A Porsche GT3 Cup Challenge realiza neste sábado em Goiânia o centésimo evento de sua história, iniciada em 2005. A segunda etapa do campeonato de endurance de 2016 já tem 20 carros confirmados no grid, com 40 pilotos de quatro nacionalidades diferentes.
Entre os inscritos estão os principais nomes da categoria que compete com os carros de corrida mais produzidos no mundo, oito competidores regulares da Stock Car Brasil, um da Nascar, o único brasileiro a competir todas as etapas do Blancpain GT Series (o maior evento de Gran Turismo do automobilismo mundial) e um hexacampeão da tradicionalÁssima Turismo Carretera argentina.
Sucesso em sua primeira edição em Interlagos, o formato da prova de endurance segue praticamente o mesmo. A diferença mais substancial será na tomada de tempo: agora, os dois pilotos de cada carro precisam marcar voltas rápidas e a formação do grid será definida pela média dos tempos. O qualificatório acontece nesta sexta-feira.
As duplas vencedoras da etapa de São Paulo nas classes Cup e Challenge seguem inalteradas: respectivamente, Marcelo Hahn e Allam Khodair; Renan Guerra e Christian Hahn.
Caca Bueno, pole em São Paulo ao lado de Claudio Dahruj, agora terá a companhia de Marcelo Franco no carro #0. Anunciado para a prova de estreia, mas ausente de última hora em virtude de uma contusão de seu parceiro, o colega do pentacampeão da Stock Car na Red Bull Racing, Daniel Serra, enfim vai estrear na Porsche Cup em dupla com Tom Valle -um dos remanescentes do evento número 1 da categoria, em 2005.
Vencedor da Corrida do Milhão em Goiânia no ano passado e também na Stock Car em Curitiba no último domingo, Thiago Camilo é outro destaque do automobilismo nacional a estrear com os carros de corrida mais produzidos no planeta. Ele compete em parceria com o bicampeão Ricardo Baptista a bordo do carro #27.
Outras parcerias entre as maiores categorias da América do Sul (ambos os campeonatos têm status de Sul-Americano) unem pilotos da Stock Car a companheiros que já asseguraram matematicamente e por antecipação uma coroa nos campeonatos de sprint da Porsche GT3 Cup em 2016. Maurizio Billi, tricampeão da classe Master, vai alinhar o carro #34 em parceria com o bicampeão da Stock Car, Ricardo Mauricio. Já Lico Kaesemodel, virtual campeão da Cup no geral (só pode perder o tÁtulo em caso de bandeira preta nas preliminares da F1 em São Paulo, o que impactaria seus descartes), vai compartilhar o carro patrocinado por Shell V-Power Racing com Ricardo Zonta, campeão mundial do FIA GT em 1998 e atual competidor da Shell Racing na Stock.
O evento no qual Zonta conquistou seu campeonato do mundo hoje é o Blancpain GT Series, campeonato que terá também uma dupla na prova de 300 km em Goiânia. Sergio Jimenez (também piloto da Stock Car) divide o Porsche #3 com o jovem Rodrigo Baptista -que chega credenciado como o mais jovem vencedor da história do Brasileiro de Marcas, justamente em Goiânia no ano passado, e também pelo pódio obtido nos 1.000 KM de Paul Ricard neste ano.
Outra categoria internacional que marca presença no evento é a Nascar, com Justin Allgaier alinhando o carro #7 com as cores da Brandt em dupla com o bicampeão Miguel Paludo. Segundo colocado na classificação geral de sprint e segundo colocado na prova de abertura do campeonato de endurance -então correndo em dupla com Betinho Gresse-, o gaúcho é o piloto que desponta em primeiro lugar no ranking overall de 2016, uma das novidades da temporada atual.
A Turismo Carretera, maior categoria do automobilismo argentino, terá também um representante muito laureado em Goiânia. O hexacampeão Guillhermo Ortelli, competindo em dupla com DarÁo Giustozzi, competidor regular da Porsche Cup com o carro #52.
Considerando o somatório de pontos nas corridas curtas e longas, tanto o grande campeão da Cup quanto o da classe Challenge terão uma premiação especial em 2017. O vencedor da categoria principal ganha como prêmio a participação na preliminar das 24 Horas de Le Mans no ano que vem, numa corrida onde largam mais de 40 Porsches. Já o campeão overall da Challenge ganha uma etapa da Cup na temporada seguinte.
Na Challenge, além dos vencedores da primeira corrida de 300 km no ano, desponta como favorita em Goiânia a dupla Tom Filho e Rodrigo Mello, com o Porsche #19. Os dois duelaram até a prova final pelo tÁtulo da Challenge Sport no ano passado e subiram ao pódio em Interlagos em terceiro lugar.
Mas o lÁder do ranking overall dos carros geração “997-II†é Otávio Mesquita, quarto colocado tanto no ranking de sprint quanto no de endurance. Nesta etapa Mesquita compete em dupla com o panamenho Marcus Vario.
O vice-campeão da Challenge Sport de 2016, Ramon Alcaraz vem logo a seguir. Ele é sétimo no ranking de sprint e segundo colocado no de endurance, graças ao segundo lugar na primeira corrida de 300 km. Em Goiânia, Ramon fará dupla com Mauricio Salla, piloto que impressionou bastante na segunda metade de sua temporada de estreia na categoria.
Todas as atividades de pista têm cobertura pelo livetime da categoria, bem como em seus canais oficiais no Youtube, Facebook e site oficial. A segunda etapa de endurance será exibida também na TV, aberta e fechada, no dia 30 de outubro. Na Band a etapa número 100 vai ao ar Á s 13h. Já o Sportv 3 exibe a corrida Á s 17h30.
Â
Grid de largada
Cup (em ordem numérica dos carros)
#0 – Marcelo Franco e Caca Bueno
#1 – Pedro Queirolo e JP Mauro
#3 – Sergio Jimenez e Rodrigo Baptista
#5 – Fabio Alves e Werner Neugebauer
#6 – Alan Hellmeister e Alberto Valério
#7 – Miguel Paludo e Justin Allgaier
#8 – Dário Giustozzi e Guillhermo Ortelli
#9 – Guilherme Figueiroa e Julio Campos
#16 – Marcelo Hahn e Allam Khodair
#27 – Ricardo Baptista e Thiago Camilo
#63 – Lico Kaesemodel e Ricardo Zonta
#88 – Edu Azevedo e Sylvio de Barros
#99 – Tom Valle e Daniel Serra
Â
Challenge (em ordem numérica dos carros)
#12 – Renan Guerra e Christian Hahn
#19 – Rodrigo Mello e Tom Filho
#27 – Luiz Fernando Elias e Marçal Muller
#38 – Roberto Samed e Marcio Mauro
#50 – Mauricio Salla e Ramon Alcaraz
#56 – Otávio Mesquita e Marcus Vario
#69 – Sergio Maggi e Mau Zanella
Â
Declarações dos pilotos
Â
Foi um ano incrÁvel até aqui, com a conquista do tÁtulo de sprint por antecipação. Não pude correr a primeira de endurance e achei que isso poderia até dificultar minha vida na etapa passada de sprint em Curitiba, por falta de ritmo de corrida. Mas felizmente venci as duas e garanti a conquista, o que me rendeu inclusive a chance para competir agora em dupla com o Zonta com as cores da Shell. Então estou muito feliz
LICO KAESEMODEL
Â
Estou bem animado e com muita vontade de guiar. Na passada eu ia com o Tom, mas ele acabou se machucando. É a primeira vez que poderei realmente guiar esse carro, tão elogiado, tanto nos treinos como na corrida, já que a quilometragem que acumulei até agora foi pouca, no trabalho de coach que fiz algumas vezes
DANIEL SERRA
Â
Acredito que esta corrida será mais difÁcil do que os outros dois endurances que disputamos. Além de todos estarem mais adaptado ao tipo de prova, teremos duplas de alto nÁvel. Será um grande desafio pra mim e para o Allam, mas estamos focados em buscar uma nova vitória
MARCELO HAHN
Â
Estas provas da Porsche estão se transformando em grandes eventos e para mim é um prazer imenso estar nesta disputa ao lado do Marcelo, um parceiro de tantos anos. Confio muito na sintonia da dupla para que busquemos a vitória mais uma vez. A prova será bastante equilibrada. Tem vários nomes de peso no grid. Isso mostra a força da categoria
ALLAM KHODAIR
Â
Estou muito motivado e feliz pelo momento. Tiramos segundo lugar na primeira corrida de 300 km e agora com o Justin indo para o Brasil garanto que será uma experiência muito boa. É um carro totalmente novo para ele e o pessoal da Brandt vem em peso acompanhar na pista. Então estou muito entusiasmado e espero trabalhar para que ele se adapte rápido ao carro, o que não tenho dúvidas que acontecerá. Então vamos tentar dar o máximo de tempo possÁvel para ele nos treinos e então fazer a estratégia para o fim de semana. Ano passado venci em Goiânia e fiz dois segundos lugares, então tenho um retrospecto positivo também
MIGUEL PALUDO
Â
Nem preciso dizer que tenho uma relação especial com Goiânia, onde disputei duas corridas do Milhão, fiquei em segundo na primeira e venci a outra. Correr aqui de com um carro fantástico como o Porsche vai ser uma delÁcia. Por outro lado, é uma responsabilidade grande também, já que estarei dividindo o carro com um bicampeão da Porsche Cup. Fiquei muito honrado com o convite do Ricardo Baptista e tenho certeza que a grande experiência dele ajudará na minha rápida adaptação ao carro, para que a gente possa mais uma vez sair com um grande resultado de Goiânia
THIAGO CAMILO
Â
É uma das pistas onde mais andei no Brasil. Antes de andar na F3 a temporada passada eu fiz testes lá. Depois andei mais duas vezes de F3 em competições e outra duas de Marcas. Ainda no final do ano de F3 treinei antes da etapa final em Interlagos. Então é uma das pistas que mais conheço e onde venci de Marcas. Acho que é uma das pistas mais legais do Brasil, com uma estrutura muito boa. O Jimenez também conhece bem, correu lá neste ano já de Stock Car. Então a expectativa para a prova é a melhor possÁvel. Todos os carros da categoria são iguais e não tem aquela coisa que acontece lá fora de uma pista ser favorável para um carro e a outra para o outro
RODRIGO BAPTISTA
Â
Vamos animados pra Goiânia. O calor estará forte e acho que isso será uma coisa a mais para apimentar a corrida que é longa. Tanto eu quanto o Rodrigo já andamos lá, mas não de Porsche. Mesmo assim isso facilita. Vamos acelerar para buscar o melhor resultado possÁvel e subir no pódio
SERGIO JIMENEZ
Â
Gostei muito de ter participado da primeira etapa da prova de endurance da Porsche. O carro é muito bom e a prova de longa duração dá alguns ingredientes a mais, onde a estratégia é muito importante. Fiquei muito feliz pela dupla com o Lico, que conheço há muitos anos e, vem fazendo uma grande temporada como lÁder da categoria
RICARDO ZONTA
Â
Tenho uma parceria bem antiga com o FigueirÁ´a, onde faço o trabalho de coach com ele na Porsche, fiquei muito feliz com o convite para dividir o carro com ele. As provas de longa duração são um grande sucesso na Porsche e espero fazer um ótimo trabalho
JULIO CAMPOS
Â
Esta será a minha segunda prova de endurance na categoria. E quero correr da mesma forma que na primeira. Sem nenhum tipo de pressão ou cobrança. É um desafio e um aprendizado também. Mas é claro que vamos brigar para vencer novamente
CHRISTIAN HAHN
Â
Com os resultados, algumas batidas e quebras da sprint, acabei sem chance do campeonato das corridas curtas e acabei me concentrando no titulo da endurance em 2016. Acho que minha dupla com o Tom é muito consistente e no ano passado quase ganhamos a corrida na geral -só não venci por causa do safety-car. Tem duplas bem fortes, mas temos bastante chance em Goiânia. Espero lutar pelo pódio junto com o Tom e, se possÁvel, pela vitória
RODRIGO MELLO
Â
A situação no ranking overall da Challenge me anima mais ainda para competir neste sábado em Goiânia junto com o Mauricio Salla. Corremos juntos na sprint e travamos belos pegas ao longo do ano, sempre com ritmo bem próximo. Acho que não devemos ser a dupla mais rápida da pista, mas com certeza seremos uma das mais constantes -e já vimos na primeira prova de endurance que isso é fundamental. Vamos trabalhar na estratégia, para tentar cumprir o objetivo de chegar ao pódio outra vez
RAMON ALCARAZ
Â
Â
Cronograma:
Â
Sexta-feira, 21 de outubro
13h15 – 13h55 – Treino livre 1 – Cup e Challenge
14h25 – 15h05 – Treino livre 2 – Cup e Challenge
15h35 – 16h25 – Quali Grupos A e B – Cup
16h55 – 17h45 – Quali Grupos A e B – Challenge
Â
Sábado, 22 de outubro
10h – 10h20 – Warmu Up – Cup e Challenge
13h15 – Largada (300 km ou 2h30min)