odo de férias para se aventurarem em cima de suas motos na competição, que reunirá um total de 525 participantes, sendo 250 motos, 187 carros e 88 caminhões.


Em sua 29ª edição, o Rally Lisboa-Dakar terá a extensão total de 8.696 quilÁ´metros e, além dos pontos de partida e chegada, passará por outros quatro paÁ­ses – Espanha, Marrocos, Mauritânia e Mali. Entre os inúmeros obstáculos que os competidores enfrentarão, está a difÁ­cil travessia do deserto do Saara, com mais de dois mil quilÁ´metros de dunas e pedras.


Desafiando as estatÁ­sticas oficiais dos organizadores da principal competição de rali em âmbito mundial, que apontam que apenas 40% dos competidores inscritos conseguem concluir a prova, a dupla brasileira espera, já na primeira participação, chegar Á  capital senegalesa.


“Estamos entrando na competição com o objetivo de chegar até o final, o que já seria uma verdadeira vitória para nós”, diz Sylvio Barros, que competirá na categoria Marathon, com uma moto KTM 650 Factory Replica. Em termos de resultados, o piloto projeta apenas a possibilidade de buscar uma boa colocação entre os estreantes. “A organização divulga um ranking paralelo dos pilotos que competem pela primeira vez e faremos o possÁ­vel para estar entre os dez primeiros nessa categoria”, explica.


Para o companheiro de equipe, Carlos Ambrósio, a principal dificuldade que a equipe enfrentará será a etapa maratona, no dia 14, entre Atâr e Tichit, na Mauritânia. “Percorreremos mais de 600 quilÁ´metros e o regulamento não permite apoio técnico no final do dia. Nossa idéia é fazer uma especial bastante conservadora, sem grandes riscos, pois no dia seguinte serão mais 500 quilÁ´metros até NÁ¨ma”.


Ambrósio está inscrito na categoria Super Production, que, diferentemente da Marathon, permite alterações em componentes como a suspensão e até trocas de motor ao longo da prova. Entre os concorrentes diretos, estão o espanhol Marc Coma, atual campeão do Dakar, e o francês Cyril Despres, vencedor do Rally dos Sertões em 2006.


Preparação antes e durante a prova


Como preparação para a longa jornada que terão pela frente, Sylvio Barros e Carlos Ambrósio realizaram, em novembro, um perÁ­odo de treinamento nas dunas de Copiapó, no Chile. Acompanhados do experiente piloto Jean Azevedo, que disputará o Rally Dakar pela nona vez, a dupla percorreu cerca de 1.300 quilÁ´metros no deserto do Atacama, em condições semelhantes Á s que encontrarão nas dunas africanas.


Para contar com um suporte mecânico especializado durante as 15 etapas da prova, a dupla fechou parceria com a renomada equipe francesa Challenge75, uma das principais equipes de apoio que integram o Rally Dakar. Além de Barros, Ambrósio e do compatriota e também estreante Dimas Mattos, a equipe dará suporte a seis pilotos franceses, dois espanhóis e uma norte-americana.


Um incentivo extra para a dupla brasileira será a disputa do Troféu Elf Moto, destinado exclusivamente aos pilotos considerados amadores, ou seja, que não fazem parte de equipes oficiais de fábrica. Os cinco primeiros colocados entre os competidores inscritos para concorrer ao Troféu Elf Moto dividirão uma premiação no valor de 15 mil euros.


Perfil dos pilotos


Sylvio Barros participou de nove edições do Rally dos Sertões e obteve a melhor colocação em 1995, quando foi campeão na categoria Production 450. O piloto traz também no currÁ­culo duas participações do Rally Por las Pampas PatagÁ´nia-Atacama, onde foi o melhor brasileiro na classificação geral em 2004, concluindo a prova na 8ª colocação.


Credenciado com o bicampeonato no Rally Por Las Pampas PatagÁ´nia-Atacama, conquistado em 2004, na categoria Production 450, e em 2006, na Super Production 450, Carlos Ambrósio já participou oito vezes do Rally Internacional dos Sertões, sempre completando a prova. A melhor colocação foi o vice-campeonato na categoria Production Aberta em 2005. Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-SP, Carlos Ambrósio atua na área financeira como sócio de uma administradora de recursos.


Amigos fora das pistas, Sylvio Barros e Carlos Ambrósio competiram juntos pela primeira vez em 1997, quando participaram da edição daquele ano do Rally dos Sertões. Apoiados pelo mesmo time de mecânicos que os acompanham até hoje, a equipe passou a se chamar Podium Racing em 2003 e neste ano competiu como Equipe Terra no Rally dos Sertões.



Confira a programação do Rally Lisboa-Dakar 2007:


06/01: Lisboa (POR) – Portimão (POR) DI: 115 E: 117 DF: 260 T: 495
07/01: Portimão (POR) Málaga (ESP) DI: 15 E: 67 DF: 425 T: 500
08/01: Nador (MAR) – Er Rachidia (MAR) DI: 205 E: 252 DF: 192 T: 649
09/01: Er Rachidia (MAR) – Ouarzazate (MAR) DI: 96 E: 405 DF: 178 T: 679
10/01: Ouarzazate (MAR) – Tan Tan (MAR) DI: 170 E: 325 DF: 280 T: 775
11/01: Tan Tan (MAR) – Zouérat (MAU) DI: 414 E: 394 DF: 9 T: 817
12/01: Zouérat (MAU) – Atâr (MAU) DI: 4 E: 542 DF: 34 T: 580
13/01: DESCANSO
14/01: Atâr (MAU) – Tichit (MAU) DI: 35 E: 589 DF: 2 T: 626
15/01: Tichit (MAU) – Néma (MAU) E: 494 DF: 3 T: 497
16/01: Néma (MAU) – Tombouctou (MAL) DI: 10 E: 516 DF: 89 T: 615
17/01: Tombouctou (MAL) – Néma (MAU) DI: 16 E: 571 DF: 11 T: 590
18/01: Néma (SEN) – Kayes (SEN) DI: 372 E: 257 DF: 117 T: 746
19/01: Kayes (SEN) – Tambacounda (SEN) DI: 180 E: 260 DF: 18 T: 458
20/01: Tambacounda (SEN) – Dakar (SEN) DI: 124 E: 225 DF: 227 T: 576
21/01: GRAND PRIX DU LAC ROSE (SEN) DI: 36 E: 16 DF: 41 T: 93


TOTAL: DI: 1792 E: 5029 DF: 1886 T:8696


DI – Deslocamento Inicial (em km)
E – Especial (em km)
DF – Deslocamento Final (em km)
T – Total (em km)