A Porsche vai liderar a construção de uma platalaforma de um supercarro elétrico, que deve ser compartilhada com outras marcas premium do grupo Volkswagen, a Audi e a Lamborghini.
Chamado de SPE (a sigla não foi revelada, mas rumores indicam que ela signifique “plataforma do supercarro elétrico”), o projeto visa a construção de veÁculos com máximo desempenho.
Supercarro é uma denominação para veÁculos esportivos que têm desempenho muito superior ao da média, tanto em velocidade como potência. Para garantir números altos, os projetos investem em matérias-primas pouco convencionais, para dar leveza e robustez ao veÁculo. Por isso, esses modelos são também supercaros, sempre na faixa dos milhões de dólares.
Este não é o primeiro movimento da Porsche em direção ao carro elétrico. O sedã Panamera tem uma versão hÁbrida, sem contar o protótipo do Cayman, totalmente movido a eletricidade, apresentado no fim de 2017.
Dúvida na bateria
Uma questão que esse projeto tem para resolver é a tecnologia da bateria. A mais utilizada atualmente é a de Áons de lÁtio, mas a SPE pode optar por uma bateria de estado sólido.
Essa tecnologia tem densidade de energia maior, ou seja, em um invólucro menor, a bateria de estado sólido pode fornecer a mesma carga de energia que os modelos tradicionais.
Os primeiros veÁculos produzidos na SPE não devem ficar prontos até 2025. Por enquanto, engenheiros da Audi e Lamborghini devem trabalhar em projetos para entregar ao time da Porsche colocar em prática.
Fonte: Canaltech