Outras: Paulo Gomes aceita convite de Cleyton Pinteiro

Tetra campeão da Stock cuidará do marketing da CBA.

Passo a passo a composição da nova diretoria executiva da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), ganha forma e conteúdo. Após a inclusão de Felipe Giaffone e Binho Carcasci como assessores de Rubens Gatti na presidência da Comissão Nacional de Kart (CNK), Cleyton Pinteiro, presidente eleito para conduzir a entidade no quadriênio 2009/2013, confirmou hoje que o paulista Paulo Gomes, aceitou o convite para dirigir o departamento de marketing da entidade. A indicação do primeiro campeão brasileiro de Stock Car reforça a plataforma de Pinteiro de envolver profissionais do meio automobilÁ­stico para áreas chave no novo organograma da CBA:

 

“Poucos nomes do automobilismo brasileiro construÁ­ram um nome tão popular, confiável e abrangente quanto Paulo Gomes. Seus tÁ­tulos nas pistas e seu relacionamento longo e consistente com seus patrocinadores justificam o convite para cuidar dessa área tão crÁ­tica em nossa estrutura”.

 

Conhecido como Paulão, Gomes transformou seu sobrenome em uma das grandes dinastias do automobilismo brasileiro graças aos bons resultados obtidos por seus filhos Pedro e Marcos Gomes, este último atual vice-campeão brasileiro da Stock Car em sua segunda temporada na Copa Nextel. Paulão envolveu-se na área burocrática do esporte na época da criação dessa categoria e ao encerrar sua carreira passou a dedicar mais tempo a essa atividade. O piloto natural de Patos de Minas (MG), cresceu e formou-se em Ribeirão Preto (SP) e chegou a tentar a carreira internacional mas fez seu nome nos carros de turismo, particularmente ao defender a equipe oficial da Ford no Brasil. Gomes considera o convite da CBA como um presente:

 

“Não é segredo para quem me conhece que tenho idéias e propostas para explorar o lado comercial do automobilismo e fortalecer nosso esporte como uma atividade profissional forte e consolidada. O convite do Cleyton Pinteiro me deixou muito feliz, pois vai permitir retribuir ao automobilismo tudo o que este esporte proporcionou para a minha formação como profissional e cidadão.”

 

 

 

Sobre Cleyton Pinteiro:

 

Pernambucano e nascido em 1º de agosto de 1947, Cleyton Pinteiro é empresário no ramo de máquinas pneumáticas. Kartista amador em seus tempos de juventude, Pinteiro sempre foi ligado ao automobilismo esportivo, tendo ocupado a presidência da Federação Pernambucana de Automobilismo. Foi durante sua gestão Á  frente dessa entidade que o autódromo de Caruaru foi construÁ­do e a entidade passou a ter sede própria. Eleito primeiro vice-presidente na chapa de Paulo Scaglione no mandato 2001/2005, Pinteiro acredita que esse perÁ­odo foi um perÁ­odo marcado por realizações e a recuperação de alguns valores relegados a segundo plano em função da conjuntura da época; por estas razões ele continuou apoiando o atual presidente da CBA em seu segundo termo Á  frente da entidade. No segundo mandato, porém, o trabalho de Scaglione tomou outros rumos e pouco a pouco consolidou a formação de um grupo que buscava por correções de curso e atitudes mais pró-ativas Á s diversas categorias praticadas regionalmente. Ante a crescente dificuldade em realizar essas mudanças um grupo de 13 federações de diversas regiões do PaÁ­s decidiu apresentar uma chapa de oposição para concorrer ao próximo mandato. O nome de Cleyton Pinteiro foi indicado por unanimidade para liderar essa chapa, que foi eleita por aclamação para liderar a CBA no quadriênio 2009/13.

 

Sobre Paulo Gomes:

Paulo de Mello Gomes nasceu em Patos de Minas (MG), aos 14 de abril de 1948, Paulo de Mello Gomes começou a competir na década de 1970 quando o sucesso de Emerson Fittipaldi na F1 fez surgir uma nova geração de pilotos no Brasil. Dono de um estilo arrojado, Paulão sempre se destacou por atuações que atraÁ­am a atenção dos torcedores e pela relação com empresas da área automobilÁ­stica, o que lhe garantiu alguns dos mais longos contratos de patrocÁ­nio do automobilismo nacional. Várias vezes campeão brasileiro de Divisão 1, Divisão 3, Marcas e Pilotos e Copa Fiat, Gomes se consagrou na Stock Car, onde conseguiu os tÁ­tulos de 1979/83/84 e 95. Incentivado pelo amigo José Carlos Pace, disputou Campeonato Inglês de F3 em 1976 pela equipe Modus e também participou das 24 Horas de Le Mans de 1978, onde terminou em sétimo lugar na geral e segundo na categoria, junto com Alfredo Guaraná e Marinho Amaral.